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Tema de redação 2018N00
Texto 01.
“Foram os romanos que definiram o termo ‘adulescentia’, que
significa ‘crescimento’ e era usado para abranger meninos e meninas entre 15 e
30 anos. O prolongamento da adolescência se justificava pelo poder do ‘patria
potestas’ em Roma, que conferia ao pai o poder sob seus filhos até sua própria
morte e assim evitava qualquer revolta contra o líder da família.”
Fonte: http://revistas.unisinos.br/index.php/ciencias_sociais/article/download/csu.2013.49.3.11/3830
Texto
02.
“O termo ‘adolescência’ vem do latim ‘adulescens’ ou ‘adolescens’
– particípio passado do verbo ‘adolescere’, que significa crescer. No entanto,
o conceito de adolescência enquanto um período particular da vida de um
indivíduo, situado entre a infância e a vida adulta, é recente na história da
humanidade. De acordo com a psicanalista Luciana Gageiro Coutinho, professora
da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF) e autora do
livro ‘Adolescência e errância – destinos do laço social no contemporâneo’
(editora Nau, 2009), contemplado pelo programa Apoio à Editoração da FAPERJ
(APQ3), o conceito de adolescência só foi criado pela cultura ocidental no
final do século XIX, motivado pela ética individualista romântica.
Na obra, a autora empreende um longo percurso para
explicar como a adolescência foi percebida no decorrer de vários períodos
históricos, desde a Antiguidade clássica, passando pela Idade Média, pelo
período romântico, que acompanhou o advento das revoluções burguesas, até
chegar à modernidade. ‘A adolescência é um fato cultural, pois o modo como cada
sociedade lida com os seus jovens é particular e articulado a todo o seu
contexto sociocultural e histórico. A passagem da infância à maturidade,
vivenciada como a ‘crise adolescente’, é um produto típico da nossa
civilização’, afirma Luciana, acrescentando que em outras épocas não existia um
tratamento social diferenciado aos adolescentes.”
Texto
03.
“A adolescência é definida como um período
biopsicossocial que compreende, segundo a Organização Mundial de Saúde - OMS
(1965), a segunda década da vida, ou seja, dos 10 aos 20 anos. Esse também é o
critério adotado pelo Ministério da Saúde do Brasil (Brasil, 2007a) e pelo
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE (Brasil, 2007b). Para o
Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, o período vai dos 12 aos 18 anos
(Brasil, 2007c). Em geral, a adolescência inicia-se com as mudanças corporais
da puberdade e termina com a inserção social, profissional e econômica na
sociedade adulta (Formigli, Costa & Porto, 2000).
As mudanças biológicas da puberdade são universais e
visíveis, modificando as crianças, dando-lhes altura, forma e sexualidade de
adultos. À primeira vista, a adolescência apresenta-se vinculada à idade,
portanto, referindo-se à biologia – ao estado e à capacidade do corpo (Santos,
2005). Essas mudanças, entretanto, não transformam, por si só, a pessoa em um
adulto. São necessárias outras, mais variadas e menos visíveis, para alcançar a
verdadeira maturidade (Berger & Thompson, 1997) – mudanças e adaptações que
dirigem o indivíduo para a vida adulta (Bianculli, 1997). Essas incluem as
alterações cognitivas, sociais e de perspectiva sobre a vida (Martins,
Trindade, & Almeida, 2003; Santos, 2005). A adolescência é uma época de
grandes transformações, as quais repercutem não só no indivíduo, mas em sua
família e comunidade.”
Texto
04.
“A
Organização Mundial de Saúde (1975), no plano internacional, define
adolescência pelo referencial cronológico como um período da vida que vai dos
10 a 19 anos, envolvendo, assim, a puberdade, que é um fenômeno universal e tem
um ritmo que varia de indivíduo para indivíduo, mas previsível de acordo com os
parâmetros próprios da espécie. Hoje se fala em adolescência precoce, quando
está anterior ao aparecimento das características indicadas da puberdade, e
também se define uma adolescência tardia, que se observa pela manutenção desse
período, quando, pelos critérios biológicos, o indivíduo já um adulto. As
definições cronológicas esbarram na realidade cultural e temporal.”
