Simulado
Enem 2017CL40
Professor Estéfani Martins
40 questões – 100 minutos – 2,5
minutos por questão
1 –
Opera10 – Análise textual
Leia
atentamente texto abaixo e marque a alternativa correta a respeito do conflito
apresentado de forma sutil no trecho abaixo:
"Rumor
suspeito quebra a doce harmonia da sesta. Ergue a virgem os olhos, que o sol
não deslumbra; sua vista perturba-se. Diante dela e todo a contemplá-la, está
um guerreiro estranho, se é guerreiro e não algum mau espírito da floresta. Tem
nas faces o branco das areias que bordam o mar; nos olhos o azul triste das
águas profundas. Ignotas armas e tecidos ignotos cobrem-lhe o corpo. Foi
rápido, como o olhar, o gesto de Iracema. A flecha embebida no arco partiu.
Gotas de sangue borbulham na face do desconhecido. De primeiro ímpeto, a mão
lesta caiu sobre a cruz da espada; mas logo sorriu." (José de Alencar,
“Iracema”)
a) o
trecho mostra o conflito entre dois grupos indígenas distintos por território.
b) o
trecho mostra claramente o intenso conflito entre o homem branco e o indígena
brasileiro é provocado pela agressividade do índio como a oposição à
agressividade ainda maior dos povos conquistadores.
c) o
trecho sugere o conflito entre uma civilização autóctone contra uma invasora
por meio do conflito entre representantes de cada um desses grupos.
d) o
trecho é um vivido exemplo da união harmoniosa entre as comunidades indígenas e
os portugueses como representado em vários quadros românticos brasileiros.
e)
o
trecho é um exemplo de como os índios faziam bem emboscadas contra os invasores
europeus.
Para ter acesso ao simulado na íntegra, clique no link abaixo à esquerda.
2 –
Opera10
Marque a
alternativa que corresponde à função da linguagem predominante no texto abaixo.
“Os
pensadores digitais, como são as nossas crianças, podem fazer muito mais do que
se espera delas na escola. Podemos desafiá-las, apresentando-lhes problemas
complexos para resolver e dar a elas um amplo controle sobre seus processos de
aprendizagem. As crianças gostam de ser desafiadas, pois elas passaram por
experiências semelhantes ao jogar no computador. Elas também gostam de ser
desafiadas em tarefas complexas. A abordagem pedagógica de trabalhar passo a
passo não é o que elas gostam de fazer. Elas são não lineares – o que é mais
desafiador. Elas gostam de estar imersas em situação em que não se saber por
onde começar e nem como agir. Gostam de aprendizagem experiencial, como a dos
jogos de computador.” (Wim Veen e
Bem Vrakking, também criadores do termo “Homo zappiens” para aqueles que
nasceram a partir do início da década de 1990 – “primeiros seres digitais”.)
a) Função
emotiva.
b) Função
referencial.
c)
Função
poética.
d)
Função
conativa.
e)
Função
fática.
3 –
Opera10 – Literatura
Leia
atentamente o poema abaixo e marque a alternativa sobre o movimento do qual ele
faz parte:
Budismo
Moderno
Tome,
Dr., esta tesoura e… corte
Minha
singularíssima pessoa.
Que
importa a mim que a bicharia roa
Todo o
meu coração depois da morte?!
Ah! Um
urubu pousou na minha sorte!
Também,
das diatomáceas da lagoa
A
criptógama cápsula se esbroa
Ao
contrato de bronca destra forte!
Dissolva-se,
portanto, minha vida
Igualmente
a uma célula caída
Na
aberração de um óvulo infecundo;
Mas o
agregado abstrato das saudades
Fique
batendo nas perpétuas grades
Do último
verso que eu fizer no mundo!
a) Romantismo.
b)
Realismo.
c)
Modernismo.
d)
Pré-modernismo.
e)
Dadaísmo.
4 –
Opera10 – gêneros textuais
Palestrante
(lectuer),
s.2g.
Alguém
com a mão no seu bolso, a língua na tua orelha e com fé na sua paciência.
(Ambrose
Bierce, “Dicionário do diabo”, Carambaia)
Quanto à
teoria dos gêneros textuais, marque a alternativa correta.
a) Argumentação.
b)
Injunção.
c)
Anedota.
d)
Comentário.
e)
Verbete.
5 –
Opera10 – semântica
No verso
abaixo do poeta Torquato Neto, a palavra “ainda” foi usado no sentido:
“Ainda
vai cair muita corrupção na cabeça das pessoas.” (Torquato Neto, 1944-1972,
poeta brasileiro, Tropicália – Poesia Marginal, “A tragédia do viaduto”, 1971.)
a) Concessivo.
b)
Temporal.
c)
Adversativo.
d)
Dissuasivo.
e)
Difamatório.
6 –
Opera10 – gramática
No “meme”
acima, publicado no perfil do Instagram Arte Depressão, o termo “amigo” foi
usado como:
a) Qualificador
b)
Sujeito.
c)
Aposto.
d)
Substantivo.
e)
Vocativo.
7 –
Opera10 – análise textual
"Esclarecimento
é a saída do homem de sua menoridade, da qual ele próprio é culpado. A
menoridade é a incapacidade de fazer uso de seu entendimento sem a direção de
outro indivíduo. O homem é o próprio culpado dessa menoridade se a causa dela
não se encontra na falta de entendimento, mas na falta de decisão e coragem de
servir-se de si mesmo sem a direção de outrem. Tem coragem de fazer uso de teu
próprio entendimento, tal é o lema do esclarecimento. A preguiça e a covardia
são as causas pelas quais uma tão grande parte dos homens, depois que a
natureza de há muito os libertou de uma condição estranha, continuem, no
entanto, de bom grado menores durante toda a vida." (Immanuel Kant)
No
trecho, o homem é acusado de não sair da menoridade porque:
a)
É
atrapalhado pela ganância do outro.
b) É
acomodado, por isso não decide ser autônomo.
c) Está
submetido a uma estranha condição natural.
d) Está
preso a ela em função da vontade de outros homens mais poderosos.
e) Falta
entendimento para se reconhecer na condição de alguém preso à menoridade.
8 –
Opera10 – Literatura
Assinale
o escritor brasileiro, que é, em função das características estéticas e
temáticas, o autor da crônica escrita em 1920 que contém o trecho abaixo:
“A bem
dizer, a carestia atual entre nós é fabricada por aquela gente que de há muito
se pôs além e acima do ideal de pátria, é a gente da finança que vai até a
funestas guerras para ganhar dinheiro e todo o nosso nacionalismo contra ela é
vão e ridículo. Para derrubá-la é preciso abalar e modificar ideais e
sentimentos [...]. O mal-estar da nossa vida não vem da massa geral de
estrangeiros, tão necessitada como a maioria dos nacionais; vem da injustiça
das relações econômicas entre pobres e ricos. Cessem elas, que o mundo será um
paraíso e a pátria ficará quase sempre sendo para cada qual o lugar em que
nasceu.”
a) Olavo
Bilac.
b)
João
Guimarães Rosa.
c)
José
de Alencar.
d)
Lima
Barreto.
e)
Antônio
Vieira.
9 –
Opera10 – Arte
Sobre a
reação de Monteiro Lobato à exposição de Anitta Malfati em 1917 em artigo de
jornal, marque a alternativa correta:
“Há duas
espécies de artistas. Uma composta dos que veem normalmente as coisas e em
consequência disso fazem arte pura, guardados os eternos ritmos da vida, e
adotados para a concretização das emoções estéticas, os processos clássicos dos
grandes mestres.
(...)
A outra
espécie é formada dos que veem anormalmente a natureza, e interpretam à luz das
teorias efêmeras, sob a sugestão estrábica de escolas rebeldes, surgidas cá e
lá como furúnculos da cultura excessiva. São produtos do cansaço e do sadismo
de todos os períodos de decadência; são frutos de fim de estação, bichados ao
nascedouro. Estrelas cadentes, brilham um instante, as mais das vezes com a luz
do escândalo, e somem-se logo nas trevas do esquecimento.
Embora
eles se deem como novos, precursores duma arte a vir, nada é mais velho do que
a arte anormal ou teratológica: nasceu com a paranoia e com a mistificação.
(...)” (Monteiro Lobato, “Paranoia ou mistificação”
a) O
artigo serviu como um dos estopins que congregariam artistas modernos
brasileiros não apenas em defesa da obra de Anitta Malfati, mas também daria
início às articulações que desembocaram na Semana de Arte Moderna de 1922.
b) A referência a uma “arte pura” remete a ideia
de uma arte que não admite qualquer influência europeia.
c) Quanto
à expressão “processos clássicos dos grandes mestres”, é evidente o interesse
de Monteiro Lobato de referenciar artistas brasileiros como Candido Portinari e
Alfredo Volpi.
d)
A
referência a “escolas rebeldes” está associada às Vanguardas Europeias e é um
elogio às contribuições estéticas delas.
e) Na
expressão “nada é mais velho do que a arte anormal”, entende-se por “anormal” a
arte que é mimética, porque não reproduz a realidade em função de ser abstrata.
10 –
Opera10 – análise textual
“Quero
fixar-me, furiosamente, no Nada e irmanar-me a ele e perder todos os resíduos
humanos, quando ele me agarrar! Contigo, velho alquimista, quero caminhar. Não
fiques mendigando sozinho, para ganhares o céu; nada de esmola, toma-o o de
assalto, se és forte (...), deixa de mendigar; separo à força tuas mãos. Ai de
mim! Que é isso? Tu também não passas de uma máscara e me enganas? Não vejo
mais, ó Pai! Onde estás? Ao toque de meus dedos, tudo se reduz a cinzas e no
chão sobra apenas um punhado de pó, enquanto alguns vermes saciados rastejam
furtivamente (...). Espalho pelo ar essa poeira paterna e o que resta? Nada! À
frente, dentro do túmulo, o visionário ainda permanece, abraçando o Nada! E o
eco do ossário brada uma última vez: ‘Nada!’”. (Autor Anônimo – Noturnos de
Boaventura)
Depois de
lido o texto, marque a alternativa correta sobre qual palavra expressaria
melhor a ideia geral presente nele:
a) Niilismo.
b)
Inconformismo.
c)
Ufanismo.
d)
Cinismo.
e)
Reacionarismo.
11 –
Opera10 – Figuras de linguagem
O trecho
abaixo abre o caderno chamado “O perfeito cozinheiro de almas deste mundo”,
escrito de forma coletiva no ano de 1918 por frequentadores da “garçonnière” de
Oswald de Andrade em São Paulo.
“Muito de
arte entrará nestes temperos, arte e paradoxo que fraternalmente se misturarão
para formar, no ambiente colorido e musical dêste retiro, o cardápio perfeito
para o banquete da vida.”
Marque a
alternativa que contenha a figura de linguagem central na construção do excerto
acima:
a) Anacoluto.
b)
Alegoria.
c)
Antítese.
d)
Eufemismo.
e)
Prosopopeia.
12 –
Opera10 – variação linguística
Leia a
tira abaixo e responda ao que se pede sobre o efeito de humor presente nela.
Para saber mais sobre o artista: http://adao.blog.uol.com.br/
O humor
da tira foi construído em função das possibilidades de variação linguística da
Língua Portuguesa sobre a compreensão da Língua Portuguesa, marque a
alternativa correta quanto a isso:
a) Regional.
b)
Pessoal.
c)
Histórica.
d)
Social.
e)
Profissional.
13 –
Opera10 – análise textual
Sobre a
tira acima, marque a alternativa correta sobre a reação do personagem que
pergunta em relação à resposta do outro no segundo quadro.
a) Ceticismo.
b)
Credulidade.
c)
Raiva.
d)
Desdém.
e)
Horror.
14 –
Opera10 – análise textual
Leia
atentamente o trecho abaixo do poema “Uivo” de Allen Ginsberg com tradução de
Rodrigo Garcia Lopes e marque a alternativa correta sobre ele.
