Leia atentamente os textos abaixo.
Texto 01.
“A qualidade de vida é um termo subjetivo e
multidimensional que engloba características positivas e negativas da vida. É
uma condição dinâmica que reflete os eventos da vida: a perda de um emprego,
uma doença ou algum problema podem mudar a definição de qualidade de vida de
forma rápida e drástica.
Ainda que mensurá-la seja difícil, a clareza é
extremamente importante, especialmente para médicos que precisam levar a
qualidade de vida em conta ao considerar o uso de intervenções para a
manutenção da vida de pacientes gravemente doentes. Sob essas circunstâncias,
criar uma definição distinta é eticamente importante e não um detalhe
subjetivo.
A qualidade de vida engloba:
- A satisfação com a vida, que é subjetiva e pode mudar.
- Fatores multidimensionais que incluem saúde física,
satisfação psicológica, independência pessoal, bem-estar familiar, educação,
crença religiosa, senso de otimismo, serviços e transporte local, emprego,
relacionamentos sociais, moradia e o ambiente em que se vive.
- Perspectivas culturais, valores, expectativas pessoais
e objetivos em relação ao que se espera da vida.
- Não apenas a ausência de uma doença, mas a presença do
bem-estar físico, mental e social. Os autores destacam a necessidade de uma
equipe médica multidisciplinar capaz de desenvolver uma perspectiva sobre as
necessidades psicossociais do indivíduo, não apenas os cuidados com a saúde.
- Nossa interpretação dos fatos e eventos que ajudam a
explicar por que algumas pessoas com limitações físicas relatam uma qualidade
de vida excelente, ao passo que outras, não.
- Nosso nível de aceitação da situação atual, bem como
nossa capacidade de limitar os pensamentos e emoções negativas em relação a
essa situação.
A subjetividade parece ser uma parte fundamental de nossa
compreensão do significado de qualidade de vida. Os autores sugerem que outras
variáveis, não apenas as relacionadas à saúde física, tais como a saúde
psicológica e social, passem a ser avaliadas no futuro.”
Texto 02.
“O Brasil foi o quarto pior colocado e ficou na 33ª
posição, de um total de 36, no ranking que mede bem-estar, progresso e
felicidade da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
A Austrália conquistou o pódio pelo terceiro ano seguido. O Brasil ficou a
frente de Chile, Turquia e México.
No ano passado, o país havia conquistado o 34º lugar, mas
passou o Chile e subiu na lista formada pelos 34 membros da OCDE, em sua
maioria desenvolvidos, e dois parceiros: Brasil e Rússia.
Foram considerados 11 indicadores, incluindo os mais
diretos, como educação, saúde, emprego, renda e meio ambiente (poluição e
qualidade da água), aos mais subjetivos, como satisfação de vida, comunidade
(ajudar amigos e estranhos em caso de necessidade) e engajamento cívico
(confiança no poder público).
O estudo da OCDE parte do princípio de que apenas
indicadores econômicos não medem a qualidade de vida da população. O objetivo
declarado é ajudar os países a traçar políticas para o desenvolvimento.”
(28/05/2013)
Texto 03.
Situação 2017V24-A
- Dissertação (USP, UFU, Unesp, Uniube, etc.)
Faça uma
dissertação argumentativa a respeito da qualidade de vida ter se tornado um
negócio.
Instruções:
1. Lembre-se de que a situação de produção de seu texto
requer o uso da norma padrão da língua portuguesa.
2. A redação deverá ter entre 25 e 30 linhas.
3. Dê um título a sua redação.
Situação 2017V24-B
– Outros gêneros textuais – crônica (Unicamp, UEL, etc.)
Escreva uma crônica sobre o porquê a qualidade de vida
deve ser uma prioridade para todos os seres humanos.
Instruções gerais:
1. Se for o caso do gênero textual em questão, dê um
título para sua redação. Esse título deverá deixar claro o aspecto da situação
escolhida que você pretende abordar.
3. Se a estrutura do gênero selecionado exigir
assinatura, escreva, no lugar da assinatura: José ou Josefa. Em hipótese alguma
escreva seu nome, pseudônimo, apelido, etc. na folha de prova.
4. Utilize trechos dos textos motivadores (da situação
que você selecionou) e parafraseie-os.
5. Não copie trechos dos textos motivadores ao fazer sua
redação.
6. Quanto ao número mínimo e máximo de linhas e de acordo
com o vestibular pretendido, informe qual o vestibular que você irá prestar
para que possamos adequar a correção às exigências do concurso escolhido.
Situação 2017V24-C
- Carta argumentativa (UFU, Unicamp, UEL, etc.)
Escreva uma carta argumentativa para um dono de empresa
de sua preferência a fim de discutir como a qualidade de vida dos funcionários
pode influir positivamente na qualidade e na produtividade do trabalho feito
por eles.
Situação 2017V24-D
– Artigo de opinião (UFU, Unicamp, UEL, etc.)
Escreva um artigo de opinião sobre a relação entre
qualidade de vida e trabalho no século XXI.
Situação 2017V24-E
– Relato (UFU, Unicamp, UEL, etc.)
Escreva um relato sobre como seria um dia em que a
qualidade de vida fosse norteadora de cada uma das ações de um indivíduo
fictício.
Instruções UFU:
1. Após a escolha de uma das situações, assinale sua
opção no alto da folha de resposta e, ao redigir seu texto, obedeça às normas
do gênero selecionado.
2. Se for o caso, dê um título para sua redação. Esse
título deverá deixar claro o aspecto da situação escolhida que você pretende
abordar.
3. Se a estrutura do gênero selecionado exigir assinatura,
escreva, no lugar da assinatura: JOSÉ OU JOSEFA. Em hipótese alguma escreva seu
nome, pseudônimo, apelido, etc. na folha de prova.
4. Utilize trechos dos textos motivadores (da situação
que você selecionou) e parafraseie-os.
5. Não copie trechos dos textos motivadores, ao fazer sua
redação.
6. Mínimo de 25 e máximo de 30 linhas.
7. ATENÇÃO: se você não seguir as instruções da
orientação geral e as relativas ao tema que escolheu, sua redação será
penalizada.
Situação 2017V24-F
- Dissertação (Enem)
A partir da
leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao
longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo na modalidade
escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “qualidade de vida como
um direito humano”, apresentando
proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize
e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu
ponto de vista.
Instruções Enem:
1. O rascunho da redação deve ser feito no espaço
apropriado.
2. O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha
própria, em até 30 linhas.
3. A redação com até 7 (sete) linhas escritas será
considerada “insuficiente” e receberá nota zero.
4. A redação que fugir ao tema ou que não atender ao tipo
dissertativo-argumentativo receberá nota zero.
5. A redação que apresentar proposta de intervenção que
desrespeite os direitos humanos receberá nota zero.
6. A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta
de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas
desconsiderado para efeito de correção.
Situação
2015Ext3Lab9 - Dissertação (Enem)
A partir da
leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao
longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo na modalidade
escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “qualidade de vida, um direito
de todos”, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos
humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos
e fatos para defesa de seu ponto de vista.
Instruções Enem:
1. O rascunho da
redação deve ser feito no espaço apropriado.
2. O texto
definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
3. A redação com
até 7 (sete) linhas escritas será considerada “insuficiente” e receberá nota
zero.
4. A redação que
fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo receberá
nota zero.
5. A redação que
apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos receberá
nota zero.
6. A redação que
apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões
terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.
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