Leia atentamente os textos abaixo.
Texto 01.
“‘Quando Portugal começou a colonização, a coroa não
queria abrir mão do Brasil, mas também não estava disposta a viver aqui. Então,
delegou a outras pessoas a função de ocupar a terra e de organizar as
instituições aqui’, afirma a historiadora.
‘Só que como convencer um fidalgo português a vir para cá
sem lhe oferecer vantagens? A coroa então era permissiva, deixava que trabalhassem
aqui sem vigilância. Se não, ninguém viria.’
Assim, a um oceano de distância da metrópole, criou-se um
clima propício à corrupção, em que o poder e a pessoa se confundiam e eram
vistos como uma coisa só, de acordo com Denise, que é professora de História do
Brasil na Unesp.
No entanto, a historiadora deixa claro que a corrupção
não é uma exclusividade do Brasil, é só uma peculiaridade da formação dessa
característica no país.
‘Temos enraizado uma tradição muito forte de poder
relacionado ao indivíduo que o detém’, avalia Denise. ‘E isso até hoje
interfere na maneira como vemos os direitos e deveres desse tipo de
funcionário.’.”
Texto 02.
“No fundo, por trás da questão da corrupção,
encontraremos o velhíssimo e sempre presente tema do entrechoque - quase
dialeticamente inevitável - do bem individual e do bem comum.
É próprio da natureza humana que cada indivíduo busque,
acima de tudo, o seu próprio bem pessoal. Isso decorre da essência racional e
livre do homem e constitui o fundamento do trabalho, da riqueza, do bem-estar,
enfim, de tudo aquilo que significa dignidade. Uma sociedade em que os
indivíduos fossem coagidos no seu legítimo direito de procurar seus próprios
bens pessoais, seria, sem dúvida, um agrupamento doente, um imenso cárcere,
odioso e antinatural. O bem individual, entretanto, não pode ser entendido sob
um prisma extremado, a ponto de lesar o bem dos outros indivíduos, nem o bem da
comunidade como um todo, também chamado de bem comum.
À primeira vista, pareceria que, se cada qual desejasse o
próprio bem, todos lucrariam e o bem comum já estaria suficientemente atendido.
Essa ótica é um tanto simplista, já que o bem comum não é a mera soma dos bens
individuais, mas algo que transcende muito tal resultado.
Se quisermos procurar os fundamentos desta afirmação, não
será difícil achá-los nos três grandes mestres da Filosofia grega - Sócrates,
Platão e Aristóteles - que assentaram as bases de todo o pensamento ocidental e
que ainda hoje, decorridos bem mais de dois milênios, conservam impressionante
atualidade.”
Texto 03.
“Fenômeno pelo qual um funcionário público é levado a
agir de modo diverso dos padrões normativos do sistema, favorecendo interesses
particulares em troco de recompensas. Corrupto é, portanto, o comportamento
ilegal de quem desempenha um papel na estrutura estadual. Podemos encontrar
três tipos de corrupção: a prática de recompensa para mudar em seu favor o
sentir de um funcionário público, o nepotismo que é a concessão de empregos ou
contratos públicos, baseando não no mérito, mas sim na parentela e o peculato,
que é o desvio ou apropriação e destinação de fundos públicos ao uso privado.”
(Dicionário de Política, Norberto Bobbio)
Fonte: http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=8150
Texto 04.
“O poder tende a corromper, e o poder absoluto
corrompe absolutamente, de modo que os grandes homens são quase sempre homens
maus.” (Lord Acton, John Emerich Edward Dalberg-Acton, 1º barão Acton)
Texto 05.
‘’O Estado de direito não sobrevive sem que
todos os atores envolvidos no processo sejam responsabilizados e sem a
afirmação da superioridade do bem público sobre o bem privado. ’’ (Newton
Bignotto, “Corrupção e estado de direito”)
Situação 2017V30-A
- Dissertação (USP, UFU, Unesp, Uniube, etc.)
