Leia com atenção os textos abaixo.
Texto 01.
“No ano de 1982, a Assembleia Geral da ONU – Organização
das Nações Unidas criou um programa que visa atender as necessidades das
pessoas com qualquer tipo de deficiência física, o Programa de Ação Mundial para
Pessoas com Deficiência.
Dez anos depois, no dia 14 de outubro, a Assembleia
instituiu o dia 03 de dezembro como o dia internacional do deficiente físico,
para que pudessem conscientizar, comprometer e fazer com que programas de ação
conseguissem modificar as circunstâncias de vida dos deficientes em todo o
mundo.
Podemos considerar como deficiência física, quando alguma
parte do organismo humano não apresenta um funcionamento perfeito, porém isso
não pode ser considerado como diferença, pois existem várias pessoas com os
mesmos tipos de limitações que as tornam normais dentro de suas possibilidades.”
Para ter acesso à íntegra dessa publicação, clique no "link" abaixo à esquerda.
Texto 02.
Texto 03.
“Dados do IBGE revelam que 6,2% da população brasileira
tem algum tipo de deficiência. A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) considerou
quatro tipos de deficiências: auditiva, visual, física e intelectual. O
levantamento foi divulgado hoje (21) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e
Estatística (IBGE) e feito em parceria com o Ministério da Saúde.
Dentre os tipos de deficiência pesquisados, a visual é a
mais representativa e atinge 3,6% dos brasileiros, sendo mais comum entre as
pessoas com mais de 60 anos (11,5%). O grau intenso ou muito intenso da
limitação impossibilita 16% dos deficientes visuais de realizarem atividades
habituais como ir à escola, trabalhar e brincar.
O Sul é a região do país com maior proporção de pessoas
com deficiência visual (5,4%). A pesquisa mostra que 0,4% são deficientes
visuais desde o nascimento e 6,6% usam algum recurso para auxiliar a locomoção,
como bengala articulada ou cão guia. Menos de 5% do grupo frequentam serviços
de reabilitação.
O estudo mostra também que 1,3% da população tem algum
tipo de deficiência física e quase a metade deste total (46,8%) têm grau
intenso ou muito intenso de limitações. Somente 18,4% desse grupo frequentam
serviço de reabilitação.
Ainda segundo o IBGE, 0,8% da população brasileira tem
algum tipo de deficiência intelectual e a maioria (0,5%) já nasceu com as
limitações. Do total de pessoas com deficiência intelectual, mais da metade
(54,8%) tem grau intenso ou muito intenso de limitação e cerca de 30%
frequentam algum serviço de reabilitação em saúde.”
Texto 04.
“O preconceito com deficiências física, visual, auditiva,
entre outras, é algo já naturalizado na sociedade, mas há um meio de contornar
a situação, a inclusão. Neide de Aquino Noffs, diretora e professora da
Faculdade de Educação da PUC-SP, explica que a inclusão reconhece a pluralidade
de pessoas e seus direitos específicos, além de assegurar um atendimento não discriminatório
a essas pessoas.
Incluir as pessoas com deficiência física na sociedade
foi um processo, como explica a professora. Antes, o 'método' era a segregação,
em que eles ficavam separados. Depois, passamos pela integração, em que
tentávamos adaptar a pessoa ao ambiente. Agora, há a inclusão, na qual o
ambiente deve ser adaptado para que eles façam parte da sociedade..”
Situação 2017E7-A
- Dissertação (USP, UFU, Unesp, Uniube, etc.)
Faça uma
dissertação sobre as razões históricas, sociais e culturais do preconceito
contra pessoas com deficiência no Brasil.
Instruções:
1. Lembre-se de que a situação de produção de seu texto
requer o uso da norma padrão da língua portuguesa.
2. A redação deverá ter entre 25 e 30 linhas.
3. Dê um título a sua redação.
Situação 2017E7-B
– Outros gêneros textuais – artigo de opinião (Unicamp, UEL, etc.)
Escreva uma artigo de opinião sobre a situação das
pessoas com deficiência no Brasil.
Instruções gerais:
1. Se for o caso do gênero textual em questão, dê um
título para sua redação. Esse título deverá deixar claro o aspecto da situação
escolhida que você pretende abordar.
3. Se a estrutura do gênero selecionado exigir
assinatura, escreva, no lugar da assinatura: José ou Josefa. Em hipótese alguma
escreva seu nome, pseudônimo, apelido, etc. na folha de prova.
4. Utilize trechos dos textos motivadores (da situação
que você selecionou) e parafraseie-os.
5. Não copie trechos dos textos motivadores ao fazer sua
redação.
6. Quanto ao número mínimo e máximo de linhas e de acordo
com o vestibular pretendido, informe qual o vestibular que você irá prestar
para que possamos adequar a correção às exigências do concurso escolhido.
Situação 2017E7-F
- Dissertação (Enem)
A partir da
leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao
longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo na modalidade
escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “desafios para a plena
inclusão da pessoa com deficiência na sociedade brasileira”, apresentando
proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize
e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu
ponto de vista.
Instruções Enem:
1. O rascunho da redação deve ser feito no espaço
apropriado.
2. O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha
própria, em até 30 linhas.
3. A redação com até 7 (sete) linhas escritas será
considerada “insuficiente” e receberá nota zero.
4. A redação que fugir ao tema ou que não atender ao tipo
dissertativo-argumentativo receberá nota zero.
5. A redação que apresentar proposta de intervenção que
desrespeite os direitos humanos receberá nota zero.
6. A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta
de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas
desconsiderado para efeito de correção.
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