Leia atentamente os textos abaixo.
Texto 01.
"Está verificado que o
dilatar da adolescência prolonga a vida."
[Will Durant (1885-1981),
historiador e escritor americano.]
Texto 02.
"-Você sabe o que eu quero ser? - perguntei a ela.
Sabe o que é que eu queria ser? Se pudesse fazer a merda da escolha?" Seja
lá como for, fico imaginando uma porção de garotinhos brincando de alguma coisa
num baita campo de centeio e tudo... E eu fico na beirada de um precipício
maluco. Sabe o que eu tenho de fazer? Tenho que agarrar todo mundo que vai cair
no abismo. Quer dizer, se um deles começar a correr sem olhar onde está indo,
eu tenho que aparecer de algum canto e agarrar o garoto. Só isso que eu ia
fazer o dia todo. Ia ser o apanhador no campo de centeio." (J.D. Salinger em “O apanhador no campo de
centeio”)
Texto 03.
"O que se aprende na
juventude dura a vida inteira."
[Francisco Gómez de Quevedo y
Villegas (1580-1645), escritor espanhol.]
Texto 04.
"A generosidade da
juventude é um encanto, mas não vale um vintém. Por que não vale? Porque não
lhe custa nada, não resultou do fato de ter vivido, tudo são, por assim dizer,
as primeiras impressões da existência."
[Fiodor Dostoievski
(1821-1881), escritor russo.]
Texto 05.
“A adolescência é uma fantasia e como tal necessita de
uma hermenêutica. Muito se falou sobre a invenção da infância desde a pesquisa
de Philippe Áries em ‘História Social da Criança e da Família’. Raramente se
fala da invenção da adolescência. A novidade é a ideia de invenção que até os
dias de hoje não foi suficientemente assimilada pela cultura cotidiana
acostumada a pensar de modo conservador, ou seja, reafirmando o axioma
impotente “a vida como ela é” pelo qual se depreende que a vida não seria
produção pessoal e coletiva, mas algo pronto em que se tornar adulto
significaria necessariamente sucumbir ontologicamente a um modo de ser. Também
a adolescência inventada para se contrapor ao ideal “a vida como ela é”
tornou-se a norma e assim perdeu seu poder revolucionário.
A adolescência foi neutralizada. O ideal que se fez como
imagem contracultural foi reduzido à norma conservadora plena dos efeitos
práticos que vão do consumismo à depressão epidêmica – também ela derivada da
indústria cultural da doença – nestes tempos que, sem medo, posso chamar de
sombrios. Assim a adolescência é uma narrativa e um mito destes tempos. Qual
seria a base profunda da adolescência que, aflorada, nos faria ver além do
mito?”
Texto 06.
Situação 2016-5A
- Dissertação (USP, Unesp, Uniube, etc.)
Faça uma
dissertação sobre as razões que tornam a adolescência um tempo normalmente de
tantas tensões, crises e dificuldades para a maioria das pessoas.
Instruções:
1. Lembre-se de
que a situação de produção de seu texto requer o uso da norma padrão da língua
portuguesa.
2. A redação
deverá ter entre 25 e 30 linhas.
3. Dê um título
a sua redação.
Situação 2016-5B
– Outros gêneros textuais – publicação em rede social (UFU, Unicamp, UEL, etc.)
Faça um texto a
ser publicado em uma rede social com o intuito de comunicar na visão de um
adolescente os principais conflitos pelos quais ele passa ao completar 15 anos.
Instruções
gerais:
1. Se for o caso
do gênero textual em questão, dê um título para sua redação. Esse título deverá
deixar claro o aspecto da situação escolhida que você pretende abordar.
3. Se a
estrutura do gênero selecionado exigir assinatura, escreva, no lugar da
assinatura: José ou Josefa. Em hipótese alguma escreva seu nome, pseudônimo,
apelido, etc. na folha de prova.
4. Utilize
trechos dos textos motivadores (da situação que você selecionou) e
parafraseie-os.
5. Não copie
trechos dos textos motivadores ao fazer sua redação.
6. Quanto ao
número mínimo e máximo de linhas e de acordo com o vestibular pretendido,
informe qual o vestibular que você irá prestar para que possamos adequar a
correção às exigências do concurso escolhido.
Situação 2016-5C - Carta argumentativa (UFU, Unicamp,
UEL, etc.)
Escreva uma carta argumentativa para o diretor de uma
escola de Ensino Médio, na condição de um aluno dessa
instituição, a fim de propor medidas que façam com que esse ambiente escolar
seja sempre um espaço capaz de promover um adolescer saudável e produtivo para os estudantes.
Situação 2016-5D – Artigo de opinião (UFU, Unicamp,
UEL, etc.)
Redija um artigo de opinião sobre como a escola pode ser
transformadora na vida de um jovem nos aspectos econômicos, psicológicos, sociais
e culturais de sua vida.
Situação 2016-5E – Editorial (UFU, Unicamp, UEL, etc.)
Faça um editorial sobre a visão e as expectativas que a
sociedade brasileira tem a respeito dos adolescentes da atualidade.
Instruções UFU:
1. Após a
escolha de uma das situações, assinale sua opção no alto da folha de resposta
e, ao redigir seu texto, obedeça às normas do gênero selecionado.
2. Se for o
caso, dê um título para sua redação. Esse título deverá deixar claro o aspecto
da situação escolhida que você pretende abordar.
3. Se a
estrutura do gênero selecionado exigir assinatura, escreva, no lugar da
assinatura: JOSÉ OU JOSEFA. Em hipótese alguma escreva seu nome, pseudônimo,
apelido, etc. na folha de prova.
4. Utilize
trechos dos textos motivadores (da situação que você selecionou) e
parafraseie-os.
5. Não copie
trechos dos textos motivadores, ao fazer sua redação.
6. Mínimo de 25
e máximo de 30 linhas.
7. ATENÇÃO: se
você não seguir as instruções da orientação geral e as relativas ao tema que
escolheu, sua redação será penalizada.
Situação
2016-5F - Dissertação (Enem)
A partir da
leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao
longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo na modalidade
escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “os desafios da adolescência no século XXI”, apresentando proposta de intervenção, que respeite os
direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa,
argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
Instruções Enem:
1. O rascunho da
redação deve ser feito no espaço apropriado.
2. O texto
definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
3. A redação com
até 7 (sete) linhas escritas será considerada “insuficiente” e receberá nota
zero.
4. A redação que
fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo receberá
nota zero.
5. A redação que
apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos receberá
nota zero.
6. A redação que
apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões
terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.
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