Leia atentamente os textos abaixo.
Texto 01.
“Conectado na cama, na espera, na ida ao banheiro...
É exatamente isso que você leu. Em uma pergunta sobre os
três momentos em que mais usam a internet no smartphone, um quinto dos
entrevistados citou a ida ao banheiro: 20% admitiram a prática que, aliás, é
mais comum entre os que têm renda mais alta (nessa faixa, são 25%).
No top 5 de hábitos, estão também aqueles que já acordam
com o celular na mão (24%) e os que o usam enquanto assistem TV, que somam 34%.
Quase metade dos entrevistados lança mão do aparelho para
tornar qualquer espera menos dolorosa (46%) e, em vez de contar carneirinhos,
enumera likes nas redes sociais: 48% dão aquela conferida na vida online antes
de dormir.”
Texto 02.
“Em 2010, a pesquisadora em Tecnologias da Informação e
Comunicação na Educação Glaucia da Silva Brito e o mestrando em Educação Marlon
de Campos Mateus, ambos da Universidade Federal do Paraná (UFPR), realizaram
uma pesquisa com professores de um colégio estadual de Curitiba (PR). A
pergunta era: é possível usar os aparelhos celulares dos alunos com propósito
pedagógico em sala de aula? A maioria não via nenhuma utilidade nos aparelhos,
e ainda os considerava como um empecilho em suas aulas. Quatro anos depois é
crescente o número de professores que veem os celulares com outros olhos. E
muitos os estão usando como aliados.
No Colégio Vital Brazil, de São Paulo (SP), costuma-se
dizer que a liberação do uso dos smartphones e outros aparelhos eletrônicos em
aula foi uma "necessidade". A coordenadora pedagógica do ensino
médio, Maria Helena Esteves da Conceição, conta que, desde 2013, o uso dos
aparelhos eletrônicos passou a ser feito em laboratórios e aulas específicas,
como artes e matemática. "Alguns professores perceberam que para a
produção de conhecimento por meio de diversas linguagens precisariam de smarts,
tablets e afins. Assim, os alunos estudaram QR Codes na aula de artes",
exemplifica Maria Helena.
Os pesquisadores da UFPR sugerem ainda outras
possibilidades de uso pedagógico dos smartphones: pesquisas em dicionários
on-line ou aplicativos, a câmera como recurso nas aulas de artes, as redes
sociais com geolocalização para as aulas de geografia. Tudo depende do
propósito pedagógico e da disponibilidade do professor. Mas será que esses
aparelhos precisam ser usados em sala de aula? Não haveria outros meios para
chegar aos mesmos resultados de pesquisa?”
Texto 03.
Situação
2015-59A - Dissertação (Enem)
A partir da
leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao
longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo na modalidade
escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “o uso de ‘tablets’ e ‘smartphones’
no Brasil”, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos
humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos
e fatos para defesa de seu ponto de vista.
Instruções Enem:
1. O rascunho da
redação deve ser feito no espaço apropriado.
2. O texto
definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
3. A redação com
até 7 (sete) linhas escritas será considerada “insuficiente” e receberá nota
zero.
4. A redação que
fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo receberá
nota zero.
5. A redação que
apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos receberá
nota zero.
6. A redação que
apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões
terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.
Situação
2015-59B - Dissertação (USP, Unesp, etc.)
Faça uma
dissertação sobre a seguinte afirmação.
O celular, o
computador e outros aparelhos eletrônicos são ferramentas criadas pelo homem
que mais tarde seriam responsáveis por redefinir o seu próprio. É o caso
clássico do que preconizou as ideias de MacLuhan e John Culkin definiu na frase
“os homens criam as ferramentas, e as ferramentas recriam os homens.”.
Instruções:
1. Lembre-se de
que a situação de produção de seu texto requer o uso da norma padrão da língua
portuguesa.
2. A redação
deverá ter entre 25 e 30 linhas.
3. Dê um título
a sua redação.
Situação
2015-59C – Outros gêneros textuais - relato (UFU, Unicamp, etc.)
Escreva um
relato sobre o abuso de celulares em locais em que ele é terminantemente
proibido. As consequências danosas desse uso devem ser exploradas nessa
narrativa.
Instruções:
1. Após a escolha de uma das situações, assinale sua
opção no alto da folha de resposta e, ao redigir seu texto, obedeça às normas
do gênero selecionado.
2. Se for o caso, dê um título para sua redação. Esse
título deverá deixar claro o aspecto da situação escolhida que você pretende
abordar.
3. Se a estrutura do gênero selecionado exigir
assinatura, escreva, no lugar da assinatura faça estritamente o que estiver
informado na prova ou no caderno do candidato, no caso desta proposta passe um
traço (Uniube) ou deixe sem assinatura.
4. Utilize trechos dos textos motivadores (da situação
que você selecionou) e parafraseie-os.
5. Não copie trechos dos textos motivadores, ao fazer sua
redação.
6. ATENÇÃO: se você não seguir as instruções da
orientação geral e as relativas ao tema que escolheu, sua redação será
penalizada.
7. Mínimo de 25 e máximo de 30 linhas.
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