Leia atentamente os textos abaixo.
Texto 01.
“O Brasil presenciou a instalação de um marco
constitucional pós-redemocratização de indubitável garantia das liberdades de
expressão e de imprensa, o qual, adicionalmente, lançou as bases para a
instalação de um sistema de comunicação social em consonância com os regimes
internacionais mais avançados na matéria.
A Constituição Federal brasileira assegura aos cidadãos
um amplo acesso à informação a partir de diferentes e variadas fontes, dentro
de um ambiente democrático, que garanta as liberdades de expressão e de
imprensa. Entretanto o país ainda enfrenta defasagem em seu marco regulatório
no campo da mídia.
A Constituição Federal de 1988 conta com uma legislação
infraconstitucional que data de 1962 e, portanto, não responde aos desafios
políticos e sociais postos e pela nova realidade social brasileira e, tampouco,
atende à inquestionável revolução tecnológica pela qual passou e passa o setor.
O país tem ainda de avançar em relação a diversificar suas fontes de
informação, ampliando-as a canais governamentais e comunitários.
A UNESCO coopera com organizações que desenvolvem ações
nos campos de garantia da liberdade de expressão e de imprensa, de
monitoramento da mídia, de qualificação de redações, de fiscalização, e que
promovem a discussão sobre políticas públicas de comunicação e de advocacy com
o objetivo de produzir transformações nas amplas questões relacionadas à
mídia.”
Texto 02.
“Antigamente, o homem desconhecia a causa das epidemias. Não
se imaginava que, nas poças d’água ou em regiões alagadas, pudessem proliferar
mosquitos transmissores da febre amarela ou moscas que transmitiam diarreia,
nem que os ratos, entrando nas casas, pudessem espalhar pestes. A crença era
que estavam no ar substâncias venenosas que infectavam as pessoas. Alguns
médicos chegaram a dizer que as moscas, ziguezagueando durante o voo, ajudavam
a ventilar o ambiente e a purificá-lo. Não se davam conta de que elas pousavam
no material contaminado e depois nos alimentos que seriam consumidos.
No final do século XIX, descobriu-se que as bactérias eram as
causadoras das epidemias e que era necessário clorar a água, tratar o esgoto,
aterrar as regiões alagadas das cidades. Foi isso que Osvaldo Cruz fez no Rio
de Janeiro para acabar com o mosquito que transmitia a febre amarela.
A impressão que se tem agora é que a era bacteriológica deu
lugar à era virológica. É preciso pesquisar onde os vírus estão e quais interferências
do homem no meio ambiente e com o resto da biosfera favorecem as infecções
virais, sejam elas epidemias novas ou velhas epidemias que retornam.”
Texto 03.
“O Brasil registrou 745,9 mil casos de dengue entre 1º de
janeiro e 18 de abril deste ano. O total é 234,2% maior em relação ao mesmo
período do ano passado e 48,6% menor em comparação com 2013, quando na mesma
época foram notificadas 1,4 milhão de ocorrências da doença.
A incidência de casos no Brasil para cada grupo de 100
mil habitantes é de 367,8, índice que, para a OMS, é situação de epidemia (a
classificação mínima de epidemia é de 300/100 mil habitantes).”
Situação
2015-48A - Dissertação (Enem)
A partir da
leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao
longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo na modalidade
escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “epidemias no Brasil
contemporâneo”, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos
humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos
e fatos para defesa de seu ponto de vista.
Instruções Enem:
1. O rascunho da redação deve ser feito no espaço
apropriado.
2. O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha
própria, em até 30 linhas.
3. A redação com até 7 (sete) linhas escritas será
considerada “insuficiente” e receberá nota zero.
4. A redação que fugir ao tema ou que não atender ao tipo
dissertativo-argumentativo receberá nota zero.
5. A redação que apresentar proposta de intervenção que
desrespeite os direitos humanos receberá nota zero.
6. A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta
de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas
desconsiderado para efeito de correção.
Situação
2015-48B - Dissertação (Uniube, USP, Unesp, etc.)
Faça sua dissertação sobre a seguinte afirmação:
Epidemias, mais do que sérios problemas provocados por
uma doença que acomete grande número de pessoas, são oportunidades
interessantes de se diagnosticar como é a relação do homem com a natureza, com
o outro e consigo mesmo.
Instruções:
1. Lembre-se de que a situação de produção de seu texto
requer o uso da norma padrão da língua portuguesa.
2. A redação deverá ter entre 25 e 30 linhas.
3. Dê um título a sua redação.
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