Leia atentamente os textos abaixo.
Texto 01.
“A escuridão não pode expulsar
a escuridão; só a luz pode fazer isso. O ódio não pode expulsar o ódio; só o
amor pode fazer isso.” (Martin Luther King)
Texto 02.
“Doze vozes gritavam, cheias de ódio, e eram todos
iguais. Não havia dúvida, agora, quanto ao que sucedera à fisionomia dos
porcos. As criaturas de fora olhavam de um porco para um homem, de um homem
para um porco e de um porco para um homem outra vez; mas já se tornara
impossível distinguir, quem era homem, quem era porco.” (“On The Road”, de Jack
Kerouac)
Texto 03.
“Numa época de tecnologia avançada, o maior perigo para
as ideias, para a cultura e para o espírito pode mais facilmente vir de um
inimigo sorridente que de um adversário que inspira o terror e o ódio.” (Aldous
Huxley)
Texto 04.
Texto 05.
“No dia 5 de março o Laboratório de Estudos sobre Imagem
e Cibercultura (Labic), da Universidade Federal do Espírito Santo, publicou um
mapa de redes de admiradores das Polícias Militares no Facebook. São páginas
dedicadas a defender o uso de violência contra o que chamam de “bandidos”,
“vagabundos”, “assaltantes”, fazer apologia a linchamentos e ao assassinato,
defender policiais, publicar fotos de pessoas “justiçadas” ou mortas
violentamente, vender equipamentos bélicos e combater os direitos humanos.
Para centenas de milhares de seguidores dessas páginas, a
violência é a única mediadora das relações sociais, a paz só existe se a
sociedade se armar e fizer justiça com as próprias mãos, a obediência seria o
valor supremo da democracia. Dentro dessa lógica, a relação com os movimentos
populares só poderia ser feita através da força policial. Qualquer ato que
escape à ordem ou qualquer luta por direitos é lido como um desacato à
sociedade disciplinada. Um exemplo: no sábado, dia 8 de março, a página “Faca
na Caveira” publicou um texto sobre o Dia Internacional das Mulheres no qual
manda as feministas “se foderem”. Em uma hora, recebeu 300 likes. Até a tarde
de domingo, 1473 pessoas haviam curtido o texto.
Abaixo o professor Fábio Malini explica como fez a
pesquisa e analisa o discurso compartilhado por esses internautas. ‘O que
estamos vendo é só a cultura do medo midiático passando a ter os seus próprios
veículos’, diz ele.”
Fonte: http://www.cartacapital.com.br/blogs/outras-palavras/facebook-um-mapa-das-redes-de-odio-327.html
Texto 06.
“O tema da baixa
qualidade e da alta temperatura dos debates na Internet me mobiliza desde a
primeira coluna publicada neste blog, que conclamava a usar o potencial do
mundo digital para construir cidadania e não para disseminar o ódio e a
intolerância.
Mas está difícil
alcançar esse objetivo... que o digam as administradoras de páginas que
denunciam o assédio sexual das mulheres, as quais, pelo seu ativismo, acabam
sendo elas próprias alvo das agressões que tentam combater.
Um bom exemplo é
o das estudantes de ciência política da Universidade de Brasília, que no ano
passado criaram a página ‘Fiu Fiu-UnB’ no Facebook. A página recebe relatos de
agressão e assédio sexual. Além disso, debate e divulga iniciativas de combate
à violência contra as mulheres. Ao longo do ano passado recebeu quase 200
relatos de mulheres que sofreram todo tipo de humilhação e trauma. Seu objetivo
é criar uma política na Universidade que permita proteger as mulheres.
O triste e
frustrante é que, quanto mais o trabalho da Fiu Fiu-UnB ganha visibilidade,
mais as administradoras da página tornam-se vulneráveis a ataques pessoais,
ameaças e questionamentos extremamente ofensivos. Elas não são as únicas,
infelizmente. A editora da página feministssa.com, Jennifer Thorpe, conta que
no ano passado seus dados pessoais foram parar no Twitter e os internautas
foram convidados a enviar mensagens dizendo ‘o que gostariam de fazer com
ela’”.
Situação 2015Esp2-A
- Dissertação (USP, Unesp, Uniube, etc.)
Faça uma
dissertação sobre as causas da escalada de ódio veiculado por meio de redes
sociais na atualidade.
Instruções:
1. Lembre-se de
que a situação de produção de seu texto requer o uso da norma padrão da língua
portuguesa.
2. A redação
deverá ter entre 25 e 30 linhas.
3. Dê um título
a sua redação.
Situação
2015Esp2-B – Outros gêneros textuais – Comentário de internet (UFU, Unicamp,
UEL, etc.)
Faça um texto
para ser publicado na parte de comentários do último texto de apoio da
coletânea.
Instruções
gerais:
1. Se for o caso
do gênero textual em questão, dê um título para sua redação. Esse título deverá
deixar claro o aspecto da situação escolhida que você pretende abordar.
3. Se a
estrutura do gênero selecionado exigir assinatura, escreva, no lugar da
assinatura: José ou Josefa. Em hipótese alguma escreva seu nome, pseudônimo,
apelido, etc. na folha de prova.
4. Utilize
trechos dos textos motivadores (da situação que você selecionou) e
parafraseie-os.
5. Não copie
trechos dos textos motivadores ao fazer sua redação.
6. Quanto ao
número mínimo e máximo de linhas e de acordo com o vestibular pretendido,
informe qual o vestibular que você irá prestar para que possamos adequar a
correção às exigências do concurso escolhido.
Situação 2015Esp2-C - Carta argumentativa (UFU,
Unicamp, UEL, etc.)
Escreva uma carta argumentativa a ser enviado a um “site”
de sua escolha a fim de discutir o porquê de ele permitir comentários
explicitamente racistas, sexistas, preconceituosos, etc., em suas páginas,
textos e publicações.
Situação 2015Esp2-D – Artigo de opinião (UFU, Unicamp,
UEL, etc.)
Redija um artigo de opinião sobre as consequências da
disseminação do discurso de ódio pela internet.
Situação 2015Esp2-E – Editorial (UFU, Unicamp, UEL,
etc.)
Faça um editorial sobre as razões da disseminação do ódio
por meio da internet no Brasil.
Instruções UFU:
1. Após a
escolha de uma das situações, assinale sua opção no alto da folha de resposta
e, ao redigir seu texto, obedeça às normas do gênero selecionado.
2. Se for o
caso, dê um título para sua redação. Esse título deverá deixar claro o aspecto
da situação escolhida que você pretende abordar.
3. Se a
estrutura do gênero selecionado exigir assinatura, escreva, no lugar da
assinatura: JOSÉ OU JOSEFA. Em hipótese alguma escreva seu nome, pseudônimo,
apelido, etc. na folha de prova.
4. Utilize
trechos dos textos motivadores (da situação que você selecionou) e
parafraseie-os.
5. Não copie
trechos dos textos motivadores, ao fazer sua redação.
6. Mínimo de 25
e máximo de 30 linhas.
7. ATENÇÃO: se
você não seguir as instruções da orientação geral e as relativas ao tema que
escolheu, sua redação será penalizada.
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