Leia atentamente os textos abaixo.
Texto 01.
Fonte: http://naescola.eduqa.me/wp-content/uploads/2015/09/IMG-20150911-WA0007_Fotor.jpg
Texto 02.
“Educação: alunos em sala de aula de escola pública Rio
Branco, no Acre Alunos da Escola Benedito de Moraes, em Maceió (AL) fazem
simulado do Enem Alunos de escola do Amapá mexem em computador Educação: alunos
de escola pública de Manaus, no Amazonas Escola estadual em Salvador, Bahia
Crianças soltam pipa em frete ao mar em Fortaleza, Ceará Educação: alunos de
escola pública de Brasília (DF) Na Escola Bartouvino Costa, em Linhares, os
alunos realizam simulados para a Olimpíada de Robótica. Educação: alunos de
escola estadual de Goiânia, Goiás Educação: aluno em escola municipal no
Maranhão Educação: escola estadual de Mato Grosso Alunos do Ensino Médio
assistem aula no Mato Grosso do Sul Alunos na Escola Estadual Professora Inês
Geralda de Oliveira (MG) Belem - Pará (PA) Centro Cultural São Francisco,
conjunto arquitetônico barroco no Centro Histórico de João Pessoa (PB)
Educação: alunos e professor em escola municipal de Curitiba (PR) Escola em
Pernambuco Aula do Instituto Dom Barreto, de Teresina, no Piauí em 2007
Educação: alunos em escola estadual do Rio de Janeiro Estudantes do Rio Grande
do Norte utilizam computadores na escola Educação: escola estadual no Rio
Grande do Sul Escola estadual de Rondônia Centro de Boa Vista, Roraima Alunas
chegam em escola estadual de Santa Catarina Aluna mexe em armário em corredor
de escola de São Paulo alunos da rede estadual de ensino do Sergipe fazem
simulado do Enem Sala de aula no Tocantins Estudante faz prova próxima
São Paulo - Os resultados do Índice de Desenvolvimento da
Educação Básica (Ideb) divulgados nesta sexta-feira mostram que quanto mais
próximo de sair da escola, pior o desempenho do aluno brasileiro.
Nos anos iniciais do ensino fundamental, o ensino piorou
apenas no Pará, Amapá e Maranhão. Nos anos finais do ensino fundamental, a
situação já é um pouco pior. Roraima, Pará, Amapá, Tocantins, Sergipe, Santa
Catarina e Mato Grosso tiveram notas menores do que no último Ideb.
A situação é ainda pior no ensino médio: em 16 estados o
ensinou piorou, em outros dois a nota ficou estável e em apenas nove melhorou.
O desempenho dos estados reflete na nota geral do ensino
no país. O Ideb do ensino médio e dos anos finais do ensino fundamental não
atingiu a meta prevista. Já o Ideb dos anos iniciais do ensino fundamental
superou a meta em 0,3 ponto.
O Ideb é obtido pelas notas do Sistema Nacional de
Avaliação da Educação Básica (Saeb) e pela taxa média de aprovação percentual.
Fonte: http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/como-esta-a-educacao-publica-em-cada-estado-do-brasil
Texto 03.
“A única coisa mais cara que a
educação é a ignorância.” (Benjamin Franklin, editor, político e cientista
americano.)
Texto 04.
Fonte: http://exame.abril.com.br/infograficos/includes/brasil/professor-no-brasil/img/infografico-professor-no-brasil.jpg
Texto 05.
Situação
2016-33A - Dissertação (Enem)
A partir da
leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao
longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo na modalidade
escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “os desafios da educação
pública básica no Brasil”, apresentando proposta de intervenção, que respeite
os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e
coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
Instruções Enem:
1. O rascunho da
redação deve ser feito no espaço apropriado.
2. O texto
definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
3. A redação com
até 7 (sete) linhas escritas será considerada “insuficiente” e receberá nota
zero.
4. A redação que
fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo receberá
nota zero.
5. A redação que
apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos receberá
nota zero.
6. A redação que
apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões
terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.
Situação
2016-33A - Dissertação (USP, Unesp, Uniube, etc.)
Faça uma
dissertação sobre a charge abaixo:
Instruções:
1. Lembre-se de
que a situação de produção de seu texto requer o uso da norma padrão da língua
portuguesa.
2. A redação
deverá ter entre 25 e 30 linhas.
3. Dê um título
a sua redação.
Situação
2016-33B – Outros gêneros textuais - relato (UFU, Unicamp, UEL, etc.)
Faça um breve
relato em que você narre - como um aluno - um dia letivo normal em uma escola
pública brasileira.
Instruções
gerais:
1. Se for o caso
do gênero textual em questão, dê um título para sua redação. Esse título deverá
deixar claro o aspecto da situação escolhida que você pretende abordar.
3. Se a
estrutura do gênero selecionado exigir assinatura, escreva, no lugar da
assinatura: José ou Josefa. Em hipótese alguma escreva seu nome, pseudônimo,
apelido, etc. na folha de prova.
4. Utilize
trechos dos textos motivadores (da situação que você selecionou) e
parafraseie-os.
5. Não copie
trechos dos textos motivadores ao fazer sua redação.
6. Quanto ao
número mínimo e máximo de linhas e de acordo com o vestibular pretendido,
informe qual o vestibular que você irá prestar para que possamos adequar a
correção às exigências do concurso escolhido.
Situação 2016-33F - Dissertação (Enem)
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos
conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto
dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da língua portuguesa
sobre o tema “os problemas da educação pública brasileira”, apresentando
proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize
e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu
ponto de vista.
Instruções Enem:
1. O rascunho da redação deve ser feito no espaço
apropriado.
2. O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha
própria, em até 30 linhas.
3. A redação com até 7 (sete) linhas escritas será
considerada “insuficiente” e receberá nota zero.
4. A redação que fugir ao tema ou que não atender ao tipo
dissertativo-argumentativo receberá nota zero.
5. A redação que apresentar proposta de intervenção que
desrespeite os direitos humanos receberá nota zero.
6. A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta
de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas
desconsiderado para efeito de correção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário