Leia atentamente os textos abaixo.
Texto 01.
"Está verificado que o
dilatar da adolescência prolonga a vida."
[Will Durant (1885-1981),
historiador e escritor americano.]
Texto 02.
"-Você sabe o que eu quero ser? - perguntei a ela.
Sabe o que é que eu queria ser? Se pudesse fazer a merda da escolha?" Seja
lá como for, fico imaginando uma porção de garotinhos brincando de alguma coisa
num baita campo de centeio e tudo... E eu fico na beirada de um precipício
maluco. Sabe o que eu tenho de fazer? Tenho que agarrar todo mundo que vai cair
no abismo. Quer dizer, se um deles começar a correr sem olhar onde está indo,
eu tenho que aparecer de algum canto e agarrar o garoto. Só isso que eu ia
fazer o dia todo. Ia ser o apanhador no campo de centeio." (J.D. Salinger em “O apanhador no campo de
centeio”)
Texto 03.
"O que se aprende na
juventude dura a vida inteira."
[Francisco Gómez de Quevedo y
Villegas (1580-1645), escritor espanhol.]
Texto 04.
"A generosidade da
juventude é um encanto, mas não vale um vintém. Por que não vale? Porque não
lhe custa nada, não resultou do fato de ter vivido, tudo são, por assim dizer,
as primeiras impressões da existência."
[Fiodor Dostoievski
(1821-1881), escritor russo.]
Texto 05.
“A adolescência é uma fantasia e como tal necessita de
uma hermenêutica. Muito se falou sobre a invenção da infância desde a pesquisa
de Philippe Áries em ‘História Social da Criança e da Família’. Raramente se
fala da invenção da adolescência. A novidade é a ideia de invenção que até os
dias de hoje não foi suficientemente assimilada pela cultura cotidiana
acostumada a pensar de modo conservador, ou seja, reafirmando o axioma
impotente “a vida como ela é” pelo qual se depreende que a vida não seria
produção pessoal e coletiva, mas algo pronto em que se tornar adulto
significaria necessariamente sucumbir ontologicamente a um modo de ser. Também
a adolescência inventada para se contrapor ao ideal “a vida como ela é”
tornou-se a norma e assim perdeu seu poder revolucionário.
A adolescência foi neutralizada. O ideal que se fez como
imagem contracultural foi reduzido à norma conservadora plena dos efeitos
práticos que vão do consumismo à depressão epidêmica – também ela derivada da
indústria cultural da doença – nestes tempos que, sem medo, posso chamar de
sombrios. Assim a adolescência é uma narrativa e um mito destes tempos. Qual
seria a base profunda da adolescência que, aflorada, nos faria ver além do
mito?”
Texto 06.
Situação 2015RecFinal4-A
- Dissertação
Faça uma
dissertação sobre quais são os maiores desafios sociais, culturais e
educacionais para o adolescente do século XXI.
Instruções:
1. Lembre-se de que a situação de produção de
seu texto requer o uso da norma padrão da língua portuguesa;
2. Não copie ou parafraseie trechos dos textos
motivadores;
3. A redação deverá ter entre 25 e 30 linhas.
4. Dê um título a sua redação.
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