Trecho
inicial de “Howl” (“Uivo”)
para Carl
Solomon
Eu vi as
melhores cabeças da minha geração destruídas pela loucura,
famintos
histéricos nus,
se
arrastando na aurora pelas ruas do bairro negro na fissura de um pico,
hipsters
de cabeça feita anjos ardendo por uma conexão celestial e ancestral com
o dínamo
estrelado ancestral na maquinaria da noite,
que
pobreza e farrapos e olhos ocos e loucos sentaram fumando na escuridão
sobrenatural
dos apartamentos sem calefação flutuando pelos tetos das
cidades
contemplando jazz, (...)
a)
O
texto foi integralmente escrito de acordo com a norma padrão.
b) O
texto foi escrito de forma impessoal e distanciada dos acontecimentos.
c) O
texto é um exemplo de poesia tipicamente clássica construída com versos
alexandrinos.
d) O
texto é uma poesia com forte influência da prosa, poderia ser visto como um
exemplo de poesia em prosa.
e) O
texto é um exemplo típico de poesia parnasiana.
15 –
Opera10 – análise textual
Sobre o
poema abaixo, é possível afirmar:
Fanatismo
Minh’alma,
de sonhar-te, anda perdida.
Meus
olhos andam cegos de te ver.
Não és
sequer razão do meu viver
Pois que
tu és já toda a minha vida!
Não vejo
nada assim enlouquecida…
Passo no
mundo, meu Amor, a ler
No
misterioso livro do teu ser
A mesma
história tantas vezes lida!…
Tudo no
mundo é frágil, tudo passa…
Quando me
dizem isto, toda a graça
Duma boca
divina fala em mim!
E, olhos
postos em ti, digo de rastros:
‘Ah!
podem voar mundos, morrer astros,
Que tu és
como Deus: princípio e fim!… (Florbela Espanca)
a)
que
o eu-lírico está tomado de um amor absoluto e desmedido pelo ser amado.
b) que
o eu-lírico está tomado de um amor incerto e amargo pelo ser amado.
c) que
o eu-lírico está tomado de um amor interesseiro e conveniente pelo ser amado.
d) que
o eu-lírico está tomado de um amor ressentido e rancoroso pelo ser amado.
e) que
o eu-lírico está tomado de um amor fraterno e contido pelo ser amado.
16 –
Opera10 - Arte
No quadro
abaixo, é evidente qual característica do Expressionismo?
Dix,
Wilhelm Heinrich Otto (1891-1969) pintor e gravador alemão expressionista – 1929-32
- A guerra (Tríptico).
a) A
aberta e resoluta crítica à guerra, muito em função dos horrores vistos na
Primeira Grande Guerra.
b) O
uso de trípticos para abordar os grandes temas históricos que são o motivo mais
comum nas obras expressionistas.
c) O
uso de representações miméticas e realistas das figuras humanas.
d) A
referência elogiosa à vitória em guerras, pois acreditava-se que as guerras
depuravam as nações.
e) O
aspecto fortemente autoral e personalista da obra.
17 –
Opera10 – figuras de linguagem
“Guimarães
e Aracy Moebius de Carvalho Guimarães Rosa se conheceram em Hamburgo, quando o
escritor era embaixador do Brasil na Alemanha e Aracy, secretária. Vivendo no
país na era Hitler, os dois começaram a tentar salvar a vida de pessoas que
corriam risco de morrer nas mãos do ditador. Enquanto o literato falsificava
passaportes para judeus fugirem para o Brasil, a esposa conseguia carimbos e
assinaturas falsas para liberar a entrada dos fugitivos no país. O casal salvou
a vida de centenas de pessoas.”
Na
expressão, “Aracy, secretária” ocorre uma figura de linguagem, marque a alternativa
que corresponde a ela.
a) Comparação
metafórica.
b)
Metonímia.
c)
Zeugma.
d)
Anadiplose.
e)
Hipérbato.
18 –
Opera10 – Análise textual
Texto 1.
“Se a vida é realmente um concurso de beleza, como
afirmou o estilista Thierry Mugler, nos resta esperar ter nascido numa época em
que as normas de beleza correspondam às nossas características naturais.” (Lars
Svendsen em "Moda: uma filosofia")
Texto 2.
“Em todos os períodos, e claro, há vários tipos de
semblantes, mas somente um será escolhido pelo gosto de certo período como sua
imagem ideal de felicidade e beleza, enquanto todos os demais fazem o possível
para copiá-lo; com a ajuda da moda e de costureiros, até os feios conseguem se
aproximar do ideal. Mas há alguns rostos que nunca o conseguem, rostos nascidos
para uma estranha distinção própria, expressando resolutamente o ideal de
beleza esplêndido e banido de um período anterior.” (Robert Musil)
Sobre a
relação entre os dois textos, pode-se dizer que um ponto de vista comum entre
os dois a respeito da beleza é:
a) o
aspecto abrangente e includente dela.
b)
o
fato de que ela é um conceito absoluto e imutável.
c)
o
caráter eurocêntrico dela.
d)
a
necessidade de se adaptar a ela a qualquer custo.
e)
a
transitoriedade dela em relação à passagem do tempo.
19 –
Opera10 – análise textual
Veja com
atenção a propaganda e marque a alternativa correta.
a)
o
anúncio é voltado exclusivamente para diabéticos em função da falta de açúcar
nele.
b) o
anúncio mostra como o pirulito é danoso para a saúde em função de conter muito
açúcar.
c) o
anúncio faz referência à falta de açúcar no pirulito, o que faz com que as
formigas não se interessem por ele.
d)
o
anúncio é voltado para pessoas que pretendem emagrecer rapidamente.
e)
o
anúncio não cumpre sua função já que pode desmotivar as pessoas de consumi-lo
em função de depor contra a qualidade do produto anunciado.
20 –
Opera10 – análise textual
“A frase
foi publicada em 1928 na Printer’s Ink, revista do setor publicitário
norte-americano: “Um artigo que não estraga é uma tragédia para os negócios.”
Para que vender menos se você pode vender mais projetando produtos com um
defeito incorporado? Por que não abandonar esse afã romântico de fabricar
produtos bem feitos, consistentes, duradouros, e ser logo prático? Não será
melhor para o business fazer com que o cliente tenha de abrir a carteira mais
vezes?
