Leia com atenção os textos
abaixo.
Texto 01.
Dia Internacional do
Deficiente Físico
No ano de 1982, a
Assembleia Geral da ONU – Organização das Nações Unidas criou um programa que
visa atender as necessidades das pessoas com qualquer tipo de deficiência
física, o Programa de Ação Mundial para Pessoas com Deficiência.
Dez anos depois, no dia 14
de outubro, a Assembleia instituiu o dia 03 de dezembro como o dia
internacional do deficiente físico, para que pudessem conscientizar,
comprometer e fazer com que programas de ação conseguissem modificar as
circunstâncias de vida dos deficientes em todo o mundo.
Podemos considerar como
deficiência física, quando alguma parte do organismo humano não apresenta um
funcionamento perfeito, porém isso não pode ser considerado como diferença,
pois existem várias pessoas com os mesmos tipos de limitações que as tornam
normais dentro de suas possibilidades.
Com o passar dos anos, a
deficiência passou a ser vista como uma necessidade especial, pois as pessoas
precisam de tratamentos diferenciados e especiais para viver com dignidade.
Sabemos que isso não acontece, pois o mundo não é adaptado para essas pessoas,
que sofrem muito em seu dia a dia.
Fonte: www.brasilescola.com/datas-comemorativas/dia-internacional-do-deficiente-fisico.htm
Texto 02.
Fonte: www.gazetadopovo.com.br
Texto 03.
LEI Nº 7.853 - DE 24 DE
OUTUBRO DE 1989
Alterada pela MEDIDA
PROVISÓRIA Nº 437, DE 29 DE JULHO DE 2008 - DOU DE 30/07/2008
Dispõe sobre o apoio às
pessoas portadoras de deficiência, sua integração social, sobre a Coordenadoria
Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência (CORDE), institui a
tutela jurisdicional de interesses coletivos ou difusos dessas pessoas,
disciplina a atuação do Ministério Público, define crimes, e dá outras
providências.
Art. 1º Ficam
estabelecidas normas gerais que asseguram o pleno exercício dos direitos
individuais e sociais das pessoas portadoras de deficiência, e sua efetiva
integração social, nos termos desta Lei.
§ 1º Na aplicação e
interpretação desta Lei, serão considerados os valores básicos da igualdade de
tratamento e oportunidade, da justiça social, do respeito e dignidade da pessoa
humana, do bem-estar, e outros. indicados na Constituição ou justificados pelos
princípios gerais de direito.
§ 2º As normas desta Lei
visam garantir às pessoas portadoras de deficiência as ações governamentais
necessárias ao seu cumprimento e das demais disposições constitucionais e
legais que lhes concernem, afastadas as discriminações e os preconceitos de
qualquer espécie, e entendida a matéria como obrigação nacional a cargo do
Poder Público e da sociedade.
Art. 2º Ao Poder Público e
seus órgãos cabe assegurar às pessoas portadoras de deficiência o pleno
exercício de seus direitos básicos, inclusive dos direitos à educação, à saúde,
ao trabalho, ao lazer, à previdência social, ao amparo a infância e à
maternidade, e de outros que, decorrentes da Constituição e das leis, propiciem
seu bem-estar pessoal, social e econômico.
Fonte: www3.dataprev.gov.br/sislex/paginas/42/1989/7853.htm
Texto 04.
“De acordo com a lei, fica
classificada como pessoa com deficiência o cidadão ‘que tem impedimentos de
longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial que podem
obstruir a sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de
condições com as demais pessoas’.
Conforme a lei, será
criado na internet o Cadastro Nacional de Inclusão da Pessoa com Deficiência
para coletar, processar e disseminar informações que permitam a identificação e
a caracterização socioeconômica da pessoa com deficiência, “bem como das
barreiras que impedem a realização de seus direitos”.
O texto prevê a criação de
um ‘auxílio-inclusão’, que consiste em uma renda auxiliar para o trabalhador
portador de deficiência. A renda extra passará a ser paga no momento da
admissão do trabalhador. Atualmente, existe um benefício, chamado de Benefício
da Prestação Continuada, que a pessoa com deficiência deixa de receber ao ser
admitida. Para virar realidade, o pagamento da verba ainda dependerá da
aprovação de outra lei regulamentando os critérios e o valor do auxílio.
O projeto aprovado pelos
senadores também permite que pessoas com deficiência intelectual casem
legalmente, além de formarem união estável. O projeto permite que Fundo de
Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) seja utilizado para a compra de órteses e
próteses.
O texto também estabelece
diversas cotas mínimas para deficientes: 3% de unidades habitacionais em
programas públicos ou subsidiados com recursos públicos; 2% das vagas em
estacionamentos; 10% dos carros das frotas de táxi devem ser adaptados; 5% dos
carros de autoescolas e de locadoras de automóveis deverão estar adaptados para
motoristas com deficiência; e 10% dos computadores de ‘lan houses’ deverão ter
recursos de acessibilidade para pessoa com deficiência visual.
Conforme o projeto
aprovado no Congresso, a avaliação da deficiência, ‘quando necessária’, levará
em conta: impedimentos nas funções e nas estruturas do corpo; fatores
socioambientais, psicológicos e pessoais; limitação no desempenho de
atividades; e restrição de participação. Caberá ao poder Executivo criar os
instrumentos para a avaliação da deficiência, segundo o texto.
A lei prevê que ‘toda
pessoa com deficiência tem direito à igualdade de oportunidades com as demais
pessoas e não sofrerá nenhuma espécie de discriminação’.”
Fonte: http://g1.globo.com/politica/noticia/2015/07/dilma-sanciona-estatuto-da-pessoa-com-deficiencia.html
Situação
2015-63A - Dissertação (USP, Unesp, Uniube, etc.)
Faça uma
dissertação sobre a seguinte pergunta:
Como explicar o
preconceito da maioria da sociedade em relação às pessoas com deficiência?
Instruções:
1. Lembre-se de
que a situação de produção de seu texto requer o uso da norma padrão da língua
portuguesa.
2. A redação
deverá ter entre 25 e 30 linhas.
3. Dê um título
a sua redação.
Situação
2015-63B – Outros gêneros textuais - Notícia (UFU, Unicamp, UEL, etc.)
Escreva uma
notícia a respeito da lei relativa ao Estatuto da pessoa com deficiência.
Instruções
gerais:
1. Se for o caso
do gênero textual em questão, dê um título para sua redação. Esse título deverá
deixar claro o aspecto da situação escolhida que você pretende abordar.
3. Se a
estrutura do gênero selecionado exigir assinatura, escreva, no lugar da
assinatura: José ou Josefa. Em hipótese alguma escreva seu nome, pseudônimo,
apelido, etc. na folha de prova.
4. Utilize
trechos dos textos motivadores (da situação que você selecionou) e
parafraseie-os.
5. Não copie
trechos dos textos motivadores ao fazer sua redação.
6. Quanto ao
número mínimo e máximo de linhas e de acordo com o vestibular pretendido,
informe qual o vestibular que você irá prestar para que possamos adequar a
correção às exigências do concurso escolhido.
Situação 2015-63C - Carta argumentativa (UFU, Unicamp,
UEL, etc.)
Escreva uma carta argumentativa para o Ministro das
Cidades, Gilberto Kassab, a fim de mostrar para ele a importância crucial de
tornar as cidades brasileiras espaços realmente mais amigáveis e adaptados para
os milhões de brasileiros com alguma deficiência.
Situação 2015-63D – Artigo de opinião (UFU, Unicamp,
UEL, etc.)
Faça um artigo de opinião sobre os desafios da plena
integração das pessoas com deficiência à sociedade brasileira.
Situação 2015-63E – Editorial (UFU, Unicamp, UEL,
etc.)
Faça um editorial sobre a atual situação das pessoas com
deficiência na sociedade brasileira contemporânea.
Instruções UFU:
1. Após a
escolha de uma das situações, assinale sua opção no alto da folha de resposta
e, ao redigir seu texto, obedeça às normas do gênero selecionado.
2. Se for o
caso, dê um título para sua redação. Esse título deverá deixar claro o aspecto
da situação escolhida que você pretende abordar.
3. Se a
estrutura do gênero selecionado exigir assinatura, escreva, no lugar da
assinatura: JOSÉ OU JOSEFA. Em hipótese alguma escreva seu nome, pseudônimo,
apelido, etc. na folha de prova.
4. Utilize trechos
dos textos motivadores (da situação que você selecionou) e parafraseie-os.
5. Não copie
trechos dos textos motivadores, ao fazer sua redação.
6. Mínimo de 25
e máximo de 30 linhas.
7. ATENÇÃO: se
você não seguir as instruções da orientação geral e as relativas ao tema que
escolheu, sua redação será penalizada.
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