Leia com atenção os textos abaixo.
Texto 01.
“No ano de 1982, a Assembleia Geral da ONU – Organização
das Nações Unidas criou um programa que visa atender as necessidades das
pessoas com qualquer tipo de deficiência física, o Programa de Ação Mundial para
Pessoas com Deficiência.
Dez anos depois, no dia 14 de outubro, a Assembleia
instituiu o dia 03 de dezembro como o dia internacional do deficiente físico,
para que pudessem conscientizar, comprometer e fazer com que programas de ação
conseguissem modificar as circunstâncias de vida dos deficientes em todo o
mundo.
Podemos considerar como deficiência física, quando alguma
parte do organismo humano não apresenta um funcionamento perfeito, porém isso
não pode ser considerado como diferença, pois existem várias pessoas com os
mesmos tipos de limitações que as tornam normais dentro de suas possibilidades.”
Texto 02.
Para ler o restante desta publicação, clique no "link" abaixo à esquerda.
Texto 03.
“Dados do IBGE revelam que 6,2% da população brasileira
tem algum tipo de deficiência. A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) considerou
quatro tipos de deficiências: auditiva, visual, física e intelectual. O
levantamento foi divulgado hoje (21) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e
Estatística (IBGE) e feito em parceria com o Ministério da Saúde.
Dentre os tipos de deficiência pesquisados, a visual é a
mais representativa e atinge 3,6% dos brasileiros, sendo mais comum entre as
pessoas com mais de 60 anos (11,5%). O grau intenso ou muito intenso da
limitação impossibilita 16% dos deficientes visuais de realizarem atividades
habituais como ir à escola, trabalhar e brincar.
O Sul é a região do país com maior proporção de pessoas
com deficiência visual (5,4%). A pesquisa mostra que 0,4% são deficientes
visuais desde o nascimento e 6,6% usam algum recurso para auxiliar a locomoção,
como bengala articulada ou cão guia. Menos de 5% do grupo frequentam serviços
de reabilitação.
O estudo mostra também que 1,3% da população tem algum
tipo de deficiência física e quase a metade deste total (46,8%) têm grau
intenso ou muito intenso de limitações. Somente 18,4% desse grupo frequentam
serviço de reabilitação.
Ainda segundo o IBGE, 0,8% da população brasileira tem
algum tipo de deficiência intelectual e a maioria (0,5%) já nasceu com as
limitações. Do total de pessoas com deficiência intelectual, mais da metade
(54,8%) tem grau intenso ou muito intenso de limitação e cerca de 30%
frequentam algum serviço de reabilitação em saúde.”
Texto 04.
“De acordo com a lei, fica classificada como pessoa com
deficiência o cidadão ‘que tem impedimentos de longo prazo de natureza física,
mental, intelectual ou sensorial que podem obstruir a sua participação plena e
efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas’.
Conforme a lei, será criado na internet o Cadastro
Nacional de Inclusão da Pessoa com Deficiência para coletar, processar e
disseminar informações que permitam a identificação e a caracterização
socioeconômica da pessoa com deficiência, “bem como das barreiras que impedem a
realização de seus direitos”.
O texto prevê a criação de um ‘auxílio-inclusão’, que
consiste em uma renda auxiliar para o trabalhador portador de deficiência. A
renda extra passará a ser paga no momento da admissão do trabalhador.
Atualmente, existe um benefício, chamado de Benefício da Prestação Continuada,
que a pessoa com deficiência deixa de receber ao ser admitida. Para virar
realidade, o pagamento da verba ainda dependerá da aprovação de outra lei
regulamentando os critérios e o valor do auxílio.
O projeto aprovado pelos senadores também permite que
pessoas com deficiência intelectual casem legalmente, além de formarem união
estável. O projeto permite que Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS)
seja utilizado para a compra de órteses e próteses.
O texto também estabelece diversas cotas mínimas para
deficientes: 3% de unidades habitacionais em programas públicos ou subsidiados
com recursos públicos; 2% das vagas em estacionamentos; 10% dos carros das
frotas de táxi devem ser adaptados; 5% dos carros de autoescolas e de locadoras
de automóveis deverão estar adaptados para motoristas com deficiência; e 10%
dos computadores de ‘lan houses’ deverão ter recursos de acessibilidade para
pessoa com deficiência visual.
Conforme o projeto aprovado no Congresso, a avaliação da
deficiência, ‘quando necessária’, levará em conta: impedimentos nas funções e
nas estruturas do corpo; fatores socioambientais, psicológicos e pessoais;
limitação no desempenho de atividades; e restrição de participação. Caberá ao
poder Executivo criar os instrumentos para a avaliação da deficiência, segundo
o texto.