Essa é
história de uma ideia que ganhou força como salvação dinamizadora nos anos da
Grande Depressão, transformou-se num mantra da sociedade de consumo – comprar,
usar, jogar fora, voltar a comprar – e se tornou, já na atualidade, uma séria
ameaça ao meio ambiente. É uma história escrita aos poucos, capítulo por
capítulo. O último e mais importante deles é o destaque que a questão ganhou
nos debates da Europa, sinal de que existe uma crescente conscientização: em 4
de julho, o Parlamento Europeu aprovou (por 622 votos a favor e 32 contra) o
‘Relatório sobre Produtos com Uma Vida Útil Mais Longa: Vantagens para os
Consumidores e as Empresas, pedindo que a Comissão Europeia adote medidas’.”
Sobre o
trecho acima, marque a alternativa correta quanto ao trecho que melhor
apresenta a tese que será defendida no restante do texto.
a)
“Essa
é história de uma ideia que ganhou força como salvação dinamizadora nos anos da
Grande Depressão”
b) “O
último e mais importante deles é o destaque que a questão ganhou nos debates da
Europa”
c)
“comprar,
usar, jogar fora, voltar a comprar”
d) “transformou-se
num mantra da sociedade de consumo – comprar, usar, jogar fora, voltar a
comprar – e se tornou, já na atualidade, uma séria ameaça ao meio ambiente.”
e)
“É
uma história escrita aos poucos, capítulo por capítulo.”
21 –
Opera10 – dança
“...diferente
dos grandes balés de repertório que emocionavam com a leveza de “Giselle” ou
com a tristeza da “morte do cisne” , esse estilo alternativo de dança vem para
emocionar sim, mas, além disso, para olhar para a sociedade e contar uma
história que nem sempre é um conto de fada e que ao contrário disso não se
propõe a sê-lo. Ela vem para fazer uma nova leitura do mundo e proporcionar ao
espectador que este faça o mesmo. Criar novos pontos de vista sobre um mesmo
assunto, assunto esse que pode ser a política de um país, a educação de um povo
ou apenas um sentimento humano representado sob vários aspectos. A
contemporaneidade na dança não traz respostas prontas, contudo ela produz
indagações a serem pensadas e repercutidas pelo espectador e a sociedade. Mais
do que diversão e entretenimento, ela vem para olhar o mundo e conhecê-lo.”
A partir
do texto e de seus conhecimentos sobre dança, marque a alternativa correta a
respeito da Dança Contemporânea quanto a palavras que poderiam ser usadas para
defini-la.
a) Rigidez,
rigor e tradição.
b)
Ruptura,
liberdade e expressão.
c)
Individualismo,
tradição e rigor.
d)
Continuísmo,
estabilidade e coletivismo.
e)
Liberdade,
revolução e continuísmo.
22 –
Opera10 – Educação física
“A
concepção de cultura corporal de movimento amplia a contribuição da Educação
Física escolar para o pleno exercício da cidadania, na medida em que, tomando
seus conteúdos e as capacidades que se propõe a desenvolver como produtos
socioculturais, afirma como direito de todos o acesso e a participação no
processo de aprendizagem. Favorece, com isso, a modificação do histórico da
área, que aponta para um processo de ensino e aprendizagem centrado no
desempenho físico e técnico, resultando em muitos momentos numa seleção entre
indivíduos aptos e inaptos para as práticas da cultura corporal de movimento. O
princípio da inclusão do aluno é o eixo fundamental que norteia a concepção e a
ação pedagógica da Educação Física escolar, considerando todos os aspectos ou elementos,
seja na sistematização de conteúdos e objetivos, seja no processo de ensino e
aprendizagem, para evitar a exclusão ou alienação na relação com a cultura
corporal de movimento.”
Em função
desse texto, entende-se que a disciplina de Educação Física tem como principal
objetivo:
a)
Preparar
os alunos para o esporte competitivo de alto desempenho.
b) Hierarquizar
os alunos por meio de critérios técnicos e objetivos quanto ao seu desempenho
atlético.
c)
Estimular
o desenvolvimento motor de forma includente e respeitosa em relação aos
direitos humanos e aos mais elevados princípios de cidadania.
d)
Preparar
os alunos para o mundo do trabalho.
e) Prevenir
doenças e extinguir o sedentarismo entre os estudantes para que eles possam se
desenvolver de forma igual do ponto de vista atlético.
23 –
Opera10 – Funções da linguagem
Tic-tac
Esse
tic-tac dos relógios
é a
máquina de costura do Tempo
a fabricar
mortalhas. (Mário Quintana)
Qual é a
função da linguagem predominante no poema acima?
a) Função
emotiva.
b)
Função
conativa.
c)
Função
fática.
d)
Função
poética.
e)
Função
referencial.
24 –
Opera10 – Literatura
A imagem
abaixo extraída da internet faz alusão a qual processo de construção literária:
Fonte: internet.
a) Paronímia.
b)
Heteronímia.
c)
Homonímia.
d)
Hiperonímia.
e)
Toponímia.
25 –
Opera10 – Arte
Leia com
atenção a letra abaixo:
Estrada
da Vida
Nesta
longa estrada da vida
Vou
correndo e não posso parar
Na
esperança de ser campeão
Alcançando
o primeiro lugar
Na
esperança de ser campeão
Alcançando
o primeiro lugar
Mas o
tempo cercou minha estrada
E o
cansaço me dominou
Minhas
vistas se escureceram
E o final
da corrida chegou
Este é o
exemplo da vida
Para quem
não quer compreender
Nós
devemos ser o que somos
Ter
aquilo que bem merecer
Nós
devemos ser o que somos
Ter
aquilo que bem merecer
Mas o
tempo cercou minha estrada
E o
cansaço me dominou
Minhas
vistas se escureceram
E o final
desta vida chegou. (José Rico)
Sobre a
história da música caipira, marque a alternativa correta.
a) Na
música, é evidente o uso de referências da cultura caipira.
b) É
uma música que ilustra a presença de novos temas na música caipira como a
estrada e as questões existenciais.
c) É
um exemplo evidente da tradição da música caipira, já que faz referência de
forma humorística à cultura caipira.
d) As
muitas repetições de palavras na música são exemplos das limitações estéticas e
intelectuais dos compositores oriundos dessa cultura.
e) É
um exemplo típico de música associado ao chamado pop sertanejo que se tornou
extremamente popular no século XXI em especial pela referência constante ao
universo do caminhoneiro.
