Leia atentamente os textos abaixo.
Texto 01.
Texto 02.
“Desde sempre, e sem uma resposta satisfatória, as
pessoas se perguntam quando começa a vida humana - o que teria implicações
importantes na discussão sobre aborto, métodos contraceptivos e fertilização in
vitro. Alguns argumentam que, desde o momento em que o espermatozoide fecunda o
óvulo - processo que dá início à gestação -, já podemos considerar que há
início da vida. Outros defendem que é preciso um coração pulsando e um cérebro
funcionando, ou seja, a presença de sistema circulatório e nervoso - em torno
do segundo mês de gestação -, para que o feto seja considerado um ser vivo.
Entretanto, chegar a um conceito sobre vida parece impossível, porque esse
debate é influenciado por valores religiosos, políticos e morais.”
Texto 03.
“A fecundação é um longo processo, de cerca de 12 horas,
que começa com o reconhecimento específico e a ativação mútua dos gametas
paterno e materno, maduros, e no meio adequado. A partir da região em que o
espermatozoide alcança o ovulo, produz-se uma liberação de íons de cálcio que
se difundem como uma onda, até a área oposta. Esta região do óvulo em
fecundação será o dorso do embrião e o eixo dorso-ventral seguirá a direção da
onda de cálcio. Perpendicular a ele, estabelece-se o eixo cabeça-extremidade. A
concentração de íons de cálcio no espaço celular do óvulo que está sendo fecundado
regula os processos que ocorrem ao longo do tempo da fecundação. O processo
essencial que se regula por estes sinais moleculares é a estrutura do DNA, que,
além de ser mais que a soma dos DNA do seu pai e da sua mãe, tem os cromossomos
alinhados segundo os eixos corporais para dar lugar, sem solução de
continuidade, ao embrião de duas células.” (Natalia López Moratalla, catedrática
de Bioquímica da Universidade de Navarra)
Texto 04.
“Existem cinco argumentos que impedem a certeza
científica que desde a fecundação há pessoa humana: 1) A grande maioria dos
zigotos não se implanta no útero. A pergunta é: Será possível que a natureza
desperdiça tantas pessoas ao eliminar tantos zigotos? 2) Antes da nidação, não
existe individualização não se pode falar de pessoa. 3) Para que haja pessoa,
requerem-se também informações operativas exógenas, e a informação que possui o
zigoto é operativa para gerar os processos ulteriores do desenvolvimento. 4)
Entre o zigoto e a pessoa futura, não existe relação física contínua como da
potência ao ato, porque o zigoto sozinho é potência em termos de informação
genética; se não entram em jogo muitos elementos exógenos, a potência que é o
zigoto nunca passará a ser ato; somente com 6 a 8 semanas, o embrião terá as
características de formação física e fisiológicas; 5) O processo do zigoto para
a pessoa futura não é um contínuo físico senão um desenvolvimento em
continuidade, porque no período inicial embrionário (6 a 8 semanas) sucedem
importantíssimas e decisivas mudanças qualitativas.”
(Alberto D. Munera)
Situação
2015-61A - Dissertação (USP, Unesp, Uniube, etc.)
Faça uma
dissertação sobre a seguinte pergunta:
Se a morte é
comumente entendida como a falência do sistema nervoso, inclusive para muitos sistemas
jurídicos, esse critério também pode ser usado para determinar a vida humana?
Instruções:
1. Lembre-se de
que a situação de produção de seu texto requer o uso da norma padrão da língua portuguesa.
2. A redação
deverá ter entre 25 e 30 linhas.
3. Dê um título
a sua redação.
Situação
2015-61B – Outros gêneros textuais - Manifesto (UFU, Unicamp, UEL, etc.)
Escreva uma
manifesto em que você convoque pessoas para um movimento que defenda uma
determinada ideia sobre quando a vida começa.
Instruções
gerais:
1. Se for o caso
do gênero textual em questão, dê um título para sua redação. Esse título deverá
deixar claro o aspecto da situação escolhida que você pretende abordar.
3. Se a
estrutura do gênero selecionado exigir assinatura, escreva, no lugar da
assinatura: José ou Josefa. Em hipótese alguma escreva seu nome, pseudônimo,
apelido, etc. na folha de prova.
4. Utilize
trechos dos textos motivadores (da situação que você selecionou) e parafraseie-os.
5. Não copie
trechos dos textos motivadores ao fazer sua redação.
6. Quanto ao
número mínimo e máximo de linhas e de acordo com o vestibular pretendido,
informe qual o vestibular que você irá prestar para que possamos adequar a
correção às exigências do concurso escolhido.
Situação 2015-61C - Carta argumentativa (UFU, Unicamp,
UEL, etc.)
Escreva uma carta argumentativa para o Conselho Federal
de Medicina a fim de questionar ou apoiar a decisão contrária ao aborto dessa
instituição.
Situação 2015-61D – Artigo de opinião (UFU, Unicamp,
UEL, etc.)
Faça um artigo de opinião sobre quando a vida começa.
Discuta as implicações de sua posição em assuntos como aborto e clonagem.
Situação 2015-61E – Editorial (UFU, Unicamp, UEL,
etc.)
Faça um editorial sobre se a sociedade brasileira está
preparada para a ampliação dos casos em que o aborto é legal no Brasil.
Instruções UFU:
1. Após a
escolha de uma das situações, assinale sua opção no alto da folha de resposta
e, ao redigir seu texto, obedeça às normas do gênero selecionado.
2. Se for o
caso, dê um título para sua redação. Esse título deverá deixar claro o aspecto
da situação escolhida que você pretende abordar.
3. Se a
estrutura do gênero selecionado exigir assinatura, escreva, no lugar da
assinatura: JOSÉ OU JOSEFA. Em hipótese alguma escreva seu nome, pseudônimo,
apelido, etc. na folha de prova.
4. Utilize
trechos dos textos motivadores (da situação que você selecionou) e
parafraseie-os.
5. Não copie
trechos dos textos motivadores, ao fazer sua redação.
6. Mínimo de 25
e máximo de 30 linhas.
7. ATENÇÃO: se
você não seguir as instruções da orientação geral e as relativas ao tema que
escolheu, sua redação será penalizada.
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