Tema de redação 2018Nov1
Texto 01.
“Foram os romanos que definiram o termo ‘adulescentia’, que
significa ‘crescimento’ e era usado para abranger meninos e meninas entre 15 e
30 anos. O prolongamento da adolescência se justificava pelo poder do ‘patria
potestas’ em Roma, que conferia ao pai o poder sob seus filhos até sua própria
morte e assim evitava qualquer revolta contra o líder da família.”
Fonte: http://revistas.unisinos.br/index.php/ciencias_sociais/article/download/csu.2013.49.3.11/3830
Texto
02.
“O termo ‘adolescência’ vem do latim ‘adulescens’ ou ‘adolescens’
– particípio passado do verbo ‘adolescere’, que significa crescer. No entanto,
o conceito de adolescência enquanto um período particular da vida de um
indivíduo, situado entre a infância e a vida adulta, é recente na história da
humanidade. De acordo com a psicanalista Luciana Gageiro Coutinho, professora
da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF) e autora do
livro ‘Adolescência e errância – destinos do laço social no contemporâneo’
(editora Nau, 2009), contemplado pelo programa Apoio à Editoração da FAPERJ
(APQ3), o conceito de adolescência só foi criado pela cultura ocidental no
final do século XIX, motivado pela ética individualista romântica.
Na obra, a autora empreende um longo percurso para
explicar como a adolescência foi percebida no decorrer de vários períodos
históricos, desde a Antiguidade clássica, passando pela Idade Média, pelo
período romântico, que acompanhou o advento das revoluções burguesas, até
chegar à modernidade. ‘A adolescência é um fato cultural, pois o modo como cada
sociedade lida com os seus jovens é particular e articulado a todo o seu
contexto sociocultural e histórico. A passagem da infância à maturidade,
vivenciada como a ‘crise adolescente’, é um produto típico da nossa
civilização’, afirma Luciana, acrescentando que em outras épocas não existia um
tratamento social diferenciado aos adolescentes.”
Texto
03.
“A adolescência é definida como um período
biopsicossocial que compreende, segundo a Organização Mundial de Saúde - OMS
(1965), a segunda década da vida, ou seja, dos 10 aos 20 anos. Esse também é o
critério adotado pelo Ministério da Saúde do Brasil (Brasil, 2007a) e pelo
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE (Brasil, 2007b). Para o
Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, o período vai dos 12 aos 18 anos
(Brasil, 2007c). Em geral, a adolescência inicia-se com as mudanças corporais
da puberdade e termina com a inserção social, profissional e econômica na
sociedade adulta (Formigli, Costa & Porto, 2000).
As mudanças biológicas da puberdade são universais e
visíveis, modificando as crianças, dando-lhes altura, forma e sexualidade de
adultos. À primeira vista, a adolescência apresenta-se vinculada à idade,
portanto, referindo-se à biologia – ao estado e à capacidade do corpo (Santos,
2005). Essas mudanças, entretanto, não transformam, por si só, a pessoa em um
adulto. São necessárias outras, mais variadas e menos visíveis, para alcançar a
verdadeira maturidade (Berger & Thompson, 1997) – mudanças e adaptações que
dirigem o indivíduo para a vida adulta (Bianculli, 1997). Essas incluem as
alterações cognitivas, sociais e de perspectiva sobre a vida (Martins,
Trindade, & Almeida, 2003; Santos, 2005). A adolescência é uma época de
grandes transformações, as quais repercutem não só no indivíduo, mas em sua
família e comunidade.”
Texto
04.
“A
Organização Mundial de Saúde (1975), no plano internacional, define
adolescência pelo referencial cronológico como um período da vida que vai dos
10 a 19 anos, envolvendo, assim, a puberdade, que é um fenômeno universal e tem
um ritmo que varia de indivíduo para indivíduo, mas previsível de acordo com os
parâmetros próprios da espécie. Hoje se fala em adolescência precoce, quando
está anterior ao aparecimento das características indicadas da puberdade, e
também se define uma adolescência tardia, que se observa pela manutenção desse
período, quando, pelos critérios biológicos, o indivíduo já um adulto. As
definições cronológicas esbarram na realidade cultural e temporal.”
Proposta 2018Nov01-A -
Dissertação (USP, Unesp, Uniube, etc.)
Faça uma dissertação sobre os
efeitos da adolescência tardia nas relações interpessoais, profissionais e
sociais do indivíduo que mantém tais condições e peculiaridades depois dos 25
anos.
Instruções para a
dissertação:
1. Lembre-se de que a
situação de produção de seu texto requer o uso da norma padrão da língua
portuguesa.
2. A redação deverá ter
entre 25 e 30 linhas.
3. Dê um título a sua
redação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário