Leia atentamente os textos abaixo.
Texto 01.
“No final do ano passado, foi confirmada pela Ministério
da Saúde a relação entre o vírus zika e a microcefalia, uma má-formação do
cérebro de bebês.
A doença, também transmitida pelo mosquito Aedes aegypti,
provoca sintomas parecidos, porém mais brandos do que os da dengue: febre, dor
de cabeça e no corpo e manchas avermelhadas.
A região Nordeste é a mais afetada pelo surto de
microcefalia – no Brasil ao todo estão sendo investigados 3.448 casos suspeitos
da doença. Outros 270 casos de microcefalia foram confirmados pelo Ministério
da Saúde nesta quarta-feira, e 462 foram descartados.
O avanço do zika e os casos de microcefalia pegaram o
país de surpresa e suscitaram várias dúvidas.”
Texto 02.
“Antigamente, o homem desconhecia a causa das epidemias. Não
se imaginava que, nas poças d’água ou em regiões alagadas, pudessem proliferar
mosquitos transmissores da febre amarela ou moscas que transmitiam diarreia,
nem que os ratos, entrando nas casas, pudessem espalhar pestes. A crença era
que estavam no ar substâncias venenosas que infectavam as pessoas. Alguns
médicos chegaram a dizer que as moscas, ziguezagueando durante o voo, ajudavam
a ventilar o ambiente e a purificá-lo. Não se davam conta de que elas pousavam
no material contaminado e depois nos alimentos que seriam consumidos.
No final do século XIX, descobriu-se que as bactérias eram as
causadoras das epidemias e que era necessário clorar a água, tratar o esgoto,
aterrar as regiões alagadas das cidades. Foi isso que Osvaldo Cruz fez no Rio
de Janeiro para acabar com o mosquito que transmitia a febre amarela.
A impressão que se tem agora é que a era bacteriológica deu
lugar à era virológica. É preciso pesquisar onde os vírus estão e quais
interferências do homem no meio ambiente e com o resto da biosfera favorecem as
infecções virais, sejam elas epidemias novas ou velhas epidemias que retornam.”
Texto 03.
“A dengue é, sem dúvidas, a doença mais grave quando
comparada à chikungunya e à zika. Ela causa febre, dores no corpo, dores de
cabeça e nos olhos, falta de ar, manchas na pele e indisposição. Em casos mais
graves, a dengue pode provocar hemorragias, que, por sua vez, podem ocasionar
óbito.
A chikungunya também causa febre e dores no corpo, mas as
dores concentram-se principalmente nas articulações. Na dengue, as dores são
predominantemente musculares. Alguns sintomas da chikungunya duram em torno de
duas semanas; todavia, as dores articulares podem permanecer por vários meses.
Casos de morte são muito raros, mas a doença, em virtude da persistência da
dor, afeta bastante a qualidade de vida do paciente.
Por fim, temos a febre zika, que é a doença que causa os
sintomas mais leves. Pacientes com essa enfermidade apresentam febre mais baixa
que a da dengue e chikungunya, olhos avermelhados e coceira característica. Em
virtude desses sintomas, muitas vezes a doença é confundida com alergia.
Normalmente a zika não causa morte, e os sintomas não duram mais que sete dias.
Vale frisar, no entanto, que a febre zika relaciona-se com uma síndrome
neurológica que causa paralisia, a Síndrome de Guillain-Barré, e também com
casos de microcefalia.
O tratamento da dengue, chikungunya e zika é praticamente
o mesmo, uma vez que não existem medicamentos específicos para nenhuma dessas
enfermidades. Recomenda-se que o paciente, nos três casos, permaneça em repouso
e beba bastante líquido. Alguns medicamentos são indicados para dor, mas não se
deve fazer uso de remédios que contenham ácido acetilsalicílico, pois eles
podem desencadear hemorragias.
Não existem vacinas contra as doenças citadas no texto.
Assim sendo, a melhor forma de prevenir-se é pela destruição dos locais
propícios à multiplicação do mosquito Aedes, garantindo sempre que não haja
acúmulo de água parada.”
Situação
2016-15A - Dissertação (USP, Unesp, Uniube, etc.)
Faça uma
dissertação sobre a seguinte consideração abaixo:
Em diversos momentos da História, surtos epidêmicos mataram milhões de
pessoas em curtos períodos de tempo. A sociedade está preparada para reagir
adequadamente a uma pandemia realmente global de uma doença que se desenvolva e mate
rapidamente os infectados?
Instruções:
1. Lembre-se de
que a situação de produção de seu texto requer o uso da norma padrão da língua
portuguesa.
2. A redação
deverá ter entre 25 e 30 linhas.
3. Dê um título
a sua redação.
Situação
2016-15B – Outros gêneros textuais - notícia (UFU, Unicamp, UEL, etc.)
Escreva uma
notícia a respeito da epidemia de dengue, chikungunya e zika. Use os dados e as informações dos textos
da coletânea.
Instruções
gerais:
1. Se for o caso
do gênero textual em questão, dê um título para sua redação. Esse título deverá
deixar claro o aspecto da situação escolhida que você pretende abordar.
3. Se a
estrutura do gênero selecionado exigir assinatura, escreva, no lugar da
assinatura: José ou Josefa. Em hipótese alguma escreva seu nome, pseudônimo,
apelido, etc. na folha de prova.
4. Utilize
trechos dos textos motivadores (da situação que você selecionou) e parafraseie-os.
5. Não copie
trechos dos textos motivadores ao fazer sua redação.
6. Quanto ao
número mínimo e máximo de linhas e de acordo com o vestibular pretendido,
informe qual o vestibular que você irá prestar para que possamos adequar a
correção às exigências do concurso escolhido.
Situação 2016-15C - Carta argumentativa (UFU, Unicamp,
UEL, etc.)
Escreva uma carta argumentativa a um político de sua
preferência a fim de propor medidas para o combate da epidemia de dengue,
chikungunya e zika.
Situação 2016-15D – Artigo de opinião (UFU, Unicamp,
UEL, etc.)
Faça um artigo de opinião sobre a seguinte afirmação:
Epidemias, mais do que sérios problemas provocados por
uma doença que acomete grande número de pessoas, são oportunidades
interessantes de se diagnosticar como é a relação do homem com a natureza, com
o outro e consigo mesmo.
Situação 2016-15E – Editorial (UFU, Unicamp, UEL,
etc.)
Faça um editorial acerca de o porquê o Brasil ser afetado
constantemente por epidemias tecnicamente possíveis de ser evitadas.
Instruções UFU:
1. Após a
escolha de uma das situações, assinale sua opção no alto da folha de resposta
e, ao redigir seu texto, obedeça às normas do gênero selecionado.
2. Se for o
caso, dê um título para sua redação. Esse título deverá deixar claro o aspecto
da situação escolhida que você pretende abordar.
3. Se a
estrutura do gênero selecionado exigir assinatura, escreva, no lugar da
assinatura: JOSÉ OU JOSEFA. Em hipótese alguma escreva seu nome, pseudônimo,
apelido, etc. na folha de prova.
4. Utilize
trechos dos textos motivadores (da situação que você selecionou) e
parafraseie-os.
5. Não copie
trechos dos textos motivadores, ao fazer sua redação.
6. Mínimo de 25
e máximo de 30 linhas.
7. ATENÇÃO: se
você não seguir as instruções da orientação geral e as relativas ao tema que
escolheu, sua redação será penalizada.
Situação 2016-15F - Dissertação (Enem)
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos
conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto
dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da língua portuguesa
sobre o tema “epidemias no Brasil
contemporâneo”, apresentando proposta de intervenção, que respeite os
direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa,
argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
Instruções Enem:
1. O rascunho da redação deve ser feito no espaço
apropriado.
2. O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha
própria, em até 30 linhas.
3. A redação com até 7 (sete) linhas escritas será
considerada “insuficiente” e receberá nota zero.
4. A redação que fugir ao tema ou que não atender ao tipo
dissertativo-argumentativo receberá nota zero.
5. A redação que apresentar proposta de intervenção que
desrespeite os direitos humanos receberá nota zero.
6. A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta
de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas
desconsiderado para efeito de correção.
Situação 2016-15G – Relato
(1º ano)
Faça um relato sobre como
seria um mundo afetado por uma epidemia que matasse mais de dois terços da
população mundial. Como ficariam as relações entre as pessoas? Como a sociedade
seria organizada?
Instruções para alunos de
1º ano:
1. Ao redigir seu texto,
obedeça às normas do gênero selecionado.
2. Dê um título para sua
redação. Esse título deverá deixar claro o aspecto da situação escolhida que
você pretende abordar.
3. Se a estrutura do
gênero selecionado exigir assinatura, escreva, no lugar da assinatura: João ou
Maria.
4. Não copie ou
parafraseie trechos dos textos motivadores.
5. Escreva com letra
legível, à caneta; respeite as margens; rasure, se você precisar, de forma
adequada; destaque as maiúsculas em relação às minúsculas por tamanho;
etc.;
6. Escreva no mínimo 25 e
no máximo 30 linhas.
7. ATENÇÃO: se você não
seguir as instruções da orientação geral e as relativas ao tema que escolheu,
sua redação será penalizada.
8. Preencha integralmente
o cabeçalho da folha de redação. Dê especial atenção para a colocação do código
que informa a situação escolhida por você. Exemplo: 2016-7G.
Situação 2016-15H – Artigo
de opinião (2º ano)
Faça um artigo de opinião sobre como evitar epidemias.
Instruções para alunos de
2º ano:
1. Ao redigir seu texto,
obedeça às normas do gênero selecionado.
2. Dê um título para sua
redação. Esse título deverá deixar claro o aspecto da situação escolhida que
você pretende abordar.
3. Se a estrutura do
gênero selecionado exigir assinatura, escreva, no lugar da assinatura: João ou
Maria.
4. Não copie ou
parafraseie trechos dos textos motivadores.
5. Escreva com letra
legível, à caneta; respeite as margens; rasure, se você precisar, de forma
adequada; destaque as maiúsculas em relação às minúsculas por tamanho;
etc.;
6. Escreva no mínimo 25 e
no máximo 30 linhas.
7. ATENÇÃO: se você não
seguir as instruções da orientação geral e as relativas ao tema que escolheu,
sua redação será penalizada.
8. Preencha integralmente
o cabeçalho da folha de redação. Dê especial atenção para a colocação do código
que informa a situação escolhida por você. Exemplo: 2016-7G.
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