Leia atentamente os textos abaixo.
Texto 01.
“Assim se designa o fenômeno pelo qual um funcionário
público é levado a agir de modo diverso dos padrões normativos do sistema,
favorecendo interesses particulares em troco de recompensa. Corrupto é,
portanto, o comportamento ilegal de quem desempenha um papel na estrutura
estadual. Podemos distinguir três tipos de Corrupção: a prática da peita ou uso
da recompensa escondida para mudar a seu favor o sentir de um funcionário
público; o nepotismo, ou concessão de empregos ou contratos públicos baseada
não no mérito, mas nas relações de parentela; o peculato por desvio ou apropriação
e destinação de fundos públicos ao uso privado. A Corrupção é considerada em
termos de legalidade e ilegalidade e não de moralidade e imoralidade; tem de
levar em conta as diferenças que existem entre práticas sociais e normas legais
e a diversidade de avaliação dos comportamentos que se revela no setor privado
e no setor público. Por exemplo: o diretor de uma empresa privada que chamasse
o seu filho para um posto de responsabilidade não cometeria um ato de
nepotismo, mesmo que o filho não possuísse os requisitos necessários; mas
cometê-lo-ia o diretor de uma empresa pública.
Corrupção significa transação ou troca entre quem corrompe
e quem se deixa corromper. Trata-se normalmente de uma promessa de recompensa
em troca de um comportamento que favoreça os interesses do corruptor; raramente
se ameaça com punição a quem lese os interesses dos corruptores. Esta
reciprocidade negativa é melhor definida como coerção. A Corrupção é uma
alternativa da coerção, posta em prática quando as duas partes são bastante poderosas
para tornar a coerção muito custosa, ou são incapazes de a usar.
A Corrupção é uma forma particular de exercer influência:
influência ilícita, ilegal e ilegítima. Amolda-se ao funcionamento de um
sistema, em particular ao modo como se tomam as decisões. A primeira consideração
diz respeito ao âmbito da institucionalização de certas práticas: quanto maior
for o âmbito de institucionalização, tanto maiores serão as possibilidades do
comportamento corrupto. Por isso, a ampliação do setor público cm relação ao
privado provoca o aumento das possibilidades de Corrupção. Mas não é só a
amplitude do setor público que influi nessas possibilidades; também, o ritmo
com que ele se expande. Em ambientes estavelmente institucionalizados, os
comportamentos corruptos tendem a ser, ao mesmo tempo, menos freqüentes e mais
visíveis que em ambientes de institucionalização parcial ou flutuante. A
Corrupção não está ligada apenas ao grau de institucionalização, à amplitude do
setor público e ao ritmo das mudanças sociais; está também relacionada com a
cultura das elites e das massas. Depende da percepção que tende a variar no tempo
e no espaço.”
Texto 02.
Texto 03.
Situação 2016E-20A
- Dissertação (Enem)
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos
conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto
dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da língua portuguesa
sobre o tema “a amplitude da corrupção na sociedade brasileira”, apresentando
proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize
e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu
ponto de vista.
Instruções Enem:
1. O rascunho da redação deve ser feito no espaço
apropriado.
2. O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha
própria, em até 30 linhas.
3. A redação com até 7 (sete) linhas escritas será
considerada “insuficiente” e receberá nota zero.
4. A redação que fugir ao tema ou que não atender ao tipo
dissertativo-argumentativo receberá nota zero.
5. A redação que apresentar proposta de intervenção que
desrespeite os direitos humanos receberá nota zero.
6. A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta
de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas
desconsiderado para efeito de correção.
Situação 2016E-20B
– Dissertação (Fuvest, Vunesp, Uniube, etc.)
Faça uma
dissertação sobre a relação entre corrupção na política e no cotidiano das
pessoas no Brasil.
Instruções:
1. Lembre-se de
que a situação de produção de seu texto requer o uso da norma padrão da língua
portuguesa.
2. A redação
deverá ter entre 25 e 30 linhas.
3. Dê um título
a sua redação.
Situação 2016E-20C
– Outros gêneros textuais – manifesto (Unicamp, UEL, etc.)
Faça um manifesto
contra a corrupção no Brasil.
Instruções
gerais:
1. Se for o caso
do gênero textual em questão, dê um título para sua redação. Esse título deverá
deixar claro o aspecto da situação escolhida que você pretende abordar.
3. Se a
estrutura do gênero selecionado exigir assinatura, escreva, no lugar da
assinatura um nome fictício e comum. Em hipótese alguma escreva seu nome,
pseudônimo, apelido, etc. na folha de prova.
4. Não copie
trechos dos textos motivadores ao fazer sua redação.
5. Quanto ao
número mínimo e máximo de linhas, de acordo com o vestibular pretendido,
informe qual o vestibular que você irá prestar para que possamos adequar a
correção às exigências do concurso escolhido.
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