26 –
Opera10 – intertextualidade
Leia o
poema abaixo e marque a alternativa correta sobre o tipo de intertextualidade
que é mecanismo de construção importante da obra abaixo.
M. de
memória
Os livros
sabem de cor
milhares
de poemas.
Que
memória!
Lembrar,
assim, vale a pena.
Vale a
pena o desperdício,
Ulisses
voltou de Tróia,
assim
como Dante disse,
o céu não
vale uma história.
um dia, o
diabo veio
seduzir
um doutor Fausto.
Byron era
verdadeiro.
Fernando,
pessoa, era falso.
Mallarmé
era tão pálido,
mais
parecia uma página.
Rimbaud
se mandou pra África,
Hemingway
de miragens.
Os livros
sabem de tudo.
Já sabem
deste dilema.
Só não
sabem que, no fundo,
ler não
passa de uma lenda. (Paulo Leminski)
a) Citação.
b)
Paráfrase.
c)
Alusão.
d)
Bricolagem.
e)
Plágio.
27 –
Opera10 – análise textual
Mano
Brown
Boogie
Naipe
Boogie
Naipe/One RPM.
Rolling Stone:
por Lucas
Brêda
20 de Dezembro
de 2016
Em mais
de 11 minutos, a faixa “Tô Ouvindo Alguém Me Chamar”, clássico de Sobrevivendo
no Inferno (1997, Racionais MC’s) só muda a batida em uma situação: para
agravar a dramaticidade da história rimada por Mano Brown. Pedro Paulo Soares Pereira
se consagrou como rapper ao versar, com a linguagem das ruas, sobre personagens
complexos e intensos. É nessa lógica que ele se apoia em sua aguardada estreia
solo, um trabalho conceitual centrado na paixão do artista pela black music que
era feita uns 30, 40 anos atrás.
Brown, um
homem glorificado pela destreza com as palavras, aparece se aventurando por
dinâmicas sonoras diversas, fundindo vozes, batidas e melodias. Ele tem ajuda
do onipresente Lino Krizz (ex-integrante da dupla Os Metralhas e backing vocal
dos Racionais), além de Seu Jorge, Ellen Oléria, Hyldon e até do ídolo Leon
Ware (antigo colaborador de Marvin Gaye), todos revezando refrãos e fraseados
vocais em meio a raps e algumas desengonçadas investidas harmônicas de Brown.
Nomes como Don Pixote, DJ Cia (RZO), William Magalhães, Dado Tristão, Carlos
Dafé e Mara Nascimento também contribuem. O cenário é o baile black e tudo que
o envolve: “mulheres elétricas’’, danças embaladas por Michael Jackson, paixões
impossíveis e o sentimento de solidão em uma multidão. Musicalmente, há
referências às baladas de Marvin Gaye e ao balanço de Jorge Ben Jor, com acenos
ao soul de Tim Maia e ao romantismo de Guilherme Arantes. E, mesmo tendo o
passado como alicerce, há espaço para experimentos (“Nova Jerusalém”) e
texturas que dialogam com discos celebrados deste ano, de Malibu, de Anderson
Paak, a Remonta, de Liniker, bem como vinhetas que remetem à estrutura de To
Pimp a Butterfl y (Kendrick Lamar, 2015).
Brown
rima pouco e com precisão, encaixando com cuidado perceptível a agressividade e
a abordagem gangsta inatas do seu hip-hop no Boogie Malandro do trabalho. É bem
verdade que nenhuma letra do álbum se sustenta como as de Nada como Um Dia Após
o Outro Dia (2002, Racionais), por exemplo. No entanto, o rapper nunca se expôs
com uma musicalidade tão aflorada. E nunca expressou tanto falando tão pouco.
Arriscando, o maior MC do nosso hip-hop volta não para sabotar nosso raciocínio
mas para se entregar às paixões musicais, às frustrações e esperanças de uma
pista de dança – que, pelo menos por uma noite, pode ser a coisa mais
importante da vida de alguém.
No texto
acima, há interesse em:
a)
Fazer
uma crítica negativa e centrada na ideia de que não vale a pena comprar o
disco.
b) Fazer
uma análise do disco em função da carreira do artista Mano Brown e dos seus
interesses musicais.
c)
Fazer
uma crítica extremamente favorável ao disco “Boogie naipe” sem qualquer crítica
ou avaliação que não seja muito positiva.
d) Fazer
uma deferência no sentido de mostrar o quanto ele é superior a toda obra de
Mano Brown na banda Racionais MCs.
e) Fazer
uma comparação entre o Mano Brown no Racionais MCs com o trabalho solo dele com
o intuito de mostrar a superioridade deste.
28 –
Opera10 – análise textual
Fonte: http://www.ivancabral.com/
Na charge
acima, há uma palavra que está presente a fim de que seja vista com duplo
sentido, qual é ela?
a)
Eca
b)
Humano
c)
Emissário
d)
Manda
e)
Quando
29 –
Opera10 – análise textual
“Este mundo é redondo, mas está ficando muito
chato.” [Barão de Itararé, Apparício Fernando de Brinkerhoff Torelly
(1895-1971)]
“O gótico é uma barbárie sofisticada. É a paixão
pela vida coberta pelo simbolismo da morte. É um amor cínico pelo sentimento. É
uma combinação de extremos como sexo e morte. É utilizar a escuridão para
iluminar. É acreditar que a obrigação é vã e vaidade é um dever. É a compulsão
por fazer a coisa errada pelos motivos certos. É uma nostalgia ansiosa pelos
dias sombrios que nunca existiram. É a negação da realidade e a transferência
da fé para o imaginário. É o profano, o sinistro, o estranho.” (Gavin Baddeley,
no livro “Goth Chic, um guia para a cultura dark”)
O recurso
presente e comum aos dois aforismos acima e que foi usado como uma forma de
articular as ideias em ambas construções é:
a) Hipérbole.
b)
Personificação.
c)
Ratificação.
d)
Retificação.
e)
Paradoxo.
