domingo, 12 de fevereiro de 2017

Redação - Proposta 2017V7 - autoajuda (UFU, Enem e demais vestibulares.)

Leia atentamente os textos abaixo.

Texto 01.
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Texto 02.
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Texto 03.
O valor de cada um

Um famoso palestrante começou um Seminário segurando uma nota de 10 dólares. Numa sala, com 200 pessoas, ele perguntou:
- Quem quer esta nota de 10 dólares?
"Mãos começaram a se erguer." Ele disse:
- Eu darei esta nota a um de vocês, mas, primeiro, deixem-me fazer isto! Então ele amassou a nota. E perguntou, outra vez:
- Quem ainda quer esta nota?
As mãos continuaram erguidas.
Bom - ele disse - e se eu fizer isto? E ele deixou a nota cair no chão e começou a pisá-la e esfregá-la. Depois pegou a nota, agora imunda e amassada, e perguntou:
- E agora? Quem ainda quer esta nota? Todas as mãos permaneceram erguidas.
- Meus amigos, vocês todos devem aprender esta lição: Não importa o que eu faça com o dinheiro, vocês ainda irão querer esta cédula, porque ela não perde o valor, ela ainda valerá 10 dólares. Essa situação também se dá conosco. Muitas vezes, em nossas vidas, somos amassados, pisoteados e ficamos sujos, por decisões que tomamos e/ou pelas circunstâncias que vêm em nossos caminhos. E assim, ficamos nos sentindo desvalorizados, sem importância. Porém, creiam, não importa o que aconteceu ou o que acontecerá jamais perderemos o nosso valor ante o Universo. Quer estejamos sujos, quer estejamos limpos, quer amassados ou inteiros, nada disso altera a importância que temos. A nossa valia. O preço de nossas vidas não é pelo que fazemos ou sabemos, mas pelo que SOMOS! Somos especiais. VOCÊ é especial. Muito especial! amais se esqueça disso!
Quem sabe e não faz, no fundo não sabe. Quando queremos algo, encontramos um meio. Quando não queremos encontramos uma desculpa.

Texto 04.
“Já quebrei muito a cara por ser boazinha, por me doar demais à relação e por esquecer meu próprio valor. Foi difícil e dolorido ter que mudar. Mas aprendi a ser segura e a querer do meu lado só quem me faz bem. O livro ‘Por que os Homens Amam as Mulheres Poderosas?’ me ajudou nessa empreitada e me fez enxergar a mulher incrível que existe dentro de mim. Veja como se tornar poderosa também!

1ª lição
Não se anule por ele
A mulher boazinha que existe em mim veio à tona quando me envolvi loucamente com um rapaz pela internet, aos 19 anos, em 2004. Nos apaixonamos e eu queria estar sempre ao lado dele. Como ele tinha uma carreira estável em Belo Horizonte e meu pai morava lá, me ofereci para sair do Rio de Janeiro e ir viver esse amor. Mudei de endereço, de rotina, de vida e de amigos, sem pensar duas vezes. Porém, em poucos meses percebi que eu me dedicava muito mais do que ele ao relacionamento.
Também deixei de sair e de cuidar dos meus interesses para ficar com ele. O resultado desse desequilíbrio eram brigas e muita mágoa dos dois lados. Nessas horas, eu me sentia em desvantagem. Afinal, tinha largado tudo por esse amor. Como ele era a minha vida, eu vivia aterrorizada pelo medo de perdê-lo e tinha muita dificuldade de dizer não.
Passava dos meus próprios limites para agradá-lo. Isso me esgotou. Depois de tentar de tudo por mais de um ano, me agarrei ao pouco amor próprio que ainda me restava e terminei a relação. Foi triste e difícil enxergar que eu gostava mais dele do que de mim. Esse era o problema do nosso relacionamento. Mas eu sabia que tinha potencial para ser feliz. Então, enfrentei meus medos, voltei para o Rio de Janeiro e recomecei do zero.

2ª lição
Valorize-se para ser valorizada
O tempo e a distância me ajudaram a esquecer aquele primeiro amor avassalador. Já me sentia segura e feliz quando ele me procurou de novo, em 2008, três anos depois de eu ter voltado para o Rio. Voltamos a nos falar, mas deixei bem claro que não iria mais abrir mão da minha vida por ele. E mais: se ele me quisesse ao seu lado, teria que fazer esforços por mim, como vir até a minha cidade. Só assim consegui mostrar a ele que eu tinha valor. Quando me valorizei, fui valorizada. Ele admirava a mulher segura que eu tinha me tornado. Quanto mais eu fugia dele, mais ele se dizia apaixonado.
Tentamos reatar o namoro, relembrar os bons momentos. Pensamos até em casamento, mas era tarde demais. No fundo, eu não sentia o mesmo amor por ele nem estava disposta a reconstruir essa história. Me sentia independente, forte. E optei por seguir meu caminho sem ele. Foi uma decisão madura. Terminamos em agosto de 2009.

