Proposta de redação 2018E10
Texto 01.
“O
Congresso Indigenista Interamericano, realizado em Patzcuaro, aconteceu entre
os dias 14 e 24 de abril de 1940.
Em
princípio, os representantes indígenas haviam se negado a participar do evento,
achando que não teriam voz ou vez nas reuniões - que seriam comandadas por
líderes políticos dos países participantes. Os índios, então, fizeram um
boicote nos primeiros dias, mas, justamente no dia 19 de abril, decidiram
aparecer no congresso para tomar parte nas discussões.
Foi
por conta disso que a data escolhida para celebrar o dia do índio acabou sendo
essa.”
Texto
02.
“Identidade e pertencimento étnico não são conceitos estáticos, mas
processos dinâmicos de construção individual e social. Dessa forma, não cabe ao
Estado reconhecer quem é ou não indígena, mas garantir que sejam respeitados os
processos individuais e sociais de construção e formação de identidades
étnicas. Os critérios adotados pela FUNAI se baseiam na Convenção 169 da OIT
sobre Povos Indígenas e Tribais, promulgada integralmente no Brasil pelo Decreto
nº 5.051/2004, e no Estatuto do Índio (Lei 6.001/73). A Convenção 169 da OIT
sobre Povos Indígenas e Tribais, promulgada integralmente no Brasil pelo
Decreto nº 5.051/2004, em seu artigo 1º afirma que:
1. A presente convenção aplica-se:
a) aos povos tribais em países independentes, cujas condições sociais,
culturais e econômicas os distingam de outros setores da coletividade nacional,
e que estejam regidos, total ou parcialmente, por seus próprios costumes ou
tradições ou por legislação especial;
b) aos povos em países independentes, considerados indígenas pelo fato
de descenderem de populações que habitavam o país ou uma região geográfica
pertencente ao país na época da conquista ou da colonização ou do
estabelecimento das atuais fronteiras estatais e que, seja qual for sua
situação jurídica, conservam todas as suas próprias instituições sociais,
econômicas, culturais e políticas, ou parte delas.
2. A consciência de sua identidade indígena ou tribal deverá ser
considerada como critério fundamental para determinar os grupos aos que se
aplicam as disposições da presente Convenção."
Já o Estatuto do Índio (Lei 6.001/73) define, em seu artigo 3º, indígena
como:
‘...todo indivíduo de origem e ascendência pré-colombiana que se
identifica e é identificado como pertencente a um grupo étnico cujas
características culturais o distinguem da sociedade nacional.’
Dessa forma, os critérios utilizados consistem:
a) na auto-declaração e consciência de sua identidade indígena;
b) no reconhecimento dessa identidade por parte do grupo de origem;”
Texto
03.
“O
debate sobre a inserção de religiões à cultura dos indígenas é antigo. O
assunto existe desde o Brasil Colônia, quando os jesuítas vieram ao país, em
1549, para evangelizar, catequizar e tornar cristãos os indígenas que habitavam
as terras brasileiras.
Quase
cinco séculos depois, o impacto cultural da religião do homem branco nos
indígenas ainda gera debates e causa polêmica. Apesar disso, grupos de diversas
religiões continuam frequentando tribos e conquistando novos fiéis dentro das
aldeias.
Para
o antropólogo Roque Lara, que há décadas estuda a cultura indígena, as
incursões religiosas trazem prejuízo histórico para os indígenas.
'A
Constituição brasileira garante aos indígenas o direito de continuar com suas
crenças e religiões. Como antropólogo, há muito tempo tenho me manifestado
contra missões. É um absurdo que uma pessoa que venha de fora, que não fala a
língua do grupo, queira mudar a cabeça deles e as crenças de centenas de anos.'”
Texto
04.
Fonte:
www.chargesbruno.com
Situação 2018E10-A -
Dissertação (USP, Unesp, Uniube, etc.)
A partir da leitura do
trecho abaixo e de suas ideias sobre o assunto, faça uma dissertação em que se
discuta sobre a forma colonialista como a sociedade brasileira percebe o índio,
embora já há muito tempo perceba-se os limites e os equívocos dessa forma de
análise.
“Prova da
barbárie e, para alguns, da natureza não humana do ameríndio, a antropofagia
condenava as tribos que a praticavam a sofrer pelas armas portuguesas a ‘guerra
justa’.
