Leia atentamente os textos abaixo.
Texto 01.
“Num passado incrivelmente recente, quem dominasse
algumas funções do Excel era visto como profissional diferenciado pelo mercado
de trabalho.
Hoje, nem o domínio de todo o pacote Office chega a
impressionar um recrutador - e quem não tem familiaridade com as planilhas da
Microsoft pode sofrer para executar as tarefas mais básicas do dia a dia.
O mesmo pode ser dito sobre outras habilidades ligadas ao
universo da tecnologia que ainda são consideradas “avançadas demais” para quem
não trabalha diretamente com TI.
Segundo Max Bavaresco, sócio-diretor da Sonne Branding,
as barreiras entre os mundos virtual e físico, online e offline, estão se
tornando rarefeitas. Resultado: profissionais de áreas tão distintas quanto vendas,
RH ou saúde precisarão adquirir conhecimentos cada vez mais profundos de
tecnologia para desempenhar suas funções.
Se as planilhas do Excel viraram lugar-comum, diversas
outras competências criadas pelo mundo digital serão acrescentadas ao rol de expectativas
dos recrutadores do futuro.”
Texto 02.
“E, quando lá me achava a meditar sobre o velho, desconhecido mundo,
lembrei-me da surpresa de Gatsby, ao divisar pela primeira vez, a luz verde e
existente na extremidade do ancoradouro de Daisy. Ele viera de longe, até
aquele relvado azul, e seu sonho de ter-lhe parecido tão próximo, que
dificilmente poderia deixar de alcança-lo. Não sabia que seu sonho já havia
ficado para trás, perdido em algum lugar, na vasta obscuridade que se estendia
para além da cidade, onde as escuras campinas da república se estendiam sob a
noite. Gatsby acreditou na luz verde, no orgiástico futuro, que ano após ano,
se afastava de nós. Esse futuro nos iludira, mas não importava: amanhã
correremos mais depressa, estenderemos mais os braços… E, uma bela manhã… E
assim prosseguimos, botes contra a corrente, impelidos incessantemente para o
passado.” (F. Scott Fitzgerald, “O Grande Gatsby”)
Texto 03.
“O que me impressiona, à vista de um macaco, não é que ele tenha sido
nosso passado: é este pressentimento de que ele venha a ser nosso futuro.” (Mário
Quintana)
Texto 04.
Situação
2016-1A - Dissertação (USP, Unesp, Uniube, etc.)
Faça uma
dissertação sobre o seguinte aforismo:
“E o futuro não
é mais como era antigamente.” (Renato Russo, “Índios”)
Instruções:
1. Lembre-se de
que a situação de produção de seu texto requer o uso da norma padrão da língua
portuguesa.
2. A redação
deverá ter entre 25 e 30 linhas.
3. Dê um título
a sua redação.
Situação 2016-1B
– Outros gêneros textuais - Relato (UFU, Unicamp, UEL, etc.)
Faça um relato de
alguém 100 anos a frente sobre algum aspecto da vida atual que impactava a vida
do avô dessa pessoa e que mudou radicalmente no tempo do narrador.
Instruções
gerais:
1. Se for o caso
do gênero textual em questão, dê um título para sua redação. Esse título deverá
deixar claro o aspecto da situação escolhida que você pretende abordar.
3. Se a
estrutura do gênero selecionado exigir assinatura, escreva, no lugar da
assinatura: José ou Josefa. Em hipótese alguma escreva seu nome, pseudônimo,
apelido, etc. na folha de prova.
4. Utilize
trechos dos textos motivadores (da situação que você selecionou) e
parafraseie-os.
5. Não copie
trechos dos textos motivadores ao fazer sua redação.
6. Quanto ao
número mínimo e máximo de linhas e de acordo com o vestibular pretendido,
informe qual o vestibular que você irá prestar para que possamos adequar a
correção às exigências do concurso escolhido.
Situação 2016-1C - Carta argumentativa (UFU, Unicamp,
UEL, etc.)
Escreva uma carta argumentativa destinada aos políticos do
futuro a ser colocada em uma “cápsula do tempo” com previsão de abertura no ano
2100 sobre os erros que não devem ser cometidos por eles e que são cometidos
frequentemente pelos políticos atuais.
Situação 2016-1D – Artigo de opinião (UFU, Unicamp,
UEL, etc.)
Faça um artigo
sobre o porquê de tantas pessoas serem pessimistas em relação ao futuro na
atualidade.
Situação 2016-1E – Editorial (UFU, Unicamp, UEL, etc.)
Faça um editorial sobre os impactos da perda de
importância do futuro na vida presente das pessoas.
Instruções UFU:
1. Após a
escolha de uma das situações, assinale sua opção no alto da folha de resposta
e, ao redigir seu texto, obedeça às normas do gênero selecionado.
2. Se for o
caso, dê um título para sua redação. Esse título deverá deixar claro o aspecto
da situação escolhida que você pretende abordar.
3. Se a
estrutura do gênero selecionado exigir assinatura, escreva, no lugar da
assinatura: JOSÉ OU JOSEFA. Em hipótese alguma escreva seu nome, pseudônimo,
apelido, etc. na folha de prova.
4. Utilize
trechos dos textos motivadores (da situação que você selecionou) e
parafraseie-os.
5. Não copie
trechos dos textos motivadores, ao fazer sua redação.
6. Mínimo de 25
e máximo de 30 linhas.
7. ATENÇÃO: se
você não seguir as instruções da orientação geral e as relativas ao tema que
escolheu, sua redação será penalizada.
Situação 2016-1F - Dissertação (Enem)
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “como tornar as pessoas mais otimistas em relação ao futuro?”, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
Instruções Enem:
1. O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.
2. O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
3. A redação com até 7 (sete) linhas escritas será considerada “insuficiente” e receberá nota zero.
4. A redação que fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo receberá nota zero.
5. A redação que apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos receberá nota zero.
6. A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário