Leia com atenção os textos abaixo.
Texto 01.
“Se a vida é realmente um
concurso de beleza, como afirmou o estilista Thierry Mugler, nos resta esperar
ter nascido numa época em que as normas de beleza correspondam às nossas
características naturais.” (Lars Svendsen em "Moda: uma filosofia")
Texto 02.
“Em todos os períodos, e claro,
há vários tipos de semblantes, mas somente um será escolhido pelo gosto de
certo período como sua imagem ideal de felicidade e beleza, enquanto todos os
demais fazem o possível para copiá-lo; com a ajuda da moda e de costureiros,
até os feios conseguem se aproximar do ideal. Mas há alguns rostos que nunca o
conseguem, rostos nascidos para uma estranha distinção própria, expressando
resolutamente o ideal de beleza esplêndido e banido de um período anterior.”
(Robert Musil)
Para ter acesso à íntegra dessa publicação, clique no "link" abaixo à esquerda.
Texto 03.
"É inútil fazer a nossa
beleza. Ela é uma descoberta do nosso próximo. Aqui está, por exemplo, uma
flor. Não fez nada para que eu a achasse bela. Fui eu que senti a combinação do
seu silêncio com o esmaecimento de seu vermelho. Fui eu que descobri elegância
na inclinação do seu caule para a direita.” (Antônio Maria, 1921-1964, cronista e compositor
pernambucano.)
Texto 04.
"A beleza é um bem
frágil." (Ovídio, 43
a.C.-17, poeta romano.)
Texto 05.
"A verdadeira beleza é
interior, e é somente essa que torna as pessoas radiosas. A cirurgia plástica
deve limitar-se a tornar normal aquilo que não é." (Ivo Pitanguy,
1926-2016, professor, escritor e cirurgião plástico brasileiro. Membro da
Academia Brasileira de Letras)
Texto 06.
"Ainda não vi ninguém que ame a virtude tanto quanto
ama a beleza do corpo." (Confúcio,
551 a.C.-479 a.C., filósofo chinês)
Texto 07.
“Dizes que a beleza não é nada? Imagina um hipopótamo com alma de
anjo... Sim, ele poderá convencer os outros de sua angelitude - mas que
trabalheira!” (Mário Quintana, 1906-1994,
poeta gaúcho)
Situação 2017E8-A
- Dissertação (USP, UFU, Unesp, Uniube, etc.)
Faça uma
dissertação sobre a relevância, a importância e o valor da beleza nas relações
afetivas.
Instruções:
1. Lembre-se de que a situação de produção de seu texto
requer o uso da norma padrão da língua portuguesa.
2. A redação deverá ter entre 25 e 30 linhas.
3. Dê um título a sua redação.
Situação 2017E8-B
– Outros gêneros textuais – carta (Unicamp, UEL, etc.)
Escreva uma carta a ser enviada à empresa que é motivo do
anúncio abaixo em que você comunique a sua posição a respeito das ideias
veiculadas nos anúncios abaixo:
Instruções gerais:
1. Se for o caso do gênero textual em questão, dê um
título para sua redação. Esse título deverá deixar claro o aspecto da situação
escolhida que você pretende abordar.
3. Se a estrutura do gênero selecionado exigir
assinatura, escreva, no lugar da assinatura: José ou Josefa. Em hipótese alguma
escreva seu nome, pseudônimo, apelido, etc. na folha de prova.
4. Utilize trechos dos textos motivadores (da situação
que você selecionou) e parafraseie-os.
5. Não copie trechos dos textos motivadores ao fazer sua
redação.
6. Quanto ao número mínimo e máximo de linhas e de acordo
com o vestibular pretendido, informe qual o vestibular que você irá prestar
para que possamos adequar a correção às exigências do concurso escolhido.
Situação 2017E8-F
- Dissertação (Enem)
A partir da
leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao
longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo na modalidade
escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “caminhos para combater a
ditadura da beleza no Brasil”, apresentando proposta de intervenção, que
respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma
coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
Instruções Enem:
1. O rascunho da redação deve ser feito no espaço
apropriado.
2. O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha
própria, em até 30 linhas.
3. A redação com até 7 (sete) linhas escritas será
considerada “insuficiente” e receberá nota zero.
4. A redação que fugir ao tema ou que não atender ao tipo
dissertativo-argumentativo receberá nota zero.
5. A redação que apresentar proposta de intervenção que
desrespeite os direitos humanos receberá nota zero.
6. A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta
de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas
desconsiderado para efeito de correção.
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