Leia atentamente os textos abaixo.
Texto 01.
Texto 02.
Fonte: Portinari, Cândido Torquato (1903-1962) pintor
modernista brasileiro - 1956 - óleo sobre tela – O descobrimento do Brasil.
Texto 03.
“Nas comemorações dos 500 anos do Brasil, em junho do ano
passado, as festividades não poderiam ter sido mais politicamente incorretas.
Na solenidade organizada pelo governo Fernando Henrique Cardoso em Porto
Seguro, na Bahia, os índios, primeiros habitantes do Brasil, foram simplesmente
ignorados. Quando um grupo deles tentou participar da festa, foi rechaçado a
tiros pela Polícia da Bahia. Nada mais inadequado para as comemorações. A
impressão é que, nesses 500 anos, a situação dos índios não melhorou.
Que os índios ainda são discriminados na sociedade
brasileira é um fato, assim como não se pode negar que o racismo ainda exista
no Brasil. Mas, ao longo do século XX, muita coisa mudou. Hoje, por exemplo, a
população indígena está crescendo e a possibilidade de extinção dos índios está
descartada. Quanto à sua integração à sociedade brasileira, o assunto ainda é
discutível e será objeto de muito debate.
Só a ideia de integração à sociedade brasileira já é em
si controversa, uma vez que foi exatamente isso o que os europeus procuraram
fazer com a população nativa quando aqui chegaram há cinco séculos. A migração
de portugueses e o processo de colonização que eles aqui estabeleceram provocou
a extinção de muitas sociedades indígenas que viviam no território. Os índios
morreram aos milhões, alguns em guerras, outros em decorrência do contágio por doenças
trazidas da Europa, como gripe, sarampo, coqueluche, tuberculose e varíola.
Essas doenças vitimaram sociedades indígenas inteiras porque os índios não
tinham imunidade natural contra estes males.
Os que sobreviviam eram submetidos a uma política que visava
assimilá-los à sociedade de influência europeia que se formava naquele momento.
O maior símbolo dessa política é a Companhia de Jesus. Os padres jesuítas
acreditavam que deveriam "converter" os índios à religião católica e
à civilização ocidental. A consequência foi a perda pelos índios de muitos de
seus valores culturais.”
Situação 2016E-6A
- Dissertação (Enem)
A partir da
leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao
longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo na modalidade
escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “os desafios da questão indígena
no Brasil”, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos
humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos
e fatos para defesa de seu ponto de vista.
Instruções Enem:
1. O rascunho da redação deve ser feito no espaço
apropriado.
2. O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha
própria, em até 30 linhas.
3. A redação com até 7 (sete) linhas escritas será
considerada “insuficiente” e receberá nota zero.
4. A redação que fugir ao tema ou que não atender ao tipo
dissertativo-argumentativo receberá nota zero.
5. A redação que apresentar proposta de intervenção que
desrespeite os direitos humanos receberá nota zero.
6. A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta
de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas
desconsiderado para efeito de correção.
Situação 2016E-6B
- Dissertação (Uniube, USP, Unesp, etc.)
Faça sua dissertação sobre o aforismo abaixo:
“A Alemanha fez penitência pelo holocausto. Mas o Brasil
ainda deve a sua pelo que fez com os índios e os negros.” (J.Lutzsenberger)
Instruções:
1. Lembre-se de que a situação de produção de seu texto
requer o uso da norma padrão da língua portuguesa.
2. A redação deverá ter entre 25 e 30 linhas.
3. Dê um título a sua redação.
Situação 2016E-6C
– Comentário (Unicamp, UEL, etc.)
Faça um comentário a ser publicado numa rede social sobre
as relações observadas entre os quadros apresentados nesta proposta de redação.
Instruções:
1. Se for o caso
do gênero textual em questão, dê um título para sua redação. Esse título deverá
deixar claro o aspecto da situação escolhida que você pretende abordar.
3. Se a
estrutura do gênero selecionado exigir assinatura, escreva, no lugar da
assinatura: José ou Josefa. Em hipótese alguma escreva seu nome, pseudônimo,
apelido, etc. na folha de prova.
4. Utilize
trechos dos textos motivadores (da situação que você selecionou) e parafraseie-os.
5. Não copie
trechos dos textos motivadores ao fazer sua redação.
6. Quanto ao
número mínimo e máximo de linhas e de acordo com o vestibular pretendido,
informe qual o vestibular que você irá prestar para que possamos adequar a
correção às exigências do concurso escolhido.
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