Proposta 2018N00-A -
Dissertação (USP, Unesp, Uniube, etc.)
Faça uma dissertação sobre
os efeitos da adolescência tardia nas relações interpessoais, profissionais e
sociais do indivíduo que mantém tais condições e peculiaridades depois dos 25
anos.
Instruções para a
dissertação:
1. Lembre-se de que a
situação de produção de seu texto requer o uso da norma padrão da língua portuguesa.
2. A redação deverá ter
entre 25 e 30 linhas.
3. Dê um título a sua
redação.
Para ter acesso ao restante das propostas, clique no "link" abaixo à esquerda.
Proposta 2018N00-B – Outros
gêneros textuais – Relato (UFU, Unicamp, UEL, etc.)
Faça um relato sobre a
convivência com um adolescente no que concerne às características, posturas ou
ações típicas desse período da vida.
Instruções gerais:
1. Se for o caso do gênero
textual em questão, dê um título para sua redação. Esse título deverá deixar
claro o aspecto da situação escolhida que você pretende abordar.
3. Se a estrutura do
gênero selecionado exigir assinatura, escreva, no lugar da assinatura: José ou
Josefa. Em hipótese alguma escreva seu nome, pseudônimo, apelido, etc. na folha
de prova.
4. Não copie trechos dos
textos motivadores ao fazer sua redação.
5. Quanto ao número mínimo
e máximo de linhas e outras especificidades, informe qual o vestibular que você
irá prestar para que possamos adequar a correção às exigências do concurso
escolhido.
Proposta 2018N00-C - Carta
argumentativa (UFU, Unicamp, UEL, etc.)
Escreva uma carta
argumentativa para um político que você julgar pertinente e sensível ao assunto
da carta a respeito dos acertos ou equívocos de políticas públicas voltadas
para adolescentes no Brasil gerados pela visão acertada ou equivocada acerca de
como os jovens brasileiros pensam, comportam-se, etc.
Proposta 2018N00-D –
Artigo de opinião (UFU, Unicamp, UEL, etc.)
Faça um artigo de opinião sobre
a melhor forma como as escolas devem tratar os adolescentes para que não apenas
eles se interessem mais pelos estudos como também possam ter suas
peculiaridades geracionais mais respeitadas em ambientes escolares.
Proposta 2018N00-E –
Editorial (UFU, Unicamp, UEL, etc.)
Faça um editorial sobre
como o brasileiro médio pensa a adolescência e se é uma percepção equivocada ou
razoável a luz do pensamento científico.
Instruções UFU:
1. Após a escolha de uma
das situações, assinale sua opção no alto da folha de resposta e, ao redigir
seu texto, obedeça às normas do gênero selecionado.
2. Se for o caso, dê um
título para sua redação. Esse título deverá deixar claro o aspecto da situação
escolhida que você pretende abordar.
3. Se a estrutura do
gênero selecionado exigir assinatura, escreva, no lugar da assinatura: JOSÉ OU
JOSEFA. Em hipótese alguma escreva seu nome, pseudônimo, apelido, etc. na folha
de prova.
4. Utilize trechos dos
textos motivadores (da Proposta que você selecionou) e parafraseie-os.
5. Não copie trechos dos
textos motivadores, ao fazer sua redação.
6. Mínimo de 25 e máximo
de 30 linhas.
7. ATENÇÃO: se você não
seguir as instruções da orientação geral e as relativas ao tema que escolheu,
sua redação será penalizada.
Proposta 2018N00-F -
Dissertação (Enem)
A partir da leitura dos
textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua
formação, redija texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal
da língua portuguesa sobre o tema “os desafios de ser adolescente no Brasil
hoje”, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos.
Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos
para defesa de seu ponto de vista.
Instruções Enem:
1. O rascunho da redação
deve ser feito no espaço apropriado.
2. O texto definitivo deve
ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
3. A redação com até 7
(sete) linhas escritas será considerada “insuficiente” e receberá nota zero.
4. A redação que fugir ao
tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo receberá nota zero.
5. A redação que
apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos receberá
nota zero.
6. A redação que
apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões
terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.
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