Leia atentamente os textos abaixo.
Texto 01.
“O Ciberativismo chega ao Brasil em meados de 1990, com o
avanço da internet e a entrada de ativistas políticos, sociais e ambientalistas
na rede. Para os ciberativistas o uso da internet é um meio de “driblar” os
meios de comunicação tradicionais, que na maioria das vezes não oferecem espaço
para que a opinião pública se manifeste. Com isso a rede se torna um espaço
“público” em que os ativistas podem se manifestar, otimizando o impacto de suas
idéias.
Apesar de parecer muito simples, e de depender apenas de
um clique, o ciberativismo - que nasce com a entrada de ativistas na rede -, vem
com uma proposta de conscientização através da internet. Na maioria dos casos
uma movimentação que começa na internet e acaba nas ruas. E para isso não basta
apenas o ciberativista, mas o ativista “real” também.
Hoje, o ciberativismo oferece uma série de canais e
ferramentas para quem deseja abraçar uma causa. Com um clique é possível
plantar uma muda de árvore no Brasil, enviar um e-mail direto ao primeiro
ministro do Iraque, ingressar em uma regata rumo a Guantánamo, assinar uma
petição contra o desmatamento da Amazônia, enviar sua foto em uma campanha
mundial contra o desarmamento ou organizar uma manifestação em praça pública de
um milhão de pessoas.”
Texto 02.
Texto 03.
“Qual a relevância
dos abaixo-assinados online para pressionar os parlamentares?
Eu penso que seja tão relevante como os abaixo-assinados
escritos. Uma petição é uma
petição. Uma petição online só é mais
fácil de organizar!
Sendo mais fácil,
o sr. não acha que há um risco de promover o “ativismo de sofá” nesse tipo de
campanha?
Eu não sou contra o ativismo de sofá. Qualquer forma que o cidadão use para se
expressar é positiva.
Você vê aspectos
da democracia direta nesse tipo de movimento?
Não. Democracia
direta ocorre quando a decisão está nas mãos das próprias pessoas. Eu prefiro ver os abaixo-assinados como
formas de expressão.
Essas ferramentas
online também não podem dar voz e força à intolerância e grupos que estimulam o
ódio? Como lidar com isso?
Você está certo.
Essas ferramentas online podem ser utilizadas pelas forças da escuridão
e do ódio, e elas são! Não há outra
forma de lidar com isso além de promover educação, alfabetização e
alfabetização digital. E nós devemos
também combater as má ideias online e offline.”
Situação
2015-60A - Dissertação (Enem)
A partir da
leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao
longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo na modalidade
escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “efeitos do ‘ciberativismo’ no
Brasil”, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos
humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos
e fatos para defesa de seu ponto de vista.
Instruções Enem:
1. O rascunho da
redação deve ser feito no espaço apropriado.
2. O texto
definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
3. A redação com
até 7 (sete) linhas escritas será considerada “insuficiente” e receberá nota
zero.
4. A redação que
fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo receberá
nota zero.
5. A redação que
apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos receberá
nota zero.
6. A redação que
apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões
terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.
Situação
2015-60B - Dissertação (USP, Unesp, Uniube, etc.)
Faça uma
dissertação sobre a seguinte afirmação de Umberto Eco e sua relação com o “ciberativismo”.
“Redes sociais deram voz a legião de imbecis.”
Instruções:
1.
Lembre-se de que a situação de produção de seu texto requer o uso da norma
padrão da língua portuguesa.
2. A
redação deverá ter entre 25 e 30 linhas.
3. Dê um
título a sua redação.
Situação
2015-60C – Outros gêneros textuais – Entrevista (Outros vestibulares)
Escreva as
respostas de uma entrevista em que você responda a partir de suas ideias e
palavras as perguntas feitas a Pierre Levy que constam no texto 3.
Instruções:
1. Lembre-se de
que a situação de produção de seu texto requer o uso da norma padrão da língua
portuguesa.
2. A redação
deverá ter entre 25 e 30 linhas.
3. Dê um título
a sua redação.
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