Leia atentamente os textos abaixo.
Texto 01.
“A etapa da vida caracterizada como velhice, com suas
peculiaridades, só pode ser compreendida a partir da relação que se estabelece
entre os diferentes aspectos cronológicos, biológicos, psicológicos e sociais.
Essa interação institui-se de acordo com as condições da cultura na qual o
indivíduo está inserido. Condições históricas, políticas, econômicas,
geográficas e culturais produzem diferentes representações sociais da velhice e
também do idoso. Há uma correspondência entre a concepção de velhice presente
em uma sociedade e as atitudes frente às pessoas que estão envelhecendo.”
Texto 02.
“Um alienígena que nos visitasse e examinasse os dados
demográficos do século XX pensaria que a humanidade dominou o processo de
envelhecimento. De fato, nossos números impressionam. Em 1900, a expectativa
média de vida do brasileiro ao nascer era de 33 anos. Hoje, é de 68, mais que o
dobro. Nos Estados Unidos, saltou de 47 para 75 anos, no mesmo período. “Em
breve”, pensaria o alien, “esses terráqueos viverão centenas de anos”. O
extraterrestre ficaria ainda mais impressionado se conhecesse as técnicas
antienvelhecimento que vários profissionais de saúde oferecem por preços
módicos. “A imortalidade está ao alcance das posses de qualquer um!”, diria o
ET.
Nada mais enganoso. Apesar de ser uma das mais antigas
preocupações da humanidade, presente em escritos de mais de 5 000 anos, o
envelhecimento só é estudado a sério, com rigor científico, há algumas décadas.
E ainda não temos muitas certezas a respeito.
Mas há avanços. Na verdade, nosso conhecimento sobre o
tema nunca evoluiu tanto, graças a dois fatos. O primeiro foi a explosão da
população idosa que, nos países ricos, ultrapassou o número de jovens menores
de 14 anos. Para dar bem-estar a essa multidão é preciso entender o que ocorre
com ela. O avanço da pesquisa genética também ajudou, especialmente depois que
o genoma humano foi desvendado. O que você vai ler nas próximas páginas é um
resumo do que se sabe e do que ainda falta saber sobre o assunto.
O que é envelhecimento?
Um exemplo conhecido do que acontece quando envelhecemos
é o que ocorre na savana africana. Quando uma leoa ataca uma manada de
antílopes, a maioria dos bichos escapam dando saltos assombrosos e, no final,
quem acaba nas garras dos felinos são os animais velhos, que já não conseguem
acompanhar os mais novos. “Em linhas gerais, o envelhecimento é isso: a perda
gradativa das reservas que todos os organismos têm para usar em momentos de
estresse”, diz o professor de Geriatria Clineu de Mello Almada Filho, da
Universidade Federal Paulista (Unifesp), que também é gerontologista (profissional
que estuda o envelhecimento). Em humanos, é essa perda que torna mais difícil,
ano após ano, varar a noite estudando ou enfrentar uma maratona de trabalho. Na
juventude, essas coisas são menos desgastantes.
Mas por que isso acontece? Qual a razão biológica para
envelhecer? A resposta é que não há razão. Envelhecemos porque, pela lógica da
seleção natural, que é como “pensa” a natureza, o que acontece com o indivíduo
depois que ele gerou descendentes não faz diferença para o futuro da espécie.
Assim, a perda das reservas – aquele “algo mais” para atravessar momentos
difíceis – após a idade reprodutiva não prejudica a espécie. Em alguns casos,
pelo contrário, a beneficia. Em ambientes onde falta alimento, quem já passou
da idade fértil representa uma competição extra. Aos poucos, portanto, a
natureza privilegiou as espécies cujos integrantes deixavam o palco assim que
seu papel acabasse.
Esse mecanismo acontece da seguinte forma, segundo Jay
Olshansky, professor de Saúde Pública na Universidade de Illinois, em Chicago,
Estados Unidos: os genes prejudiciais a uma espécie são simplesmente banidos
pela seleção natural ou desativados até depois da idade reprodutiva, porque
seus portadores deixam menos descendentes. Pesquisas recentes mostram que
muitos genes prejudiciais ao organismo na idade avançada são úteis na
juventude. O câncer de pele, por exemplo, é uma versão fora de controle da
capacidade da pele de curar as feridas, segundo o gerontologista americano
Steve Austad.
A espécie humana foi a primeira a reverter esse estado de
coisas. Nosso corpo foi forjado há 130 000 anos, uma época em que os humanos,
por mais fortes e saudáveis que fossem, morriam todos antes dos 30, vítimas de
acidentes, predadores ou doenças. Mas nós domamos essas adversidades, elevando
nossa expectativa de vida para muito além da idade reprodutiva. Ou seja, a
degeneração que enfrentamos a partir dos 30 anos, ou, em outras palavras, o
envelhecimento, nada mais é que a entrada em um período da vida para o qual a
seleção natural não nos preparou. “A velhice é um produto da civilização. Só
ocorre nos seres humanos, nos animais domésticos e nos mantidos em zoológicos
ou laboratórios”, diz o professor Leonard Hayflick, professor da Faculdade de
Medicina da Universidade da Califórnia, Estados Unidos, e membro fundador do
Instituto Nacional do Envelhecimento dos Estados Unidos.
Mas não somos imunes à seleção natural. A capacidade de
prolongar a idade fértil, por exemplo, é um indicador da longevidade e vale
também para nós. Segundo um estudo realizado nos Estados Unidos, mulheres que
tiveram filhos depois dos 40 anos têm quatro vezes mais chances de atingir os
100 anos que as demais.”
Texto 03.
Situação
2016-16A - Dissertação (USP, Unesp, Uniube, etc.)
Faça uma
dissertação sobre as causas do expressivo aumento do número de idosos no Brasil
e sobre os desafios para as famílias e para a sociedade a respeito desse fato.
Instruções:
1. Lembre-se de
que a situação de produção de seu texto requer o uso da norma padrão da língua
portuguesa.
2. A redação
deverá ter entre 25 e 30 linhas.
3. Dê um título
a sua redação.
Situação
2016-16B – Outros gêneros textuais – Carta pessoal (UFU, Unicamp, UEL, etc.)
Escreva uma
carta pessoal para um de seus familiares a fim de discutir a situação de um
idoso de sua família a respeito de como lidar com as dificuldades e as
peculiaridades dessa fase da vida.
Instruções
gerais:
1. Se for o caso
do gênero textual em questão, dê um título para sua redação. Esse título deverá
deixar claro o aspecto da situação escolhida que você pretende abordar.
3. Se a
estrutura do gênero selecionado exigir assinatura, escreva, no lugar da
assinatura: José ou Josefa. Em hipótese alguma escreva seu nome, pseudônimo,
apelido, etc. na folha de prova.
4. Utilize
trechos dos textos motivadores (da situação que você selecionou) e
parafraseie-os.
5. Não copie
trechos dos textos motivadores ao fazer sua redação.
6. Quanto ao
número mínimo e máximo de linhas e de acordo com o vestibular pretendido,
informe qual o vestibular que você irá prestar para que possamos adequar a
correção às exigências do concurso escolhido.
Situação 2016-16C - Carta argumentativa (UFU, Unicamp,
UEL, etc.)
Escreva uma carta argumentativa ao Ministro da Saúde a
fim de propor medidas de saúde pública que objetivem estimular a preparação das
pessoas para a velhice enquanto ainda estão jovens.
Situação 2016-16D – Artigo de opinião (UFU, Unicamp,
UEL, etc.)
Redija um artigo de opinião sobre os desafios para a
sociedade brasileira em relação às projeções acerca do número de idosos nas
próximas décadas.
Situação 2016-16E – Editorial (UFU, Unicamp, UEL,
etc.)
Faça um editorial sobre a negligência ou mesmo os maus
tratos praticados por muitas pessoas contra os parentes idosos.
