Proposta de redação 2018E16
Texto 01.
“No bullying, os ataques são intencionais, repetitivos e têm como
objetivo maltratar e humilhar; não há justificativa evidente para as agressões.
Ele é realizado entre pares – ou seja, entre alunos, mas com uma desigualdade
de poder – e na presença de ‘espectadores’.”
Texto
02.
“A Lei Nº 13.185, publicada em 2015 e em vigor desde
fevereiro de 2016, institui o Programa de Combate à Intimidação Sistemática
(Bullying), e além de trazer a definição do que é o Bullying, estabelece como
dever dos estabelecimentos de ensino, clubes e agremiações recreativas,
assegurar medidas de conscientização, prevenção, diagnóstico à violência e à
intimidação sistemática.
Em se tratando de escolas, há muitos desafios com relação
ao problema. O primeiro é identificar com rapidez e eficiência os casos de
intimidação sistemática, separando-os dos conflitos inerentes ao espaço escolar
que reúne pessoas em processo de crescimento, de formação e de desenvolvimento.
Nesse sentido, é fundamental apoiar, orientar e conduzir as questões de
relacionamento de modo a fortalecer crianças e jovens para viver seus desafios
de relacionamento. Conflitos devem ser trabalhados sob a perspectiva das
emoções, da empatia, do respeito e da alteridade.
A intimidação sistemática traz três atores: o agressor, a
vítima e o expectador. Pressupõe desigualdade de forças, frequência de ataque
físico ou psicológico, intenção de causar danos, ausência de motivos para a
intimidação. Em geral, há Bullying por que há plateia. Esse coletivo tem papel
fundamental na continuidade ou não de atos intimidatórios contínuos, seja por
não se posicionar contrariamente, seja por incentivar a situação com gestos de
aprovação ao agressor..”
Texto
03.
Fonte: www.fabianocartunista.com
Situação 2018E16-A -
Dissertação (USP, Unesp, Uniube, etc.)
Em uma dissertação, faça uma
discussão sobre como os “espectadores” ou mesmo a sociedade contribuem para a
cultura do “bullying” em escolas brasileiras.
Instruções para a
dissertação:
1. Lembre-se de que a
situação de produção de seu texto requer o uso da norma padrão da língua
portuguesa.
2. A redação deverá ter
entre 25 e 30 linhas.
3. Dê um título a sua
redação.
Para ter acesso ao restante das propostas, clique no "link" abaixo à esquerda.
Situação 2018E16-B – Outros
gêneros textuais - manifesto (Unicamp, UEL, UnB, etc.)
Na condição de presidente do
Grêmio Cívico de uma escola, escreva um manifesto contra o “bullying” a ser fixado
em todos os murais dessa instituição.
Instruções gerais:
1. Se for o caso do gênero
textual em questão, dê um título para sua redação. Esse título deverá deixar
claro o aspecto da situação escolhida que você pretende abordar.
3. Se a estrutura do gênero
selecionado exigir assinatura, escreva, no lugar da assinatura: José ou Josefa.
Em hipótese alguma escreva seu nome, pseudônimo, apelido, etc. na folha de
prova.
4. Não copie trechos dos
textos motivadores ao fazer sua redação.
5. O mínimo será de 25
linhas e o máximo de 30.
Situação 2018E16-C - Carta
argumentativa (UFU, Unicamp, UEL, etc.)
Escreva uma carta
argumentativa para o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
Anísio Teixeira (Inep) com o intuito de convencê-los a escolher o “bullying”
como o tema da redação do ano de 2019.
Situação 2018E16-D – Artigo
de opinião (UFU, Unicamp, UEL, etc.)
Faça um artigo de opinião em
que você compare as causas dos muitos casos de “bullying” no Brasil e nos EUA.
Situação 2018E16-E –
Editorial (UFU, Unicamp, UEL, etc.)
Faça um editorial sobre como
preparar melhor educadores para atuar positiva e proativamente contra o
“bullying”.
Instruções UFU:
1. Após a escolha de uma das
situações, assinale sua opção no alto da folha de resposta e, ao redigir seu
texto, obedeça às normas do gênero selecionado.
2. Se for o caso, dê um
título para sua redação. Esse título deverá deixar claro o aspecto da situação
escolhida que você pretende abordar.
3. Se a estrutura do gênero
selecionado exigir assinatura, escreva, no lugar da assinatura: JOSÉ OU JOSEFA.
Em hipótese alguma escreva seu nome, pseudônimo, apelido, etc. na folha de
prova.
4. Utilize trechos dos
textos motivadores (da situação que você selecionou) e parafraseie-os.
5. Não copie trechos dos
textos motivadores, ao fazer sua redação.
6. Mínimo de 25 e máximo de
30 linhas.
7. ATENÇÃO: se você não
seguir as instruções da orientação geral e as relativas ao tema que escolheu,
sua redação será penalizada.
Situação 2018E16-F - Dissertação
(Enem)
A partir da leitura dos
textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua
formação, redija texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal
da língua portuguesa sobre o tema “ ‘bullying’:
um desafio para a educação brasileira”, apresentando proposta de intervenção,
que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma
coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
Instruções Enem:
1. O rascunho da redação
deve ser feito no espaço apropriado.
2. O texto definitivo deve
ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
3. A redação com até 7
(sete) linhas escritas será considerada “insuficiente” e receberá nota zero.
4. A redação que fugir ao
tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo receberá nota zero.
5. A redação que apresentar
proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos receberá nota zero.
6. A redação que apresentar
cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número
de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.
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