Leia atentamente os textos abaixo.
Texto 01.
“Quem escreve este artigo é alguém que é professor
universitário há quase 20 anos e que gostaria de estar neste momento escrevendo
o contrário do que se vê obrigado agora a dizer. Pois, diante das
circunstâncias, gostaria de aproveitar o espaço para escrever diretamente a
meus alunos e pedir a eles que não sejam professores, não cometam esse
equívoco. Esta "pátria educadora" não merece ter professores.
Um professor, principalmente aquele que se dedicou ao
ensino fundamental e médio, será cotidianamente desprezado. Seu salário será,
em média, 51% do salário médio daqueles que terão a mesma formação. Em um
estudo publicado há meses pela OCDE, o salário do professor brasileiro aparece em
penúltimo lugar em uma lista de 35 países, atrás da Turquia, do Chile e do
México, entre tantos outros.”
Texto 02.
“Normalmente escrevo esta coluna pensando nos leitores
que nada têm a ver com o setor educacional. Faço isso, em primeiro lugar,
porque creio que a educação brasileira só vai avançar (e com ela o Brasil)
quando houver demanda pública por melhorias. E, segundo, porque nos últimos
anos tenho chegado à conclusão de que falar com o professor médio brasileiro,
na esperança de trazer algum conhecimento que o leve a melhorar seu desempenho,
é mais inútil do que o proverbial pente para careca. Não deve haver, nos 510
milhões de quilômetros quadrados deste nosso planeta solitário, um grupo mais
obstinado em ignorar a realidade que o dos professores brasileiros. O discurso
é sempre o mesmo: o professor é um herói, um sacerdote abnegado da construção
de um mundo melhor, mal pago, desvalorizado, abandonado pela sociedade e pelos
governantes, que faz o melhor possível com o pouco que recebe. Hoje faço minha
última tentativa de falar aos nossos mestres. E, dado o grau de autoengano em
que vivem, eu o farei sem firulas.
Caros professores: vocês se meteram em uma enrascada. Há
décadas, as lideranças de vocês vêm construindo um discurso de vitimização. A
imagem que vocês vendem não é a de profissionais competentes e comprometidos,
mas a de coitadinhos, estropiados e maltratados. E vocês venceram: a população
brasileira está do seu lado, comprou essa imagem (nada seduz mais a alma
brasileira do que um coitado, afinal). Quando vocês fazem greve - mesmo a mais
disparatada e interminável -, os pais de alunos não ficam bravos por pagar
impostos a profissionais que deixam seus filhos na mão; pelo contrário, apoiam
a causa de vocês. É uma vitória quase inacreditável. Mas prestem atenção: essa
é uma vitória de Pirro. Porque nos últimos anos essa imagem de desalento fez
com que aumentassem muito os recursos que vão para vocês, sem a exigência de
alguma contrapartida da sua parte. Recentemente destinamos os royalties do
pré-sal a vocês, e, em breve, quando o Plano Nacional de Educação que transita
no Congresso for aprovado, seremos o único país do mundo, exceto Cuba, em que
se gastam 10% do PIB em educação (aos filocubanos, saibam que o salário de um
professor lá é de aproximadamente 28 dólares por mês. Isso mesmo, 28 dólares.
Os 10% cubanos se devem à falta de PIB, não a um volume de investimento
significativo).”
Texto 03.
Fonte: http://www.chaunu.fr/
Texto 04.
Situação 2017V18-A
- Dissertação (USP, UFU, Unesp, Uniube, etc.)
Faça uma
dissertação a respeito da pergunta abaixo:
Quem é e como será o professor da segunda metade do
século XXI no Brasil?
Instruções:
1. Lembre-se de que a situação de produção de seu texto
requer o uso da norma padrão da língua portuguesa.
2. A redação deverá ter entre 25 e 30 linhas.
3. Dê um título a sua redação.
Situação 2017V18-B
– Outros gêneros textuais – Carta aberta (Unicamp, UEL, etc.)
Escreva uma carta aberta destinada aos jovens brasileiros
com o intuito de que eles possam se interessar pela carreira de professor.
Assine como uma instituição ou uma pessoa que teria interesse em atrair mais
pessoas para o magistério.
Instruções gerais:
1. Se for o caso do gênero textual em questão, dê um
título para sua redação. Esse título deverá deixar claro o aspecto da situação
escolhida que você pretende abordar.
3. Se a estrutura do gênero selecionado exigir
assinatura, escreva, no lugar da assinatura: José ou Josefa. Em hipótese alguma
escreva seu nome, pseudônimo, apelido, etc. na folha de prova.
4. Utilize trechos dos textos motivadores (da situação
que você selecionou) e parafraseie-os.
5. Não copie trechos dos textos motivadores ao fazer sua
redação.
6. Quanto ao número mínimo e máximo de linhas e de acordo
com o vestibular pretendido, informe qual o vestibular que você irá prestar
para que possamos adequar a correção às exigências do concurso escolhido.
Situação 2017V18-C
- Carta argumentativa (UFU, Unicamp, UEL, etc.)
Escreva uma carta argumentativa para um professor que
você tenha tido em que você comente sobre as aulas dele de forma a agradecê-lo
ou a sugerir que ele possa fazer mudanças a fim de que elas tornem-se mais
interessantes e significativas para os alunos.
Situação 2017V18-D
– Artigo de opinião (UFU, Unicamp, UEL, etc.)
Redija um artigo de opinião sobre as competências e
habilidades necessárias para ser um professor bem sucedido e respeitado na Contemporaneidade.
Situação 2017V18-E
– Relato (UFU, Unicamp, UEL, etc.)
Redija um relato a partir do ponto de vista do aluno a
respeito de um professor que lhe marcou tanto na sua formação cultural e
intelectual quanto na ética.
Instruções UFU:
1. Após a escolha de uma das situações, assinale sua
opção no alto da folha de resposta e, ao redigir seu texto, obedeça às normas
do gênero selecionado.
2. Se for o caso, dê um título para sua redação. Esse
título deverá deixar claro o aspecto da situação escolhida que você pretende
abordar.
3. Se a estrutura do gênero selecionado exigir
assinatura, escreva, no lugar da assinatura: JOSÉ OU JOSEFA. Em hipótese alguma
escreva seu nome, pseudônimo, apelido, etc. na folha de prova.
4. Utilize trechos dos textos motivadores (da situação
que você selecionou) e parafraseie-os.
5. Não copie trechos dos textos motivadores, ao fazer sua
redação.
6. Mínimo de 25 e máximo de 30 linhas.
7. ATENÇÃO: se você não seguir as instruções da
orientação geral e as relativas ao tema que escolheu, sua redação será
penalizada.
Situação 2017V18-F
- Dissertação (Enem)
A partir da
leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao
longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo na modalidade
escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “falta de professores e
o futuro da educação no Brasil”,
apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos.
Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos
para defesa de seu ponto de vista.
Instruções Enem:
1. O rascunho da redação deve ser feito no espaço
apropriado.
2. O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha
própria, em até 30 linhas.
3. A redação com até 7 (sete) linhas escritas será
considerada “insuficiente” e receberá nota zero.
4. A redação que fugir ao tema ou que não atender ao tipo
dissertativo-argumentativo receberá nota zero.
5. A redação que apresentar proposta de intervenção que
desrespeite os direitos humanos receberá nota zero.
6. A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta
de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas
desconsiderado para efeito de correção.
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