Leia atentamente os textos abaixo.
Texto 01.
“Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões
intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais
alunos contra um ou mais colegas. O termo bullying tem origem na palavra
inglesa bully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em
português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação
e maltrato.
‘É uma das formas de violência que mais cresce no mundo’,
afirma Cléo Fante, educadora e autora do livro ‘Fenômeno Bullying: Como
Prevenir a Violência nas Escolas e Educar para a Paz’ (224 págs., Ed. Verus,
tel. (19) 4009-6868 ). Segundo a especialista, o bullying pode ocorrer em
qualquer contexto social, como escolas, universidades, famílias, vizinhança e
locais de trabalho. O que, à primeira vista, pode parecer um simples apelido
inofensivo pode afetar emocional e fisicamente o alvo da ofensa.”
Para ter acesso à íntegra dessa publicação, clique no "link" abaixo à esquerda.
Texto 02.
“Quando uma criança sofre violência física ou
psicológica, sobretudo no ambiente escolar, o esperado é que aquele trauma seja
superado na medida em que ela cresce, certo? Novas pesquisas indicam, porém,
que as cicatrizes podem acompanhá-la para sempre.
É o caso de uma investigação que seguiu mais de 7 mil
britânicos desde a época em que frequentavam o colégio e tinham entre 7 e 11
anos até a quinta década de vida. A triste constatação: sujeitos que sofreram bullying
possuíam maior probabilidade de encarar depressão, transtornos de ansiedade e
pensamentos suicidas quando adultos. Não parava aí. Essas mesmas pessoas
tendiam a apresentar nível educacional mais baixo e, entre os homens, salários
menores.
‘Nem todos os indivíduos agredidos na infância terão
essas dificuldades depois, mas o risco de que isso aconteça nesse grupo é muito
maior em relação ao restante da população’, analisa a psicóloga Louise
Arseneault, do King’s College London, na Inglaterra.
Em outro levantamento, Louise notou que 26% das mulheres
que foram vítimas de bullying mais jovens tornaram-se obesas aos 45 anos –
entre as que não passaram por isso, o índice ficou em 19%. Na comparação, ainda
foi possível discernir que quem pelejou com as zoeiras quando pequeno
apresentava mais tarde uma maior circunferência na cintura, algo que, além de
incomodar o espelho, pode sabotar a saúde.
Além do impacto no corpo, a mente e o convívio social
também costumam sair traumatizados. ‘A autoestima fica abalada e geralmente a
pessoa não consegue fazer amizades com tanta facilidade’, observa Lúcia
Williams, professora de psicologia da Universidade Federal de São Carlos, no
interior paulista. ‘Nesse contexto, pode se desenvolver certa aversão à escola
e há casos de indivíduos que param até de estudar’, atesta.”
Texto 03.
Texto 04.
Situação 2017E9-A
- Dissertação (USP, UFU, Unesp, Uniube, etc.)
Faça uma
dissertação sobre a relação entre “bullying” e a cultura contemporânea.
Instruções:
1. Lembre-se de que a situação de produção de seu texto
requer o uso da norma padrão da língua portuguesa.
2. A redação deverá ter entre 25 e 30 linhas.
3. Dê um título a sua redação.
Situação 2017E9-B
– Outros gêneros textuais – autobiografia (Unicamp, UEL, etc.)
Escreva uma crônica sobre as razões da maioria das
escolas atuarem tão pouco ou mesmo nada contra o “bullying” que ocorre em suas dependências.
Instruções gerais:
1. Se for o caso do gênero textual em questão, dê um
título para sua redação. Esse título deverá deixar claro o aspecto da situação
escolhida que você pretende abordar.
3. Se a estrutura do gênero selecionado exigir
assinatura, escreva, no lugar da assinatura: José ou Josefa. Em hipótese alguma
escreva seu nome, pseudônimo, apelido, etc. na folha de prova.
4. Utilize trechos dos textos motivadores (da situação
que você selecionou) e parafraseie-os.
5. Não copie trechos dos textos motivadores ao fazer sua
redação.
6. Quanto ao número mínimo e máximo de linhas e de acordo
com o vestibular pretendido, informe qual o vestibular que você irá prestar
para que possamos adequar a correção às exigências do concurso escolhido.
Situação 2017E9-F
- Dissertação (Enem)
A partir da
leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao
longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo na modalidade
escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “os caminhos para
erradicar o ‘bullying’ das escolas brasileiras”, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos
humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos
e fatos para defesa de seu ponto de vista.
Instruções Enem:
1. O rascunho da redação deve ser feito no espaço
apropriado.
2. O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha
própria, em até 30 linhas.
3. A redação com até 7 (sete) linhas escritas será
considerada “insuficiente” e receberá nota zero.
4. A redação que fugir ao tema ou que não atender ao tipo
dissertativo-argumentativo receberá nota zero.
5. A redação que apresentar proposta de intervenção que
desrespeite os direitos humanos receberá nota zero.
6. A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta
de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas
desconsiderado para efeito de correção.
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