Faça uma
dissertação argumentativa sobre as origens da corrupção no Brasil.
Instruções:
1. Lembre-se de que a situação de produção de seu texto
requer o uso da norma padrão da língua portuguesa.
2. A redação deverá ter entre 25 e 30 linhas.
3. Dê um título a sua redação.
Situação 2017V30-B
– Outros gêneros textuais – manifesto (Unicamp, UEL, etc.)
Escreva um manifesto para propor uma mobilização
permanente de todos os brasileiros contra a corrupção em todos os aspectos
dessa prática que assolam a sociedade brasileira.
Instruções gerais:
1. Se for o caso do gênero textual em questão, dê um
título para sua redação. Esse título deverá deixar claro o aspecto da situação
escolhida que você pretende abordar.
3. Se a estrutura do gênero selecionado exigir
assinatura, escreva, no lugar da assinatura: José ou Josefa. Em hipótese alguma
escreva seu nome, pseudônimo, apelido, etc. na folha de prova.
4. Utilize trechos dos textos motivadores (da situação
que você selecionou) e parafraseie-os.
5. Não copie trechos dos textos motivadores ao fazer sua
redação.
6. Quanto ao número mínimo e máximo de linhas e de acordo
com o vestibular pretendido, informe qual o vestibular que você irá prestar
para que possamos adequar a correção às exigências do concurso escolhido.
Situação 2017V30-C
- Carta argumentativa (UFU, Unicamp, UEL, etc.)
Escreva uma carta argumentativa na condição de um eleitor
de um político que tenha sido alvo de múltiplas investigações de corrupção com
o intuito de questioná-lo sobre tais acusações.
Situação 2017V30-D
– Artigo de opinião (UFU, Unicamp, UEL, etc.)
Escreva um artigo de opinião sobre a relação entre a
corrupção do dia a dia praticada por uma parte dos brasileiros com a exposta no
conceito do pensador e jurista Norberto Bobbio em seu “Dicionário de Política”
(texto 03.).
Situação 2017V30-E
– Relato (UFU, Unicamp, UEL, etc.)
Faça um relato a partir do ponto de vista de eleitor em
que se relate como a corrupção sistêmica e em enorme escala afetou suas
expectativas sobre o futuro do Brasil.
Instruções UFU:
1. Após a escolha de uma das situações, assinale sua
opção no alto da folha de resposta e, ao redigir seu texto, obedeça às normas
do gênero selecionado.
2. Se for o caso, dê um título para sua redação. Esse
título deverá deixar claro o aspecto da situação escolhida que você pretende
abordar.
3. Se a estrutura do gênero selecionado exigir
assinatura, escreva, no lugar da assinatura: JOSÉ OU JOSEFA. Em hipótese alguma
escreva seu nome, pseudônimo, apelido, etc. na folha de prova.
4. Utilize trechos dos textos motivadores (da situação
que você selecionou) e parafraseie-os.
5. Não copie trechos dos textos motivadores, ao fazer sua
redação.
6. Mínimo de 25 e máximo de 30 linhas.
7. ATENÇÃO: se você não seguir as instruções da
orientação geral e as relativas ao tema que escolheu, sua redação será penalizada.
Situação 2017V30-F
- Dissertação (Enem)
A partir da
leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao
longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo na modalidade
escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “a corrupção como maior
entrave para o desenvolvimento social e econômico do Brasil”, apresentando
proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize
e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu
ponto de vista.
Instruções Enem:
1. O rascunho da redação deve ser feito no espaço
apropriado.
2. O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha
própria, em até 30 linhas.
3. A redação com até 7 (sete) linhas escritas será
considerada “insuficiente” e receberá nota zero.
4. A redação que fugir ao tema ou que não atender ao tipo
dissertativo-argumentativo receberá nota zero.
5. A redação que apresentar proposta de intervenção que
desrespeite os direitos humanos receberá nota zero.
6. A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta
de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas
desconsiderado para efeito de correção.
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