Leia atentamente os textos abaixo.
Texto 01.
“O que é bullying?
Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões
intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais
alunos contra um ou mais colegas. O termo bullying tem origem na palavra
inglesa bully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em
português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação
e maltrato.
"É uma das formas de violência que mais cresce no
mundo", afirma Cléo Fante, educadora e autora do livro Fenômeno Bullying:
Como Prevenir a Violência nas Escolas e Educar para a Paz (224 págs., Ed.
Verus, tel. (19) 4009-6868 ). Segundo a especialista, o bullying pode ocorrer
em qualquer contexto social, como escolas, universidades, famílias, vizinhança
e locais de trabalho. O que, à primeira vista, pode parecer um simples apelido
inofensivo pode afetar emocional e fisicamente o alvo da ofensa.
Além de um possível isolamento ou queda do rendimento
escolar, crianças e adolescentes que passam por humilhações racistas,
difamatórias ou separatistas podem apresentar doenças psicossomáticas e sofrer
de algum tipo de trauma que influencie traços da personalidade. Em alguns casos
extremos, o bullying chega a afetar o estado emocional do jovem de tal maneira
que ele opte por soluções trágicas, como o suicídio.”
Texto 02.
“É importante que você saiba que todos os adolescentes
têm direito a se beneficiar da tecnologia em um ambiente virtual seguro, livre
de assédio, zombarias, brigas e qualquer tipo de humilhação. Segundo a
Convenção sobre os Direitos da Criança, os adolescentes têm direito, por
exemplo, à liberdade de expressão e esse direito inclui a liberdade de
procurar, receber e difundir informações e ideias de todo tipo, sem limitação,
seja oralmente, por escrito ou impressas, de forma artística ou por qualquer outro
meio (Artigo 13).
Texto 03.
“Miriam Marcia de Moraes
Minha filha tem 10 anos, cabelos enormes e encaracolados,
com muito volume. Os cabelos dela são lindos, remetem a uma coisa meio afro e é
considerado um trunfo nas passarelas, já que ela faz alguns desfiles de moda
infantil. No entanto, na escola é chamada de pulguenta, bruxa e uma série de
adjetivos que a magoam profundamente. Ela sempre me pede pra deixar que faça
escova progressiva, chapinha, mas seria um erro permitir que a maldade daqueles
pestinhas retirem o seu diferencial. Até porque muitas críticas acontecem
quando ela usa algo bonito ou diferente. A mãe de uma aluna me ligou pra saber
onde eu havia comprado uma boina que a filha dela queria desesperadamente, a
mesma que a menina havia chamado de "brega" e "coisa de
piranha", quando viu minha filha usando. Ser alta, magra e estilosa tem
sido difícil para a minha filha. Imagine o quanto de maldade não acontece com
as crianças gordinhas ou com outras diferenças. Os professores costumam se
fazer de mortos. Acho que devia haver mais acompanhamento, especialmente
durante o recreio.”
“José (nome fictício)
Estudava numa escola pequena de Copacabana. Eu nem me
lembrava que perturbava um cara da minha turma, éramos alunos do primário. Um
dia, já na faculdade fomos jogar uma pelada. E lá estava o cara que eu
perturbava. Realmente não me lembrava. Do nada vem um cara e pula na primeira
disputa de bola e quebra minha perna. E ainda me deu um chute na cabeça. Fui
direto para o Miguel Couto e o jogo virou uma pancadaria que meu time acabou
perdendo. A gente fazia engenharia, éramos jovens normais e o outro time era do
que hoje se chama de pitboys. Eram lutadores de jiu jitsu, surfistas e
encrenqueiros.
Só soube que era ele quando com a perna quebrada urrando
de dor ele veio e "bateu o tiro de meta" no meu rosto. Perdi 5
dentes, arranhão de córnea, tive trauma craniano e uma fratura na perna. Só me
lembrei do meu agressor ao ver umas fotos antigas do Colégio Mello e Souza, mas
realmente não lembrava que implicava com ele. Não lembrava mesmo. E, se
implicava, o que de tão grave pode fazer uma criança de 7 anos com outra que
justificasse uma agressão assim? Eu não era uma criança má. Já o cara que hoje
anda por aí com o rosto em outdoor é um psicopata.”