Nesse
contexto, um dos autores renascentistas que escreveram sobre o Brasil, o
calvinista francês Jean de Léry, morador do atual Rio de Janeiro na segunda
metade da década de 1550 e quase vítima dos massacres do Dia de São Bartolomeu
(24.08.1572), ponto alto das guerras de religião na França, compara a violência
dos tupinambás com a dos católicos franceses que naquele dia fatídico
trucidaram e, em alguns casos, devoraram seus compatriotas protestantes:
‘E o que
vimos na França (durante o São Bartolomeu)? Sou francês e pesa-me dizê-lo. O
fígado e o coração e outras partes do corpo de alguns indivíduos não foram
comidos por furiosos assassinos de que se horrorizam os infernos? Não é preciso
ir à América, nem mesmo sair de nosso país, para ver coisas tão monstruosas.’”
(Luís Felipe Alencastro. “Canibalismo deu pretexto para escravizar”. Folha
de S.Paulo, 12.10.1991. Adaptado.)
Instruções para a dissertação:
1. Lembre-se de que a
situação de produção de seu texto requer o uso da norma padrão da língua
portuguesa.
2. A redação deverá ter
entre 25 e 30 linhas.
3. Dê um título a sua
redação.
Para ter acesso ao restante das propostas, clique no "link" abaixo à esquerda.
Situação 2018E10-B – Outros
gêneros textuais - manifesto (Unicamp, UEL, UnB, etc.)
Escreva um manifesto em que
se defenda uma nova forma de se lidar com as questões indígenas no Brasil.
Instruções gerais:
1. Se for o caso do gênero
textual em questão, dê um título para sua redação. Esse título deverá deixar claro
o aspecto da situação escolhida que você pretende abordar.
3. Se a estrutura do gênero
selecionado exigir assinatura, escreva, no lugar da assinatura: José ou Josefa.
Em hipótese alguma escreva seu nome, pseudônimo, apelido, etc. na folha de
prova.
4. Não copie trechos dos
textos motivadores ao fazer sua redação.
5. O mínimo será de 25
linhas e o máximo de 30.
Situação 2018E10-C - Carta
argumentativa (UFU, Unicamp, UEL, etc.)
Escreva uma carta
argumentativa para o presidente da Funai com sugestões sobre como combater a
narrativa colonialista que ainda é predominante na visão da maioria das pessoas
sobre os índios no Brasil.
Situação 2018E10-D – Artigo
de opinião (UFU, Unicamp, UEL, etc.)
Faça um artigo de opinião sobre
as principais causas do preconceito contra índios no Brasil.
Situação 2018E10-E –
Editorial (UFU, Unicamp, UEL, etc.)
Em um editorial, faça uma
análise sobre como os meios de comunicação de massa, a Literatura, o
jornalismo, etc., trataram e tratam a cultura e os povos indígenas brasileiros
e sobre como isso influenciou a atual situação do índio no século XXI no Brasil.
Instruções UFU:
1. Após a escolha de uma das
situações, assinale sua opção no alto da folha de resposta e, ao redigir seu
texto, obedeça às normas do gênero selecionado.
2. Se for o caso, dê um
título para sua redação. Esse título deverá deixar claro o aspecto da situação
escolhida que você pretende abordar.
3. Se a estrutura do gênero
selecionado exigir assinatura, escreva, no lugar da assinatura: JOSÉ OU JOSEFA.
Em hipótese alguma escreva seu nome, pseudônimo, apelido, etc. na folha de
prova.
4. Utilize trechos dos
textos motivadores (da situação que você selecionou) e parafraseie-os.
5. Não copie trechos dos
textos motivadores, ao fazer sua redação.
6. Mínimo de 25 e máximo de
30 linhas.
7. ATENÇÃO: se você não
seguir as instruções da orientação geral e as relativas ao tema que escolheu,
sua redação será penalizada.
Situação 2018E10-F -
Dissertação (Enem)
A partir da leitura dos
textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua
formação, redija texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal
da língua portuguesa sobre o tema “Um Brasil para todos e a questão indígena”,
apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos.
Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos
para defesa de seu ponto de vista.
Instruções Enem:
1. O rascunho da redação
deve ser feito no espaço apropriado.
2. O texto definitivo deve
ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
3. A redação com até 7
(sete) linhas escritas será considerada “insuficiente” e receberá nota zero.
4. A redação que fugir ao
tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo receberá nota zero.
5. A redação que apresentar
proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos receberá nota zero.
6. A redação que apresentar
cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número
de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário