Leia atentamente os textos abaixo.
Texto 01.
“Sob a perspectiva histórica, o direito à liberdade de
expressão em sentido amplo, abrangendo as diferentes liberdades de comunicação
entre elas a livre manifestação, tem origem no advento da modernidade, entendida
como superação da construção teológica de toda a realidade que caracterizou o
mundo medieval, que conferia um sentido metafísico unitário a todos os domínios
da existência individual e coletiva e aos correspondentes espaços discursivos,
embora as raízes dessa liberdade possam ser procuradas remotamente nas costas
do Mediterrâneo, incluindo inclusive, uma referência aos profetas do Velho
Testamento, denunciando a iniquidade dos monarcas e da sociedade de seu tempo,
e aos filósofos e sofistas gregos, discutindo e apregoando as suas concepções
do mundo na praça pública que alguns parecem não terem conhecimento.”
Fonte: http://www.direitonet.com.br/artigos/exibir/8348/O-rolezinho-e-o-direito-de-livre-manifestacao
Texto 02.
Texto 03.
Texto 04.
“Todas as revoluções começam na rua e terminam à mesa.”
(G. Büchner, escritor italiano)
Texto 05.
Texto 06.
“Moradores da
periferia queimam um ônibus para protestar contra a morte de um jovem nas mãos
da polícia. Durante uma manifestação de estudantes contra o fechamento de
escolas estaduais, uma estação do metrô é apedrejada. Em passeata pelo
impeachment da presidenta Dilma Rousseff, um rapaz que vestia camiseta vermelha
é agredido com tapas e pontapés. De acordo com uma lei aprovada na noite desta
quarta no Senado, todos os exemplos podem ser enquadrados como atos de
terrorismo, e aqueles que os praticaram estão sujeitos a penas de 16 a 24 anos.
Curiosamente, o relator da matéria na Casa é Aloysio Nunes (PSDB-SP), ele mesmo
tachado de terrorista quando pegou em armas na luta contra a ditadura militar
no país. A matéria agora volta para a Câmara, e caso seja aprovada, segue para
sanção presidencial.
O projeto de lei
chega num momento em que o Brasil é sacudido por protestos de toda natureza,
diante do aprofundamento da crise política e econômica: de professores que se
queixam do fechamento de escolas, a movimentos sociais que protestam contra o
ajuste fiscal, passando pelos movimentos pró e contra impeachment da presidenta
Dilma.
O avanço da lei
no Senado é visto por entidades de defesa dos direitos humanos como
extremamente nocivo, uma vez que tipifica o crime de terrorismo de forma a
possivelmente enquadrar participantes de atos de rua que depredem patrimônio
público ou privado. Diversas entidades assinaram um manifesto contra a lei. De
acordo com o texto divulgado, ‘as condutas tipificadas são todas já previstas
e, por isso, puníveis, na legislação penal em vigor no Brasil’. O projeto é
apontado como ‘desnecessário, redundante e desproporcional’, além de ter ‘o
potencial de agravar de modo dramático o quadro de restrição a direitos
fundamentais e de censura à expressão ideológica e política em que o Brasil já
vem incorrendo’.”
Situação
2016-18A - Dissertação (USP, Unesp, Uniube, etc.)
Faça uma
dissertação sobre as relações entre terrorismo e direito à manifestação.
Instruções:
1. Lembre-se de
que a situação de produção de seu texto requer o uso da norma padrão da língua
portuguesa.
2. A redação
deverá ter entre 25 e 30 linhas.
3. Dê um título
a sua redação.
Situação
2016-18B – Outros gêneros textuais – Notícia (UFU, Unicamp, UEL, etc.)
Escreva uma
notícia a partir das informações contidas no infográfico presente nesta
proposta de redação.
Instruções
gerais:
1. Se for o caso
do gênero textual em questão, dê um título para sua redação. Esse título deverá
deixar claro o aspecto da situação escolhida que você pretende abordar.
3. Se a
estrutura do gênero selecionado exigir assinatura, escreva, no lugar da
assinatura: José ou Josefa. Em hipótese alguma escreva seu nome, pseudônimo,
apelido, etc. na folha de prova.
4. Utilize
trechos dos textos motivadores (da situação que você selecionou) e
parafraseie-os.
5. Não copie
trechos dos textos motivadores ao fazer sua redação.
6. Quanto ao
número mínimo e máximo de linhas e de acordo com o vestibular pretendido,
informe qual o vestibular que você irá prestar para que possamos adequar a
correção às exigências do concurso escolhido.
Situação 2016-18C - Carta argumentativa (UFU, Unicamp,
UEL, etc.)
Escreva uma carta argumentativa para um político com o
intuito de comunicar a sua posição sobre a Lei antiterror brasileira.
Situação 2016-18D – Artigo de opinião (UFU, Unicamp,
UEL, etc.)
Faça um artigo de opinião sobre as consequências da
entrada em vigor da Lei antiterror brasileira.
Situação 2016-18E – Editorial (UFU, Unicamp, UEL,
etc.)
Faça um editorial a respeito das relações entre o direito
à manifestação e a Lei antiterror em vias de ser definitivamente aprovada no
Brasil.
Instruções UFU:
1. Após a
escolha de uma das situações, assinale sua opção no alto da folha de resposta
e, ao redigir seu texto, obedeça às normas do gênero selecionado.
2. Se for o
caso, dê um título para sua redação. Esse título deverá deixar claro o aspecto
da situação escolhida que você pretende abordar.
3. Se a
estrutura do gênero selecionado exigir assinatura, escreva, no lugar da
assinatura: JOSÉ OU JOSEFA. Em hipótese alguma escreva seu nome, pseudônimo,
apelido, etc. na folha de prova.
4. Utilize
trechos dos textos motivadores (da situação que você selecionou) e parafraseie-os.
5. Não copie
trechos dos textos motivadores, ao fazer sua redação.
6. Mínimo de 25
e máximo de 30 linhas.
7. ATENÇÃO: se
você não seguir as instruções da orientação geral e as relativas ao tema que
escolheu, sua redação será penalizada.
Situação 2016-18F - Dissertação (Enem)
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos
conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto
dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da língua portuguesa
sobre o tema “o direito à manifestação no Brasil atual”, apresentando proposta
de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e
relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu
ponto de vista.
Instruções Enem:
1. O rascunho da redação deve ser feito no espaço
apropriado.
2. O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha
própria, em até 30 linhas.
3. A redação com até 7 (sete) linhas escritas será
considerada “insuficiente” e receberá nota zero.
4. A redação que fugir ao tema ou que não atender ao tipo
dissertativo-argumentativo receberá nota zero.
5. A redação que apresentar proposta de intervenção que
desrespeite os direitos humanos receberá nota zero.
6. A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta
de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas
desconsiderado para efeito de correção.
Situação 2016-18G – Relato
(1º ano)
Escreva um relato em que
você assuma o ponto de vista de um policial, ou repórter ou um manifestante em
uma manifestação contra ou pró “impeachment”.
Instruções para alunos de
1º ano:
1. Ao redigir seu texto,
obedeça às normas do gênero selecionado.
2. Dê um título para sua
redação. Esse título deverá deixar claro o aspecto da situação escolhida que
você pretende abordar.
3. Se a estrutura do
gênero selecionado exigir assinatura, escreva, no lugar da assinatura: João ou
Maria.
4. Não copie ou
parafraseie trechos dos textos motivadores.
5. Escreva com letra
legível, à caneta; respeite as margens; rasure, se você precisar, de forma
adequada; destaque as maiúsculas em relação às minúsculas por tamanho;
etc.;
6. Escreva no mínimo 25 e
no máximo 30 linhas.
7. ATENÇÃO: se você não
seguir as instruções da orientação geral e as relativas ao tema que escolheu,
sua redação será penalizada.
8. Preencha integralmente
o cabeçalho da folha de redação. Dê especial atenção para a colocação do código
que informa a situação escolhida por você. Exemplo: 2016-7G.
Situação 2016-18H – Artigo
de opinião (2º ano)
Faça um artigo de opinião
em que você comunique sua opinião sobre o direito à manifestação em território
brasileiro.
Instruções para alunos de
2º ano:
1. Ao redigir seu texto,
obedeça às normas do gênero selecionado.
2. Dê um título para sua
redação. Esse título deverá deixar claro o aspecto da situação escolhida que
você pretende abordar.
3. Se a estrutura do
gênero selecionado exigir assinatura, escreva, no lugar da assinatura: João ou
Maria.
4. Não copie ou
parafraseie trechos dos textos motivadores.
5. Escreva com letra
legível, à caneta; respeite as margens; rasure, se você precisar, de forma
adequada; destaque as maiúsculas em relação às minúsculas por tamanho;
etc.;
6. Escreva no mínimo 25 e
no máximo 30 linhas.
7. ATENÇÃO: se você não
seguir as instruções da orientação geral e as relativas ao tema que escolheu,
sua redação será penalizada.
8. Preencha integralmente
o cabeçalho da folha de redação. Dê especial atenção para a colocação do código
que informa a situação escolhida por você. Exemplo: 2016-7G.
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