A lei prevê que ‘toda pessoa com deficiência tem direito
à igualdade de oportunidades com as demais pessoas e não sofrerá nenhuma
espécie de discriminação’.”
Fonte: http://g1.globo.com/politica/noticia/2015/07/dilma-sanciona-estatuto-da-pessoa-com-deficiencia.html
Texto 05.
Situação 2017V38-A
- Dissertação (USP, UFU, Unesp, Uniube, etc.)
Faça uma dissertação
sobre as ideias contidas na charge abaixo:
Instruções:
1. Lembre-se de que a situação de produção de seu texto
requer o uso da norma padrão da língua portuguesa.
2. A redação deverá ter entre 25 e 30 linhas.
3. Dê um título a sua redação.
Situação 2017V38-B
– Outros gêneros textuais – editorial
(Unicamp, UEL, etc.)
Faça um editorial sobre a atual situação das pessoas com
deficiência na sociedade brasileira contemporânea que seja coerente com a linha
ideológica de uma revista de sua escolha. Faça uma referência à revista ao
longo do texto.
Instruções gerais:
1. Se for o caso do gênero textual em questão, dê um
título para sua redação. Esse título deverá deixar claro o aspecto da situação
escolhida que você pretende abordar.
3. Se a estrutura do gênero selecionado exigir
assinatura, escreva, no lugar da assinatura: José ou Josefa. Em hipótese alguma
escreva seu nome, pseudônimo, apelido, etc. na folha de prova.
4. Utilize trechos dos textos motivadores (da situação
que você selecionou) e parafraseie-os.
5. Não copie trechos dos textos motivadores ao fazer sua
redação.
6. Quanto ao número mínimo e máximo de linhas e de acordo
com o vestibular pretendido, informe qual o vestibular que você irá prestar
para que possamos adequar a correção às exigências do concurso escolhido.
Situação 2017V38-C
- Carta argumentativa (UFU, Unicamp, UEL, etc.)
Escreva uma carta argumentativa endereçada a uma pessoa
famosa e com alguma deficiência a fim de discutir o papel importante das mídias
e dos meios de comunicação na mudança de visão sobre esse grupo no Brasil
atual.
Situação 2017V38-D
– Artigo de opinião (UFU, Unicamp, UEL, etc.)
Escreva um artigo de opinião sobre a exclusão social,
econômica e cultural que afeta a maioria
de pessoas com deficiência no Brasil.
Situação 2017V38-E
– Relato (UFU, Unicamp, UEL, etc.)
Faça um relato sobre um passeio numa cidade totalmente adaptada
à maioria das deficiências que podem acometer um ser humano.
Instruções UFU:
1. Após a escolha de uma das situações, assinale sua
opção no alto da folha de resposta e, ao redigir seu texto, obedeça às normas
do gênero selecionado.
2. Se for o caso, dê um título para sua redação. Esse
título deverá deixar claro o aspecto da situação escolhida que você pretende
abordar.
3. Se a estrutura do gênero selecionado exigir
assinatura, escreva, no lugar da assinatura: JOSÉ OU JOSEFA. Em hipótese alguma
escreva seu nome, pseudônimo, apelido, etc. na folha de prova.
4. Utilize trechos dos textos motivadores (da situação
que você selecionou) e parafraseie-os.
5. Não copie trechos dos textos motivadores, ao fazer sua
redação.
6. Mínimo de 25 e máximo de 30 linhas.
7. ATENÇÃO: se você não seguir as instruções da
orientação geral e as relativas ao tema que escolheu, sua redação será
penalizada.
Situação 2017V38-F
- Dissertação (Enem)
A partir da
leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao
longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo na modalidade
escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “acesso pleno das pessoas com
deficiência aos direitos humanos”, apresentando proposta de intervenção, que
respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma
coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
Instruções Enem:
1. O rascunho da redação deve ser feito no espaço
apropriado.
2. O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha
própria, em até 30 linhas.
3. A redação com até 7 (sete) linhas escritas será
considerada “insuficiente” e receberá nota zero.
4. A redação que fugir ao tema ou que não atender ao tipo
dissertativo-argumentativo receberá nota zero.
5. A redação que apresentar proposta de intervenção que
desrespeite os direitos humanos receberá nota zero.
6. A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta
de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas
desconsiderado para efeito de correção.
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