3ª lição
Mulher madura atrai amor maduro
Conheci o livro Por que os Homens Amam as Mulheres Poderosas? em janeiro deste ano. Já tinha superado aquele relacionamento fracassado, mas, ainda assim, não enxergava com toda clareza os erros que cometi no passado. Só com o livro percebi a incrível diferença entre ser boazinha e ser poderosa.
A autora Sherry Argov explica: ''A poderosa não é uma mulher arrogante, cheia de si e orgulhosa, mas é aquela que se valoriza. Que pode amar muito alguém, mas que se ama em primeiro lugar''. Simples, né? Tinha tudo a ver com a minha nova fase. Esse livro virou item obrigatório na minha cabeceira. Desde que comecei a praticar as dicas que encontrei nele, sinto os resultados. O mais palpável é o (saudável) relacionamento que tenho com o João Carlos, meu namorado há quatro meses.

4ª e última lição
Conduza a relação para o que lhe faz bem
Hoje vivo um dia por vez, sem criar grandes expectativas ou depositar no outro a responsabilidade pela minha felicidade. Meu namoro atual é maduro e isso me dá tranquilidade para fazer planos a dois. Somos amigos, amantes e confidentes. Encontramos o equilíbrio entre os momentos em que estamos juntos e o tempo de cada um a sós. Ele me faz ir atrás dos meus objetivos. É essa a diferença: ao lado dele, sou a mulher que eu gostaria de ser, tenho a liberdade para ser eu mesma.
Minhas atitudes também mudaram muito. Eu só sei da vida dele o que ele me conta. Não fuço em nada nem me preocupo com besteiras. Sou segura e acredito em uma relação saudável. E se um dia ele quiser terminar, é um direito dele. Não tenho medo. Confio no nosso sentimento e, modestamente, no meu taco!”


Situação 2017V7-A - Dissertação (USP, Unesp, Uniube, etc.)
Faça uma dissertação a respeito da charge abaixo e dos aspectos positivos “e/ou” negativos da autoajuda.


Instruções:
1. Lembre-se de que a situação de produção de seu texto requer o uso da norma padrão da língua portuguesa.
2. A redação deverá ter entre 25 e 30 linhas.
3. Dê um título a sua redação.

Situação 2017V7-B – Outros gêneros textuais – fábula (Unicamp, UEL, etc.)
Escreva uma fábula em que a moral da narrativa de forma explícita reforce o aforismo abaixo:


Instruções gerais:
1. Se for o caso do gênero textual em questão, dê um título para sua redação. Esse título deverá deixar claro o aspecto da situação escolhida que você pretende abordar.
3. Se a estrutura do gênero selecionado exigir assinatura, escreva, no lugar da assinatura: José ou Josefa. Em hipótese alguma escreva seu nome, pseudônimo, apelido, etc. na folha de prova.
4. Utilize trechos dos textos motivadores (da situação que você selecionou) e parafraseie-os.
5. Não copie trechos dos textos motivadores ao fazer sua redação.
6. Quanto ao número mínimo e máximo de linhas e de acordo com o vestibular pretendido, informe qual o vestibular que você irá prestar para que possamos adequar a correção às exigências do concurso escolhido.

Situação 2017V7-C - Carta argumentativa (UFU, Unicamp, UEL, etc.)
Escreva uma carta argumentativa para um autor de autoajuda de sua preferência em que você discuta a importância de livros como os dele para as pessoas.

Situação 2017V7-D – Artigo de opinião (UFU, Unicamp, UEL, etc.)
Faça um artigo de opinião em que você responda as seguintes perguntas: livros e palestras de autoajuda realmente são relevantes para o desenvolvimento pessoal e profissional das pessoas?

Situação 2017V7-E – Editorial (UFU, Unicamp, UEL, etc.)
Faça um editorial a respeito do atual momento do mercado de livros, palestras e serviços qualificados como autoajuda no Brasil.

Instruções UFU:
1. Após a escolha de uma das situações, assinale sua opção no alto da folha de resposta e, ao redigir seu texto, obedeça às normas do gênero selecionado.
2. Se for o caso, dê um título para sua redação. Esse título deverá deixar claro o aspecto da situação escolhida que você pretende abordar.
3. Se a estrutura do gênero selecionado exigir assinatura, escreva, no lugar da assinatura: JOSÉ OU JOSEFA. Em hipótese alguma escreva seu nome, pseudônimo, apelido, etc. na folha de prova.
4. Utilize trechos dos textos motivadores (da situação que você selecionou) e parafraseie-os.
5. Não copie trechos dos textos motivadores, ao fazer sua redação.
6. Mínimo de 25 e máximo de 30 linhas.
7. ATENÇÃO: se você não seguir as instruções da orientação geral e as relativas ao tema que escolheu, sua redação será penalizada.

Situação 2017V7-F - Dissertação (Enem)
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “como tornar as pessoas mais otimistas com a sua própria vida e com o futuro do Brasil”, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Instruções Enem:
1. O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.
2. O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
3. A redação com até 7 (sete) linhas escritas será considerada “insuficiente” e receberá nota zero.
4. A redação que fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo receberá nota zero.
5. A redação que apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos receberá nota zero.
6. A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.

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