domingo, 5 de agosto de 2018

Redação - Tema 2018E16 - "Bullying" (Enem, Uniube, Fuvest, Vunesp, Unicamp e demais vestibulares.)




Proposta de redação 2018E16

Texto 01.
“No bullying, os ataques são intencionais, repetitivos e têm como objetivo maltratar e humilhar; não há justificativa evidente para as agressões. Ele é realizado entre pares – ou seja, entre alunos, mas com uma desigualdade de poder – e na presença de ‘espectadores’.”

Texto 02.
“A Lei Nº 13.185, publicada em 2015 e em vigor desde fevereiro de 2016, institui o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying), e além de trazer a definição do que é o Bullying, estabelece como dever dos estabelecimentos de ensino, clubes e agremiações recreativas, assegurar medidas de conscientização, prevenção, diagnóstico à violência e à intimidação sistemática.
Em se tratando de escolas, há muitos desafios com relação ao problema. O primeiro é identificar com rapidez e eficiência os casos de intimidação sistemática, separando-os dos conflitos inerentes ao espaço escolar que reúne pessoas em processo de crescimento, de formação e de desenvolvimento. Nesse sentido, é fundamental apoiar, orientar e conduzir as questões de relacionamento de modo a fortalecer crianças e jovens para viver seus desafios de relacionamento. Conflitos devem ser trabalhados sob a perspectiva das emoções, da empatia, do respeito e da alteridade.
A intimidação sistemática traz três atores: o agressor, a vítima e o expectador. Pressupõe desigualdade de forças, frequência de ataque físico ou psicológico, intenção de causar danos, ausência de motivos para a intimidação. Em geral, há Bullying por que há plateia. Esse coletivo tem papel fundamental na continuidade ou não de atos intimidatórios contínuos, seja por não se posicionar contrariamente, seja por incentivar a situação com gestos de aprovação ao agressor..”

Texto 03.
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Situação 2018E16-A - Dissertação (USP, Unesp, Uniube, etc.)
Em uma dissertação, faça uma discussão sobre como os “espectadores” ou mesmo a sociedade contribuem para a cultura do “bullying” em escolas brasileiras.

Instruções para a dissertação:
1. Lembre-se de que a situação de produção de seu texto requer o uso da norma padrão da língua portuguesa.
2. A redação deverá ter entre 25 e 30 linhas.
3. Dê um título a sua redação.

Para ter acesso ao restante das propostas, clique no "link" abaixo à esquerda.

Situação 2018E16-B – Outros gêneros textuais - manifesto (Unicamp, UEL, UnB, etc.)
Na condição de presidente do Grêmio Cívico de uma escola, escreva um manifesto contra o “bullying” a ser fixado em todos os murais dessa instituição.

Instruções gerais:
1. Se for o caso do gênero textual em questão, dê um título para sua redação. Esse título deverá deixar claro o aspecto da situação escolhida que você pretende abordar.
3. Se a estrutura do gênero selecionado exigir assinatura, escreva, no lugar da assinatura: José ou Josefa. Em hipótese alguma escreva seu nome, pseudônimo, apelido, etc. na folha de prova.
4. Não copie trechos dos textos motivadores ao fazer sua redação.
5. O mínimo será de 25 linhas e o máximo de 30.

Situação 2018E16-C - Carta argumentativa (UFU, Unicamp, UEL, etc.)
Escreva uma carta argumentativa para o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) com o intuito de convencê-los a escolher o “bullying” como o tema da redação do ano de 2019.

Situação 2018E16-D – Artigo de opinião (UFU, Unicamp, UEL, etc.)
Faça um artigo de opinião em que você compare as causas dos muitos casos de “bullying” no Brasil e nos EUA.

Situação 2018E16-E – Editorial (UFU, Unicamp, UEL, etc.)
Faça um editorial sobre como preparar melhor educadores para atuar positiva e proativamente contra o “bullying”.

Instruções UFU:
1. Após a escolha de uma das situações, assinale sua opção no alto da folha de resposta e, ao redigir seu texto, obedeça às normas do gênero selecionado.
2. Se for o caso, dê um título para sua redação. Esse título deverá deixar claro o aspecto da situação escolhida que você pretende abordar.
3. Se a estrutura do gênero selecionado exigir assinatura, escreva, no lugar da assinatura: JOSÉ OU JOSEFA. Em hipótese alguma escreva seu nome, pseudônimo, apelido, etc. na folha de prova.
4. Utilize trechos dos textos motivadores (da situação que você selecionou) e parafraseie-os.
5. Não copie trechos dos textos motivadores, ao fazer sua redação.
6. Mínimo de 25 e máximo de 30 linhas.
7. ATENÇÃO: se você não seguir as instruções da orientação geral e as relativas ao tema que escolheu, sua redação será penalizada.

Situação 2018E16-F - Dissertação (Enem)
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “ ‘bullying’: um desafio para a educação brasileira”, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Instruções Enem:
1. O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.
2. O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
3. A redação com até 7 (sete) linhas escritas será considerada “insuficiente” e receberá nota zero.
4. A redação que fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo receberá nota zero.
5. A redação que apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos receberá nota zero.
6. A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.

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