domingo, 12 de fevereiro de 2017

Projeto Livro do mundo - para alunos de todo o Ensino Médio

Projeto Livro do Mundo

“Os eruditos são aqueles que leram nos livros; mas os pensadores, os gênios, os iluminadores do mundo e os promotores do gênero humano são aqueles que leram diretamente no livro do mundo.” 
(Arthur Schopenhauer)

O que é?
O projeto Livro do Mundo consiste em uma iniciativa que envolve a equipe de Redação e Atualidades e para o qual todas as outras esquipes e disciplinas estão convidadas. Nele, os alunos de todo o Ensino Médio terão a oportunidade de conhecer semanalmente uma grande variedade de gêneros textuais, concepções, mídias, trabalhos artísticos, etc., que possam ampliar sua capacidade de leitura do mundo a partir das mais variadas e amplas indicações e referências artísticas, culturais, acadêmicas, etc.

Algumas considerações:

a.  Todos os alunos do Ensino Médio lerão e terão acesso às indicações para que, ao longo de três anos, possam ter tido a oportunidade de acessar a centenas de referências às quais não teriam acesso normalmente. Para tanto, haverá listas mensais para cada uma das séries.
b.  Todos os professores e alunos da instituição, por meio de grupo no Whatsapp ou “email”, serão informados a respeito da leitura da semana, para que, se entenderem como coerente com as discussões feitas no mesmo período por eles com os alunos, poderão incluir a leitura indicada em seus debates, avaliações, etc.
c.   Espera-se que, em breve, parte das indicações seja também produto da participação ativa de alunos, de professores das demais áreas e da coordenação na sugestão de leituras a serem feitas.

Indicações

1º ano

2017.1.1. “Tudo o que compartilhamos” – TV2, Dinamarca.
Tempo para leitura: 13 a 19 de fevereiro.
Tempo para debate: 20 a 24 de fevereiro.

2017.1.2. Michael Jackson no Super Bowl de 1993.
Beyoncé no Super Bowl de 2016.
Aprofundamento:
“Formation” – Beyonce
Tempo para leitura: 20 de fevereiro a 5 de março.
Tempo para debate: 6 a 10 de março.

2017.1.3. “Razão x emoção” – curta de animação.
Tempo para leitura: 6 a 12 de março.
Tempo para debate: 13 a 17 de março.

2017.1.4. World press photo. Concurso 2016.
Tempo para leitura: 13 a 19 de março.
Tempo para debate: 20 a 24 de março.


2º ano

2017.2.1. Plebe Rude – 1986 - “Até quando esperar”.
Grabriel o Pensador – 2001 – “Até quando?”.
Tempo para leitura: 13 a 19 de fevereiro.
Tempo para debate: 20 a 24 de fevereiro.

2017.2.2. World press photo. Concurso 2016.
Tempo para leitura: 20 de fevereiro a 5 de março.
Tempo para debate: 6 a 10 de março.

2017.2.3. Ignacio Morgado Bernal – “Razões científicas para ler mais do que lemos”.
Tempo para leitura: 6 a 12 de março.
Tempo para debate: 13 a 17 de março.

2017.2.4. Human – Entrevista com Jane (França).
Tempo para leitura: 13 a 19 de março.
Tempo para debate: 20 a 24 de março.


3º ano

2017.3.1. Pearl Jam – “Do the evolution”.
Tempo para leitura: 13 a 19 de fevereiro.
Tempo para debate: 20 a 24 de fevereiro.

2017.3.2. Texto sobre distopias (Tab-UOL).
Tempo para leitura: 20 de fevereiro a 5 de março.
Tempo para debate: 6 a 10 de março.

2017.3.3. World press photo. Concurso 2016.
Tempo para leitura: 6 a 12 de março.
Tempo para debate: 13 a 17 de março.

2017.3.4. Racionais MCs – “Nego drama”.
Tempo para leitura: 13 a 19 de março.
Tempo para debate: 20 a 24 de março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário