Leia atentamente os textos abaixo.
Texto 01.
“A natureza deu tanto poder à mulher que a lei, por
prudência, deu-lhes pouco.” (Samuel Johnson)
Texto 02.
“O que é feminismo?
Feminismo é um movimento social e político que tem como
objetivo conquistar o acesso a direitos iguais entre homens e mulheres e que
existe desde o século XIX.
Feminismo não é o contrário de machismo?
Não. Enquanto o feminismo busca construir condições de
igualdade entre os gêneros, o machismo é o comportamento que coloca o homem em
posição de superioridade com relação à mulher.
E por que, em vez de feminismo ou machismo, não falamos de
humanismo?
Porque humanismo é um sistema filosófico de pensamento,
não um movimento social ou político. O humanismo se refere à valorização do
pensamento e da produção humana, em oposição à ideia de um ser sobrenatural que
comanda o mundo.
E por que está todo mundo falando de feminismo agora?
Por vários motivos. Primeiro, porque já há algum tempo,
as redes sociais tornaram possível que grupos de mulheres se encontrassem e
falassem sobre como se sentem no mundo em que vivemos, dividindo questões como os
assédios nas ruas, relatando estupros, situações de desvalorização no mercado
de trabalho, etc. Esse novo impulso que o feminismo teve com as redes sociais
já mostrou sua força em vários momentos, em especial na última semana, quando
as mulheres reagiram ao caso MasterChef Junior com a campanha #primeiroassedio.”
Texto 03.
“Ser uma mulher feliz significa muita coisa. Tem a ver
com a liberdade de ser e agir como quiser, com a condição de tomar decisões
sobre o próprio corpo. É sobre o direito de ganhar o mesmo salário que um
colega homem numa função equivalente e saber que tem a garantia de não ser
vítima de violência doméstica. Mas, hoje, nada disso é certeza em lugar algum
do mundo, pelo menos de acordo com a pesquisa Diferenças Globais entre Gêneros,
publicada no ano passado pelo Fórum Econômico Mundial. O estudo indica, por
exemplo, que olhando só para o mercado de trabalho ainda levará 81 anos para
haver uma equalização de salário, participação e liderança.
A questão é que não vai dar mais para esperar. E essa
igualdade, em uma sociedade dominada pelo machismo, só virá com muita militância
e choque, assim como ocorreu com toda mudança social importante. Nem sempre
lembramos que a vida das mulheres já passou por grandes mudanças. Trabalhar,
estudar, votar, praticar esportes, ter prazer... tudo era assunto proibido há
pouco mais de meio século. As conquistas vieram graças aos movimentos
feministas, que atravessaram gerações dando a cara à tapa - literalmente. E foi
preciso que algumas pessoas fizessem barulho e gritassem mais alto para serem
ouvidas. Talvez seja esse momento, o da defesa irrestrita da igualdade entre
gêneros, o princípio daquela imagem preconceituosa que recai sobre a
militância.”
Texto 04.
“É pelo trabalho que a mulher vem diminuindo a distância que a separava do
homem, somente o trabalho poderá garantir-lhe uma independência concreta.”
(Simone de Beauvoir)
Texto 05.
“A história da mulher é a história da pior tirania que o
mundo conheceu: a tirania do mais fraco sobre o mais forte.” (Oscar Wilde)
Texto 06.
“A sabedoria das mulheres não é raciocinar, é sentir.”
(Emmanuel Kant)
Texto 07.
“O homem entra mais rapidamente no quotidiano do que a
mulher; em contrapartida, a mulher vive melhor no âmbito do não real. Por isso
não precisa da rotina. A mulher aprofunda; o homem expande.” (José Saramago)
Situação
2016-13A - Dissertação (USP, Unesp, Uniube, etc.)
Faça uma
dissertação sobre o aforismo abaixo:
“Se um homem bate na mesa e grita, está impondo controle. Se a mulher
faz o mesmo, está perdendo o controle.” (Bárbara Soares, antropóloga carioca)
Instruções:
1. Lembre-se de
que a situação de produção de seu texto requer o uso da norma padrão da língua
portuguesa.
2. A redação
deverá ter entre 25 e 30 linhas.
3. Dê um título
a sua redação.
Situação
2016-13B – Outros gêneros textuais - Entrevista (UFU, Unicamp, UEL, etc.)
Faça uma
entrevista em que as respostas para as perguntas que você criar sejam
paráfrases dos aforismos e de partes dos textos da coletânea. Você deverá representar uma revista fictícia ou não para a qual é entrevistada uma mulher fictícia ou não.
Instruções
gerais:
1. Se for o caso
do gênero textual em questão, dê um título para sua redação. Esse título deverá
deixar claro o aspecto da situação escolhida que você pretende abordar.
3. Se a
estrutura do gênero selecionado exigir assinatura, escreva, no lugar da
assinatura: José ou Josefa. Em hipótese alguma escreva seu nome, pseudônimo,
apelido, etc. na folha de prova.
4. Utilize
trechos dos textos motivadores (da situação que você selecionou) e
parafraseie-os.
5. Não copie
trechos dos textos motivadores ao fazer sua redação.
6. Quanto ao
número mínimo e máximo de linhas e de acordo com o vestibular pretendido,
informe qual o vestibular que você irá prestar para que possamos adequar a
correção às exigências do concurso escolhido.
Situação 2016-13C - Carta argumentativa (UFU, Unicamp,
UEL, etc.)
Escreva uma carta argumentativa a uma escola ou a um
professor com a solicitação que se discuta de forma mais interessada o papel da
mulher na evolução do pensamento humano, em especial, na disciplina de
História, Filosofia ou Sociologia.
Situação 2016-13D – Artigo de opinião (UFU, Unicamp,
UEL, etc.)
Faça um artigo de opinião em que você se posicione acerca
do feminismo.
Situação 2016-13E – Editorial (UFU, Unicamp, UEL,
etc.)
Faça um editorial em que se trace um panorama atual do
papel social ocupado pelas mulheres na sociedade brasileira.
Instruções UFU:
1. Após a
escolha de uma das situações, assinale sua opção no alto da folha de resposta
e, ao redigir seu texto, obedeça às normas do gênero selecionado.
2. Se for o
caso, dê um título para sua redação. Esse título deverá deixar claro o aspecto
da situação escolhida que você pretende abordar.
3. Se a
estrutura do gênero selecionado exigir assinatura, escreva, no lugar da
assinatura: JOSÉ OU JOSEFA. Em hipótese alguma escreva seu nome, pseudônimo,
apelido, etc. na folha de prova.
4. Utilize
trechos dos textos motivadores (da situação que você selecionou) e
parafraseie-os.
5. Não copie trechos
dos textos motivadores, ao fazer sua redação.
6. Mínimo de 25
e máximo de 30 linhas.
7. ATENÇÃO: se
você não seguir as instruções da orientação geral e as relativas ao tema que
escolheu, sua redação será penalizada.
Situação 2016-13F - Dissertação (Enem)
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos
conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto
dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da língua portuguesa
sobre o tema “igualdade de gênero no Brasil contemporâneo”, apresentando
proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize
e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu
ponto de vista.
Instruções Enem:
1. O rascunho da redação deve ser feito no espaço
apropriado.
2. O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha
própria, em até 30 linhas.
3. A redação com até 7 (sete) linhas escritas será
considerada “insuficiente” e receberá nota zero.
4. A redação que fugir ao tema ou que não atender ao tipo
dissertativo-argumentativo receberá nota zero.
5. A redação que apresentar proposta de intervenção que
desrespeite os direitos humanos receberá nota zero.
6. A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta
de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas
desconsiderado para efeito de correção.
Situação 2016-13G – Relato
(1º ano)
Faça um relato em que um
narrador personagem feminino conte uma história vivida ou presenciada associada
ao assédio moral ou ao preconceito de gênero que tenha ocorrido contra uma
mulher.
Instruções para alunos de
1º ano:
1. Ao redigir seu texto,
obedeça às normas do gênero selecionado.
2. Dê um título para sua
redação. Esse título deverá deixar claro o aspecto da situação escolhida que
você pretende abordar.
3. Se a estrutura do
gênero selecionado exigir assinatura, escreva, no lugar da assinatura: João ou
Maria.
4. Não copie ou
parafraseie trechos dos textos motivadores.
5. Escreva com letra
legível, à caneta; respeite as margens; rasure, se você precisar, de forma
adequada; destaque as maiúsculas em relação às minúsculas por tamanho;
etc.;
6. Escreva no mínimo 25 e
no máximo 30 linhas.
7. ATENÇÃO: se você não
seguir as instruções da orientação geral e as relativas ao tema que escolheu,
sua redação será penalizada.
8. Preencha integralmente
o cabeçalho da folha de redação. Dê especial atenção para a colocação do código
que informa a situação escolhida por você. Exemplo: 2016-7G.
Situação 2016-13H – Artigo
de opinião (2º ano)
Faça um artigo de opinião
sobre a existência ou não de desigualdade de gênero na sociedade. Caso ocorra,
onde ela mais ocorre? De que forma?
Instruções para alunos de
2º ano:
1. Ao redigir seu texto,
obedeça às normas do gênero selecionado.
2. Dê um título para sua
redação. Esse título deverá deixar claro o aspecto da situação escolhida que
você pretende abordar.
3. Se a estrutura do
gênero selecionado exigir assinatura, escreva, no lugar da assinatura: João ou
Maria.
4. Não copie ou
parafraseie trechos dos textos motivadores.
5. Escreva com letra
legível, à caneta; respeite as margens; rasure, se você precisar, de forma
adequada; destaque as maiúsculas em relação às minúsculas por tamanho;
etc.;
6. Escreva no mínimo 25 e
no máximo 30 linhas.
7. ATENÇÃO: se você não
seguir as instruções da orientação geral e as relativas ao tema que escolheu,
sua redação será penalizada.
8. Preencha integralmente
o cabeçalho da folha de redação. Dê especial atenção para a colocação do código
que informa a situação escolhida por você. Exemplo: 2016-7G.
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