Texto 04.
Texto 05.
Situação 2017V20-A
- Dissertação (USP, UFU, Unesp, Uniube, etc.)
Faça uma
dissertação sobre o(s) porquê(s) de escolas serem locais em que uma prática
tão cruel e desonesta como o “bullying” tornou-se tão comum já faz tanto tempo.
Instruções:
1. Lembre-se de que a situação de produção de seu texto
requer o uso da norma padrão da língua portuguesa.
2. A redação deverá ter entre 25 e 30 linhas.
3. Dê um título a sua redação.
Situação 2017V20-B
– Outros gêneros textuais – autobiografia (Unicamp, UEL, etc.)
Escreva uma breve autobiografia de alguém que tenha
praticado “bullying” contra diversos colegas de escola.
Instruções gerais:
1. Se for o caso do gênero textual em questão, dê um
título para sua redação. Esse título deverá deixar claro o aspecto da situação
escolhida que você pretende abordar.
3. Se a estrutura do gênero selecionado exigir
assinatura, escreva, no lugar da assinatura: José ou Josefa. Em hipótese alguma
escreva seu nome, pseudônimo, apelido, etc. na folha de prova.
4. Utilize trechos dos textos motivadores (da situação
que você selecionou) e parafraseie-os.
5. Não copie trechos dos textos motivadores ao fazer sua
redação.
6. Quanto ao número mínimo e máximo de linhas e de acordo
com o vestibular pretendido, informe qual o vestibular que você irá prestar
para que possamos adequar a correção às exigências do concurso escolhido.
Situação 2017V20-C
- Carta argumentativa (UFU, Unicamp, UEL, etc.)
Escreva uma carta argumentativa para o diretor de uma
escola em que você estudou a fim de defender a necessidade de ações contundentes
e firmes contra o “bullying” nessa instituição.
Situação 2017V20-D
– Artigo de opinião (UFU, Unicamp, UEL, etc.)
Redija um artigo de opinião sobre as conexões entre “bullying”,
relações familiares e “status quo”.
Situação 2017V20-E
– Relato (UFU, Unicamp, UEL, etc.)
Escreva um relato a partir do ponto de vista de um
professor que presenciou e atuou em um caso de “bullying” ocorrido durante a
aula dele.
Instruções UFU:
1. Após a escolha de uma das situações, assinale sua
opção no alto da folha de resposta e, ao redigir seu texto, obedeça às normas
do gênero selecionado.
2. Se for o caso, dê um título para sua redação. Esse
título deverá deixar claro o aspecto da situação escolhida que você pretende
abordar.
3. Se a estrutura do gênero selecionado exigir
assinatura, escreva, no lugar da assinatura: JOSÉ OU JOSEFA. Em hipótese alguma
escreva seu nome, pseudônimo, apelido, etc. na folha de prova.
4. Utilize trechos dos textos motivadores (da situação
que você selecionou) e parafraseie-os.
5. Não copie trechos dos textos motivadores, ao fazer sua
redação.
6. Mínimo de 25 e máximo de 30 linhas.
7. ATENÇÃO: se você não seguir as instruções da
orientação geral e as relativas ao tema que escolheu, sua redação será
penalizada.
Situação 2017V20-F
- Dissertação (Enem)
A partir da
leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao
longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo na modalidade
escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “como combater o ‘bullying’
nas escolas brasileiras”, apresentando
proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize
e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu
ponto de vista.
Instruções Enem:
1. O rascunho da redação deve ser feito no espaço
apropriado.
2. O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha
própria, em até 30 linhas.
3. A redação com até 7 (sete) linhas escritas será
considerada “insuficiente” e receberá nota zero.
4. A redação que fugir ao tema ou que não atender ao tipo
dissertativo-argumentativo receberá nota zero.
5. A redação que apresentar proposta de intervenção que
desrespeite os direitos humanos receberá nota zero.
6. A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta
de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas
desconsiderado para efeito de correção.
Legais as sugestões para atuar no Ensino nas turmas do 7ºAno ao Ensino Médio
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