30 –
Opera10 - gramática
O trecho abaixo
é do conto “Pálpebras de neblina” de Caio Fernando Abreu, leia com atenção:
“Fim de tarde. Dia banal, terça, quarta-feira. Eu
estava me sentindo muito triste. Você pode dizer que isso tem sido freqüente
demais, ou até um pouco (ou muito) chato. Mas, que se há de fazer, se eu estava
mesmo muito triste? Tristeza-garoa, fininha, cortante, persistente, com alguns
relâmpagos de catástrofe futura. Projeções: e amanhã, e depois? e trabalho,
amor, moradia? o que vai acontecer? Típico pensamento-nada-a-ver: sossega, o
que vai acontecer acontecerá. Relaxa, baby, e flui: barquinho na correnteza,
Deus dará. Essas coisas meio piegas, meio burras, eu vinha pensando naquele
dia. Resolvi andar. Andar e olhar. Sem pensar, só olhar: caras, fachadas,
vitrinas, automóveis, nuvens, anjos bandidos, fadas piradas, descargas de
monóxido de carbono. Da praça Roosevelt, fui subindo pela Augusta, enquanto
lembrava uns versos de Cecília Meireles, dos Cânticos: "Não digas 'Eu sofro'.
Que é que dentro de ti és tu? / Que foi que te ensinaram/ que era sofrer
?" Mas não conseguia parar. Surdo a qualquer zen-budismo, o coração doía
sintonizado com o espinho. Melodrama: nem amor, nem trabalho, nem família, quem
sabe nem moradia - coração achando feio o não-ter. Abandono de fera ferida,
bolero radical. Última das criaturas, surto de lucidez impiedosa da Big Loira
de Dorothy Parker. Disfarçado, comecei a chorar.(...)”
Sobre a obra cima, marque a alternativa que melhor
explica o uso dos modos e tempos verbais na construção dela.
a)
O
verbo “estar” na expressão “Eu estava me sentindo muito triste.” remete a uma
ação finalizada no passado.
b) O
verbo “sossegar” em “...sossega, o que vai acontecer acontecerá.” foi usado
no presente do indicativo no sentido durativo.
c) O verbo “acontecer” em “...o que vai acontecer
acontecerá...” foi usado no sentido de indicar uma ação futura que seguramente
acontecerá.
d) O verbo “pensar” em “...eu vinha pensando naquele
dia...” ocorre de forma a dar a entender que o pensar é algo permanente e
característico do personagem.
e) O verbo “doer” em “...o coração doía sintonizado
com o espinho...” foi usada de forma a mostrar que esse evento ocorre
repetidamente desde tempos imemoriais.
31 -
Opera10 – tipologias textuais
Marque
entre as alternativas abaixo a que corresponde à tipologia textual predominante
no texto abaixo:
“Um dos
enganos em que incorremos é confundir o sério com o aborrecido. Podemos dizer
coisas importantes com um tom leve, inclusive divertido. Na história do
pensamento há exemplos estranhos, mas facilmente traçáveis: Demócrito, entre os
gregos, por suas histórias engraçadas; Luciano de Samósata, Voltaire, Diderot,
Rabelais, inclusive Wittgenstein, que muitas vezes é muito divertido. Acredito
que no insólito há um valor filosófico ao deslocar o olhar. O assombro é o
ponto de partida da filosofia; Platão, Aristóteles, muitos filósofos o
disseram. Se nos assombrarmos, começamos a ver as coisas de outro modo.
Falta-nos assombro.” (Roger-Pol Droit, filósofo francês)
a) Tipologia
argumentativa.
b)
Tipologia
expositiva.
c)
Tipologia
descritiva.
d)
Tipologia
narrativa.
e)
Tipologia
injuntiva.
32 –
Opera10 – análise textual
Leia
atentamente os poemas abaixo e marque a alternativa correta sobre eles:
Le
bruit des cabarets
Le
bruit des cabarets, la fange des trottoirs,
Les
platanes déchus s’effeuillant dans l’air noir,
L’omnibus,
ouragan de ferraille et de boues,
Qui
grince, mal assis entre ses quatre roues,
Et
roule ses yeux verts et rouges lentement,
Les
ouvriers allant au club, tout en fumant
Leur
brûle-gueule au nez des agents de police,
Toits
qui dégouttent, murs suintants, pavé qui glisse,
Bitume
défoncé, ruisseaux comblant l’égout,
Voilà
ma route — avec le paradis au bout.
(Paul
Verlaine)
|
O ruído
dos cafés
O ruído
dos cafés; a lama das calçadas;
os
plátanos pelo ar desfolhando as ramadas;
o
ônibus, furacão de rodas e engrenagens,
enlameado,
a ranger num rumor de ferragens
e
girando o olho verde e rubro das lanternas;
os
operários a caminho das tavernas,
com os
cachimbos à boca a afrontarem os guardas;
paredes
a ruir; telhados de mansardas;
sarjetas
pelo chão resvaladiço e imundo, –
tal meu
caminho, – mas com o paraíso ao fundo.
(Tradução
de Onestaldo de Pennafort do poema “Le bruit des cabarets” de Paul Verlaine)
|
A voz
dos botequins
A voz
dos botequins, a lama das sarjetas,
Os
plátanos largando no ar as folhas pretas,
O
ônibus, furacão de ferragens e lodo,
Que
entre as rodas se empina e desengonça todo,
Lentamente,
o olhar verde e vermelho rodando,
Operários
que vão para o grêmio fumando
Cachimbo
sob o olhar de agentes de polícia,
Paredes
e beirais transpirando imundícia,
A
enxurrada entupindo o esgoto, o asfalto liso,
Eis meu
caminho – mas no fim há um paraíso.
(Tradução
de Guilherme de Almeida do poema “Le bruit des cabarets” de Paul Verlaine)
|
a) Os
poemas têm entre si uma relação intertextual convencionalmente chamada de
paráfrase.
b)
Nos
dois poemas em português, o último verso tem exatamente o mesmo sentido apesar
do uso de algumas palavras diferentes.
c) Na
versão de Guilherme de Almeida, o poema do poeta francês Paul Verlaine é
vertido para o português por meio de um universo mais denso, carregado e mesmo
decadente do que a de Onestaldo de Pennafort.
d) No
sexto verso das versões do poema de Verlaine, as palavras “tavernas” e “grêmio”
têm o mesmo sentido.
e) Em
função dos três textos acima, é possível afirmar que o processo de traduzir
algo é mais confiável quanto mais conotativo é o texto a ser traduzido.
