domingo, 18 de fevereiro de 2018

Redação - Tema 2018N02 - Gosto, estética e qualidade musical (UFU, Uniube, Enem, Fuvest, Vunesp, Unicamp e demais vestibulares.)


O trabalho Opera10 de Estéfani Martins está licenciado com uma Licença 
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual CC BY-NC-SA.
Baseado no trabalho disponível em www.opera10.com.br e em outras referências.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em www.opera10.com.br.

Tema de redação 2018N02

Texto 01.
"O gosto classifica, e classifica a pessoa que classifica: os sujeitos diferem uns dos outros no modo como distinguem entre o belo e o feio, o requintado e o comum ou vulgar e através dessas distinções a posição que os próprios sujeitos ocupam dentro de classificação objetivas é expressa ou relevada." (Pierre Bordieu)

Texto 02.
“O gosto fino e delicado é fruto de educação e experiência.” (Ingres, pintor francês.)

Texto 03.
“Não tem quem me convença que há um fundamento estético único a partir do qual podemos decretar o empobrecimento ou o enriquecimento das criações humanas.” (Hermano Vianna, antropólogo brasileiro)

Texto 04.
“Em todos os períodos, e claro, há vários tipos de semblantes, mas somente um será escolhido pelo gosto de certo período como sua imagem ideal de felicidade e beleza, enquanto todos os demais fazem o possível para copiá-lo; com a ajuda da moda e de costureiros, até os feios conseguem se aproximar do ideal. Mas há alguns rostos que nunca o conseguem, rostos nascidos para uma estranha distinção própria, expressando resolutamente o ideal de beleza esplêndido e banido de um período anterior.” (Robert Musil)

Texto 05.
"A globalização é o novo nome do imperialismo, e o gosto médio é uma peste, é muito pior do que o mau gosto." (Ariano Suassuna, 1927-2014, dramaturgo, romancista, ensaísta, poeta e professor brasileiro.)

Texto 06.
"A massificação procura baixar a qualidade artística para a altura do gosto médio. Em arte, o gosto médio é mais prejudicial do que o mau gosto... Nunca vi um gênio com gosto médio." (Ariano Suassuna, 1927-2014, dramaturgo, romancista, ensaísta, poeta e professor brasileiro.)

Texto 07.
"As obras de arte dividem-se em duas categorias: as de que gosto e as de que não gosto. Não conheço outro critério." (Anton Tchekhov, 1860-1904, médico, dramaturgo e escritor russo)

Texto 08.
"Tantos são os gostos quantos os rostos." (Baltasar Gracián y Morales (1601-1658), escritor, filósofo e jesuíta espanhol.)

Texto 09.
"Cultura ruim também é cultura." (Gilberto Gil)

Texto 10.
“A música brasileira nunca esteve tão simplória, confinada em letras que abusam de palavras repetidas e de poucos e recorrentes acordes nas composições. Os responsáveis por esse movimento não são exatamente os atuais sertanejos, mas o rock nos 1960, o rap nos 1980 e, principalmente, a massificação cultural do país desde o auge de Faustão e Gugu Liberato em seus programas de auditório. A conclusão acima está em um estudo do pernambucano Leonardo Sales, um dos mais completos já publicados sobre o tema no Brasil e o primeiro a ir a fundo em questões harmônicas. Para chegar a um veredito o que para muitos é mais que óbvio, ele selecionou 532 artistas nacionais, analisando o espectro de letras e acordes.”

Proposta 2018N02-A - Dissertação (USP, Unesp, Uniube, etc.)
Faça uma dissertação sobre o tamanho da influência da indústria cultural sobre o gosto musical médio dos brasileiros.

Instruções para a dissertação:
1. Lembre-se de que a situação de produção de seu texto requer o uso da norma padrão da língua portuguesa.
2. A redação deverá ter entre 25 e 30 linhas.
3. Dê um título a sua redação.

Para ter acesso ao restante das propostas, clique no "link" abaixo à esquerda.

Proposta 2018N02-B – Outros gêneros textuais - Crônica (UFU, Unicamp, UEL, etc.)
Faça uma crônica sobre a seguinte pergunta: o que é música ruim?

Instruções gerais:
1. Se for o caso do gênero textual em questão, dê um título para sua redação. Esse título deverá deixar claro o aspecto da situação escolhida que você pretende abordar.
3. Se a estrutura do gênero selecionado exigir assinatura, escreva, no lugar da assinatura: José ou Josefa. Em hipótese alguma escreva seu nome, pseudônimo, apelido, etc. na folha de prova.
4. Não copie trechos dos textos motivadores ao fazer sua redação.
5. Quanto ao número mínimo e máximo de linhas e outras especificidades, informe qual o vestibular que você irá prestar para que possamos adequar a correção às exigências do concurso escolhido.

Proposta 2018N02-C - Carta argumentativa (UFU, Unicamp, UEL, etc.)
Escreva uma carta argumentativa para um músico, cantor ou banda atual e de sucesso com reflexões sobre a forma como a média da população brasileira é influenciada pela música produzida por ele(s).

Proposta 2018N02-D – Artigo de opinião (UFU, Unicamp, UEL, etc.)
Faça um artigo de opinião em que você discuta o fato de o gosto musical refletir ou não a posição social e econômica de uma pessoa.

Proposta 2018N02-E – Editorial (UFU, Unicamp, UEL, etc.)
Faça um editorial sobre a atual conjuntura da música popular brasileira.

Instruções UFU:
1. Após a escolha de uma das situações, assinale sua opção no alto da folha de resposta e, ao redigir seu texto, obedeça às normas do gênero selecionado.
2. Se for o caso, dê um título para sua redação. Esse título deverá deixar claro o aspecto da situação escolhida que você pretende abordar.
3. Se a estrutura do gênero selecionado exigir assinatura, escreva, no lugar da assinatura: JOSÉ OU JOSEFA. Em hipótese alguma escreva seu nome, pseudônimo, apelido, etc. na folha de prova.
4. Utilize trechos dos textos motivadores (da Proposta que você selecionou) e parafraseie-os.
5. Não copie trechos dos textos motivadores, ao fazer sua redação.
6. Mínimo de 25 e máximo de 30 linhas.
7. ATENÇÃO: se você não seguir as instruções da orientação geral e as relativas ao tema que escolheu, sua redação será penalizada.

Proposta 2018N02-F - Dissertação (Enem)
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “o acesso democrático e amplo à cultura musical no Brasil”, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Instruções Enem:
1. O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.
2. O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
3. A redação com até 7 (sete) linhas escritas será considerada “insuficiente” e receberá nota zero.
4. A redação que fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo receberá nota zero.
5. A redação que apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos receberá nota zero.
6. A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário