Observação importante: esta proposta tem o objetivo de atender à demanda de alunos e internautas por assuntos mais complexos e mesmo subjetivos para motivar a criação de seus textos.
Leia atentamente os textos abaixo.
Texto 01.
“A questão que envolve a função social da arte torna-se
sempre virulenta quando a sociedade e seus sistemas organizacionais
encontram-se em crise, mesmo que ninguém espere que a arte possa realmente
oferecer soluções para as evoluções errôneas da sociedade. Para isso existem
outros “sistemas operacionais”. Nos museus e galerias de todo o mundo,
percebe-se, contudo, como a questão ecológica e as mudanças climáticas estão
determinando as atividades artísticas. Exposições reagem a catástrofes in loco,
questionam reportagens, dão de volta à natureza um valor estético e verificam a
atualidade de trabalhos utópicos dos anos 1970. Até aqui tudo bem. A prática
artística, portanto, está apta a gerar uma outra forma, insólita, de
visibilidade para um tema que, no caso das mudanças climáticas, por exemplo, é
tratado pela mídia principalmente em imagens de catástrofes e gráficos de
dados.”
Texto 02.
Portinari, Cândido Torquato (1903-1962) pintor modernista
brasileiro - 1952-1956 - óleo sobe madeira compensada naval - Guerra e Paz (28X10m)
“Candido Portinari revelou a realidade do trabalhador
oprimido e foi o primeiro a retratar a miséria causada pela seca no nordeste. O
artista é um dos mais representativos do modernismo brasileiro e foi um dos
precursores da crítica social na arte do país.
Seus painéis “Guerra” e “Paz”, pintados entre 1952 e
1956, estão na sede da ONU, em Nova York, e representam a realidade da guerra –
não apenas pelos conflitos e batalhas, mas pelo sofrimento das vítimas,
familiares e civis.”
Texto 03.
Texto 04.
Situação 2015Esp5-A
- Dissertação (USP, Unesp, Uniube, etc.)
Faça uma
dissertação sobre a importância contemporânea da arte como mecanismo de
transformação social.
Instruções:
1. Lembre-se de
que a situação de produção de seu texto requer o uso da norma padrão da língua
portuguesa.
2. A redação
deverá ter entre 25 e 30 linhas.
3. Dê um título
a sua redação.
Situação 2015Esp5-B
– Outros gêneros textuais - Verbete (UFU, Unicamp, UEL, etc.)
Faça um verbete
para o seguinte conceito: arte social.
Instruções
gerais:
1. Se for o caso
do gênero textual em questão, dê um título para sua redação. Esse título deverá
deixar claro o aspecto da situação escolhida que você pretende abordar.
3. Se a
estrutura do gênero selecionado exigir assinatura, escreva, no lugar da
assinatura: José ou Josefa. Em hipótese alguma escreva seu nome, pseudônimo,
apelido, etc. na folha de prova.
4. Utilize
trechos dos textos motivadores (da situação que você selecionou) e
parafraseie-os.
5. Não copie
trechos dos textos motivadores ao fazer sua redação.
6. Quanto ao
número mínimo e máximo de linhas e de acordo com o vestibular pretendido,
informe qual o vestibular que você irá prestar para que possamos adequar a
correção às exigências do concurso escolhido.
Situação 2015Esp5-C - Carta argumentativa (UFU,
Unicamp, UEL, etc.)
Escreva uma carta argumentativa a ser enviada para um
presidente de uma empresa de sua escolha em que você discuta os benefícios para
a sociedade e para a própria de ser criada por essa instituição uma
fundação para o fomento da cultura e da arte como mecanismos de inclusão e
transformação social.
Situação 2015Esp5-D – Artigo de opinião (UFU, Unicamp,
UEL, etc.)
Redija um artigo de opinião sobre se a arte é de fato um
mecanismo de transformação social.
Situação 2015Esp5-E – Editorial (UFU, Unicamp, UEL,
etc.)
Faça um editorial sobre se houve um decréscimo da função
da arte como mecanismo de questionamento, transformação e debate social.
Instruções UFU:
1. Após a
escolha de uma das situações, assinale sua opção no alto da folha de resposta
e, ao redigir seu texto, obedeça às normas do gênero selecionado.
2. Se for o
caso, dê um título para sua redação. Esse título deverá deixar claro o aspecto
da situação escolhida que você pretende abordar.
3. Se a estrutura
do gênero selecionado exigir assinatura, escreva, no lugar da assinatura: JOSÉ
OU JOSEFA. Em hipótese alguma escreva seu nome, pseudônimo, apelido, etc. na
folha de prova.
4. Utilize
trechos dos textos motivadores (da situação que você selecionou) e
parafraseie-os.
5. Não copie
trechos dos textos motivadores, ao fazer sua redação.
6. Mínimo de 25
e máximo de 30 linhas.
7. ATENÇÃO: se
você não seguir as instruções da orientação geral e as relativas ao tema que
escolheu, sua redação será penalizada.
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