Instruções UFU:
1. Após a
escolha de uma das situações, assinale sua opção no alto da folha de resposta
e, ao redigir seu texto, obedeça às normas do gênero selecionado.
2. Se for o
caso, dê um título para sua redação. Esse título deverá deixar claro o aspecto
da situação escolhida que você pretende abordar.
3. Se a
estrutura do gênero selecionado exigir assinatura, escreva, no lugar da
assinatura: JOSÉ OU JOSEFA. Em hipótese alguma escreva seu nome, pseudônimo,
apelido, etc. na folha de prova.
4. Utilize
trechos dos textos motivadores (da situação que você selecionou) e
parafraseie-os.
5. Não copie
trechos dos textos motivadores, ao fazer sua redação.
6. Mínimo de 25
e máximo de 30 linhas.
7. ATENÇÃO: se
você não seguir as instruções da orientação geral e as relativas ao tema que
escolheu, sua redação será penalizada.
Situação 2016-16F - Dissertação (Enem)
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos
conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto
dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da língua portuguesa
sobre o tema “causas e consequências do envelhecimento de parte expressiva da
população brasileira”, apresentando proposta de intervenção, que respeite os
direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa,
argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
Instruções Enem:
1. O rascunho da redação deve ser feito no espaço
apropriado.
2. O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha
própria, em até 30 linhas.
3. A redação com até 7 (sete) linhas escritas será
considerada “insuficiente” e receberá nota zero.
4. A redação que fugir ao tema ou que não atender ao tipo
dissertativo-argumentativo receberá nota zero.
5. A redação que apresentar proposta de intervenção que
desrespeite os direitos humanos receberá nota zero.
6. A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta
de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas
desconsiderado para efeito de correção.
Situação 2016-16G – Relato
(1º ano)
Faça um conto sobre as
dúvidas que o envelhecimento provoca nas pessoas.
Instruções para alunos de
1º ano:
1. Ao redigir seu texto,
obedeça às normas do gênero selecionado.
2. Dê um título para sua
redação. Esse título deverá deixar claro o aspecto da situação escolhida que
você pretende abordar.
3. Se a estrutura do
gênero selecionado exigir assinatura, escreva, no lugar da assinatura: João ou
Maria.
4. Não copie ou
parafraseie trechos dos textos motivadores.
5. Escreva com letra legível,
à caneta; respeite as margens; rasure, se você precisar, de forma adequada;
destaque as maiúsculas em relação às minúsculas por tamanho; etc.;
6. Escreva no mínimo 25 e
no máximo 30 linhas.
7. ATENÇÃO: se você não
seguir as instruções da orientação geral e as relativas ao tema que escolheu,
sua redação será penalizada.
8. Preencha integralmente
o cabeçalho da folha de redação. Dê especial atenção para a colocação do código
que informa a situação escolhida por você. Exemplo: 2016-7G.
Situação 2016-16H – Artigo
de opinião (2º ano)
Redija um artigo de opinião sobre os desafios para a
sociedade brasileira em relação às projeções acerca do número de idosos nas
próximas décadas.
Instruções para alunos de
2º ano:
1. Ao redigir seu texto,
obedeça às normas do gênero selecionado.
2. Dê um título para sua
redação. Esse título deverá deixar claro o aspecto da situação escolhida que
você pretende abordar.
3. Se a estrutura do
gênero selecionado exigir assinatura, escreva, no lugar da assinatura: João ou
Maria.
4. Não copie ou
parafraseie trechos dos textos motivadores.
5. Escreva com letra
legível, à caneta; respeite as margens; rasure, se você precisar, de forma
adequada; destaque as maiúsculas em relação às minúsculas por tamanho;
etc.;
6. Escreva no mínimo 25 e
no máximo 30 linhas.
7. ATENÇÃO: se você não
seguir as instruções da orientação geral e as relativas ao tema que escolheu,
sua redação será penalizada.
8. Preencha integralmente
o cabeçalho da folha de redação. Dê especial atenção para a colocação do código
que informa a situação escolhida por você. Exemplo: 2016-7G.
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