Leia com atenção os textos abaixo.
Texto 01.
“O esporte é uma importante arma social para melhor
desenvolvimento da nação, visando aproximar os povos e fazer com que estes
exercitem não somente o corpo, mas também a mente, para que possam obter
resultados mais expressivos na sua vida, seja ela profissional, estudantil ou
dedicada ao lazer.
Segundo a definição do dicionário
Houaiss, “esporte é a atividade física regular, com fins de recreação e/ou
manutenção do condicionamento corporal e da saúde”.
A prática regular do esporte,
além de uma vida mais saudável, proporciona ao praticante, uma forte inclusão
social, que inclui um ciclo de amizades e diversão.”
Fonte:
Texto 02.
“Em 2016, o “país do
futebol” recebe seu segundo megaevento esportivo em dois anos, os Jogos
Olímpicos. Interesse pela prática de esportes não é difícil encontrar no
brasileiro e talvez por isso o esporte apareça em inúmeros programas de
inclusão social, em um país que ocupa a 75ª posição do Índice de
Desenvolvimento Humano (IDH), calculado pela Organização das Nações Unidas
(ONU). De acordo com a Organização, a desigualdade social é um dos elementos
que mais pesa na classificação brasileira. Sair do senso comum sobre os
benefícios do esporte e avaliar a efetividade desses programas têm sido objeto
de estudos de acadêmicos que alertam para a supervalorização do esporte como
sendo uma atividade capaz de resolver todos os problemas.”
Texto 03.
“O caminho de sucesso de um atleta por vezes vai além da
superação dos limites físicos. É o caso de Davi Albino, ex-guardador de carros
de 29 anos que ganhou a medalha de bronze na luta greco-romana - categoria 98kg
- dos Jogos Pan-Americanos de Toronto.
“Para mim a Bolsa-Atleta foi uma ferramenta fundamental.
Quando passei a receber, não tinha nada. Foi quando parei de tomar conta de
carro”, revelou Davi Albino, em entrevista ao Brasil 2016. “O bolsa atleta
ajuda muito as pessoas a se manterem no esporte”, disse Albino, que hoje recebe
o Bolsa Pódio do governo federal.
O atleta relatou que as dificuldades aumentaram quando a
mãe perdeu a casa para o tráfico de drogas. Ele chegou a vigiar carros para
ajudar no orçamento doméstico até encontrar uma nova oportunidade por meio da
prática esportiva.
Albino contou que o esporte o ajudou a manter o foco e a
disciplina, além de afastá-lo de hábitos como a bebida. “O esporte para mim é a
maior inclusão social que tem, você não precisa gastar dinheiro para entrar. A
luta é barata, você coloca um short e vai treinar, descalço mesmo, do jeito que
estiver”, opinou o atleta. “O esporte só tem a acrescentar à vida das pessoas”.”
Situação 2016E-3A - Dissertação (Enem)
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos
conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo
na modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “esporte,
inclusão e educação no Brasil contemporâneo”, apresentando proposta de
intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione,
de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de
vista.
Instruções Enem:
1. O rascunho da redação deve ser feito no espaço
apropriado.
2. O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha
própria, em até 30 linhas.
3. A redação com até 7 (sete) linhas escritas será
considerada “insuficiente” e receberá nota zero.
4. A redação que fugir ao tema ou que não atender ao tipo
dissertativo-argumentativo receberá nota zero.
5. A redação que apresentar proposta de intervenção que
desrespeite os direitos humanos receberá nota zero.
6. A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta
de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas
desconsiderado para efeito de correção.
Situação 2016E-3B - Dissertação (USP, Unesp, Uniube,
etc.)
Faça uma dissertação sobre a seguinte afirmação:
O Brasil antes de ser uma potência olímpica precisa ser o
país da inclusão social pelo esporte.
Instruções:
1. Lembre-se de que a situação de produção de seu texto
requer o uso da norma padrão da língua portuguesa.
2. A redação deverá ter entre 25 e 30 linhas.
3. Dê um título a sua redação.
Situação 2016E-3C – Outros gêneros textuais –
artigo de opinião (Unicamp, UEL, etc.)
Faça um artigo de opinião sobre as relações entre o
esporte e a promoção de saúde e de inclusão social.
Instruções
gerais:
1. Se for o caso
do gênero textual em questão, dê um título para sua redação. Esse título deverá
deixar claro o aspecto da situação escolhida que você pretende abordar.
3. Se a estrutura
do gênero selecionado exigir assinatura, escreva, no lugar da assinatura um
nome fictício e comum. Em hipótese alguma escreva seu nome, pseudônimo,
apelido, etc. na folha de prova.
4. Não copie
trechos dos textos motivadores ao fazer sua redação.
5. Quanto ao
número mínimo e máximo de linhas, de acordo com o vestibular pretendido,
informe qual o vestibular que você irá prestar para que possamos adequar a
correção às exigências do concurso escolhido.
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