33 -
Opera10 – variação linguística
A
internet, especialmente por causa dos jovens, tem sido um ambiente em que uma
nova variante da língua cotidianamente é desenvolvida, quando abreviações como
vc, tb, fds, aki, e abs, que substituem você, também, fim de semana, aqui e
abraço, respectivamente, têm sido comumente usadas.
Sobre
esse fenômeno marque a alternativa correta.
a) Essa
forma de escrever em “chats”, comunicadores instantâneos e “e-mails” põe em
risco a integridade do idioma e o empobrece. Portanto, no futuro, é certo
afirmar que as formas de expressão escrita em Língua Portuguesa serão limitadas
a palavras em que as vogais serão em menor número do que nas de hoje.
b) Essa forma de comunicação escrita
ambiciona simular o contexto de enunciação de um diálogo em forma gráfica, ou
seja, a velocidade das respostas, o dinamismo, a troca de turnos ágil, etc.
Portanto, não oferece riscos para o idioma, porque apenas contribui com uma
nova variante para a Língua Portuguesa.
c)
É
uma forma de gerenciar afetividade por meio da língua na sua versão escrita.
d) É
uma forma de se comunicar inferior à norma padrão, tal como variantes
linguísticas como a gíria, oriundas da norma popular.
e) Em
função desse fenômeno linguístico e do massivo acesso de brasileiros à
internet, é correto afirmar que essa forma de escrever influenciará rapidamente
a norma padrão ditada pelas gramáticas.
34 -
Opera10 – Arte música
“Hip-Hop
é uma cultura que consiste em 4 subculturas ou subgrupos, baseadas na
criatividade. Um dos primeiros grupos seria, e se não o mais importante da
cultura Hip-Hop, por criar a base para toda a cultura, o DJ é o músico sem
“instrumentos” ou o criador de sons para o RAP, o B.Boy (a dança B.Boy, Poppin,
Lockin e Up-rockin) representando a dança, o MC (com ou sem utilizar das
técnicas de improviso) representa o canto, o Writer (escritores e/ou
grafiteiros) representa a arte plástica, expressão gráfica nas paredes
utilizando o spray.” (Daniel Tocha)
Marque a
alternativa correta sobre a origem e o desenvolvimento do RAP no Brasil e nos
EUA.
a) O
RAP no Brasil seguiu e segue as mesmas preferências estéticas e temáticas do
RAP estadunidense, por reproduzir ou adaptar apenas a música norte-americana
sem que influências musicais brasileiras possam ser percebidas nos “raps” no
Brasil.
b) O
RAP foi desenvolvido em bairros periféricos de cidades norte-americanas como
New York em função do contato de negros norte-americanos e negros imigrantes
jamaicanos. Foi por muito tempo nos EUA uma manifestação cultural estritamente
negra, urbana, periférica e politizada.
c) O
RAP foi rapidamente assimilado pelas grandes redes de televisão
norte-americanas, inclusive a MTV, que muito auxiliou no desenvolvimento do RAP
até que ele se tornasse o fenômeno cultural de grande escala que é hoje nos
EUA.
d) O
RAP é um ritmo musical que, hoje, no Brasil e em todo o mundo, tem uma relação
muito evidente e explícita, com a ostentação e com os valores das classes mais
abastadas.
e) O
sucesso do RAP dá-se de forma semelhante em diversas cidades do mundo como São
Paulo, Bogotá, Luanda, New York, Paris, etc., onde tornou-se uma música pop,
muita ouvida por todas as classes sociais e plenamente aceita pelos meios de
comunicação de massa desses lugares.
35 –
Opera10 – análise textual
Leia
abaixo um trecho do poema “Os estatutos do homem” de autoria do poeta
brasileiro Thiago de Mello e marque a alternativa correta sobre o tipo de
documento a que ele intertextualmente se relaciona:
“Artigo I
Fica
decretado que agora vale a verdade.
agora
vale a vida,
e de mãos
dadas,
marcharemos
todos pela vida verdadeira.
Artigo II
Fica
decretado que todos os dias da semana,
inclusive
as terças-feiras mais cinzentas,
têm
direito a converter-se em manhãs de domingo. (...)”
a) Estatuto
do idoso.
b)
Manifesto
futurista.
c)
Os
Dez Mandamentos.
d)
Declaração
Universal dos Direitos do Homem.
e)
Manifesto
Pau-Brasil.
36 –
Opera10 – análise textual
Leia com
atenção as duas primeiras estrofes de “Velha roupa colorida” (1976) de Belchior
e marque a alternativa correta quanto às referências culturais presentes na
música:
“Você não
sente nem vê
Mas eu
não posso deixar de dizer, meu amigo
Que uma
nova mudança em breve vai acontecer
E o que
há algum tempo era novo jovem
Hoje é
antigo, e precisamos todos rejuvenescer
Nunca
mais meu pai falou: She's leaving home
E meteu o
pé na estrada, Like a Rolling Stone
Nunca
mais eu convidei minha menina
Para
correr no meu carro (loucura, chiclete e som)
Nunca
mais você saiu a rua em grupo reunido
O dedo em
V, cabelo ao vento, amor e flor, quê de um cartaz (...)”
a) Semana
de Arte Moderna de 1922.
b)
Movimento
Hippie.
c)
Movimento
Armorial.
d)
Movimento
Verde-Amarelo.
e)
Manguebeat.
37 –
Opera10 – análise textual
Carta
sobrevive na era do e-mail
Ninguém
questiona o fato de que a internet chegou para ficar
e está
transformando o modo como o mundo se comunica. A proliferação do uso de e-mails, sites de
relacionamento e mesmo SMS enterrou para muitos a ideia de enviar uma carta.
Mas os correios em todo o mundo descobriram que a carta não desapareceu. Há três anos, o envio
de correspondências se mantém estável, segundo a União Postal Universal,
fundada em 1874 em Berna. No mundo são 1,2 bilhão de cartas mandadas por dia.
Por ano, os campeões são os americanos, com 199 bilhões de cartas. O Japão vem
em distante segundo lugar, com 25 bilhões, e a Alemanha, com 21 bilhões.
Segundo 193 correios do mundo, há grandes diferenças ainda entre os países
sobre como as pessoas se comunicam. Na Arábia Saudita, a carta continua sendo a
forma mais usada por trabalhadores imigrantes provenientes da Ásia para se
comunicar com suas famílias em seus países de origem. Na África, a realidade é
mais problemática. Somente uma a cada oito pessoas tem um endereço para onde
alguém possa enviar uma carta. Se nem endereço fixo
é
uma realidade, a internet continua um sonho distante. No mundo, uma a cada três
pessoas tem acesso à internet em casa. Mas a taxa é de uma a cada 20 nos países
em desenvolvimento, segundo a União Internacional de Telecomunicações.
(Adaptado
de: Agência Estado. Carta sobrevive na era do e-mail. Gazeta do Povo, 6 jun.
2010, p. 15.)
Lido o
texto, marque a alternativa em consonância com as ideias expostas nele e com
seus conhecimentos sobre a confecção de cartas e “e-mails”.
a) Segundo
o texto, o acesso à internet é mais amplo do que o envio de cartas.
b) A
falta de acesso à internet é determinada por muitos condicionantes semelhantes
aos que impedem alguém de receber uma carta.
c) A
quantidade de envio de cartas por um povo é inversamente proporcional ao acesso
à internet oferecido a esse grupo.
d) As
cartas exigem mais alfabetização do que o acesso à internet.
e) A
exclusão social determina a falta de acesso à internet na maioria das vezes,
mas não dificulta o acesso a serviços postais.
38 -
Opera10 - arte
Em 1915,
foi lançada a controversa película “O Nascimento de uma Nação” de autoria do
cineasta norte-americano D.W. Griffith. O filme marcou uma revolução técnica na
sétima arte. Entretanto, integrantes da Ku Klux Klan, grupo violento e racista
do sul dos EUA, são retratados como heróis, enquanto os negros são
representados como vilões. Para muitos, o filme e seu idealizador são
responsáveis por uma série de linchamentos de negros ocorridos no sul
norte-americano e ainda pelo recrudescimento das ideias da Klan. Outros filmes
como “Platoon”, “Assassinos por natureza”, “Old boy”, “Cães de aluguel” e
“Apocalipse Now" são acusados de fomentar ódio e mesmo violência em muitos
países.
Por outro
lado, manifestações artísticas foram usadas como forma de protesto e denúncia
de várias situações que atentavam contra os direitos humanos ou contra a
humanidade, são exemplos: a participação do soul e do funk norte-americanos
(James Brown, Sly and Family Stone, Funkadelic, Marvin Gaye, etc.) na luta
pelos direitos civis dos negros nos EUA; a denúncia do bombardeio da cidade de
Guernica na Espanha representado na obra “Guernica” de Picasso; as músicas e
atitudes de John Lennon contrárias à Guerra no Vietnã que se opuseram a
política belicista de governos norte-americanos; etc.
Sobre o
poder transformador e influenciador da arte, marque a alternativa correta:
a) A
arte, de forma geral, é classificada como tal de acordo com o poder político
estabelecido em uma época, contudo é uma relação provisória, pois só perdura
durante o tempo de vigência desse “status quo”.
b) O
artista nunca deve ser responsabilizado pelas interpretações que os
espectadores desenvolvem em relação a sua produção, mesmo porque a arte é
sempre um ato humano em que a idiossincrasia do espectador é o único determinante
para a forma como ela será compreendida.
c) A
arte é um processo ideologica e esteticamente transitório, pois o que era
considerado ofensivo, inadequado ou subversivo no passado pode não sê-lo hoje.
d) A
arte é produto do invento do artista que a produz, por isso não se pode
associá-la a quaisquer contextos históricos ou culturais.
e) A
arte não é capaz de influenciar pessoas pelo ponto de vista ideológico neutro e
imparcial que a define.
39 –
Opera10 – análise textual
Leia o
texto abaixo:
"O
homem que não tem música dentro de si
Nem se
comove com a harmonia dos sons mais doces
Foi feito
para traições, estratagemas e pilhagens
O
movimento de seu espírito é opaco como a noite
e seus
afetos escuros como o inferno
Um homem
assim não merece confiança"
(Willian
Shakespeare)
A partir
da análise das ideias apresentadas no texto, marque a alternativa correta.
a)
Segundo
o autor do texto, a música cumpre um papel humanizador no homem.
b) Segundo
o autor do texto, não há razões morais para se desconfiar do homem que não
gosta de música.
c) Segundo
o autor do texto, o homem que não gosta da música não merece viver.
d) Segundo
o autor do texto, o homem que não gosta de música não é capaz de amar e de ter
afeto por alguém.
e) Segundo
o autor do texto, o homem que não gosta de música não é dotado de espírito.
40 –
Opera10 - gramática
Leia
atentamente a letra abaixo e responda ao que se pede:
O Meu
Sangue Ferve Por Você
Sidney
Magal
Composição:
M. Pancol / J. Arel / C. Carrere / Vrs. Serafim Costa Almeida
Teu!
Todo teu
Minha!
Toda
minha
Juntos
essa noite
Quero te
dar todo meu amor...
Toda!
Minha
vida
(siiiiimm)
Eu te
procurei
(nananananá)
Hoje sou
feliz
Com você
que é tudo
O que
sonhei...
Oooohhhh!
Eu te
amo!
Oooohhhh!
Eu te amo
meu amor
Oooohhhh!
Eu te
amo!
E o meu
sangue ferve
Por você...(2x)
Você me
enlouquece
Você é o
que quero
Eu sou
prisioneiro
Prisioneiro
Desse seu
amor...
Toda!
Minha
vida
(sim sim
sim sim!)
Eu te
procurei
Hoje sou
feliz
Com você
que é tudo
O que
sonhei...
Oooohhhh!
Eu te
amo!
Oooohhhh!
Eu te amo
meu amor
Oooohhhh!
Eu te
amo!
E o meu
sangue ferve
Por
você...(3x)
Sobre o
uso de conectivos na música acima, o uso da conjunção “e” pode referir-se a
qual relação de sentido além da adição.
a) Concessão.
b)
Condição.
c)
Oposição.
d)
Alternância.
e)
Causa.
Observação: todas as questões deste simulado foram feitas pelo professor Estéfani Martins. O gabarito das questões foi publicado como comentário desta publicação.
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