Leia atentamente os textos abaixo.
Texto 01.
Texto 02.
Texto 03.
Texto 04.
“As percepções de alunos, pais e membros do corpo
técnico-pedagógico de escolas públicas e privadas em 14 capitais brasileiras
estão reunidas no livro "Violências nas escolas", o maior e mais
completo estudo já feito sobre o assunto na América Latina.
A pesquisa foi desenvolvida nas áreas urbanas das
capitais dos Estados de Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás,
Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa
Catarina e São Paulo e em Brasília (DF).
Para a realização da pesquisa, adotou-se uma concepção
abrangente de violência - daí o uso do termo no plural, violências - ,
incorporando não apenas a ideia de maus-tratos, uso de força ou intimidação,
mas também as dimensões socioculturais e simbólicas do fenômeno.
Desse modo, no livro trata-se tanto da violência física,
quanto da violência simbólica e da institucional. Por isso, há que se enfatizar
que a violência na escola não pode ser vista como uma modalidade de violência
juvenil.
O livro apresenta uma visão abrangente da literatura a
respeito do tema, bem como analisa as percepções dos atores sociais que
convivem nas escolas sobre:
As violências no ambiente
interno e no entorno da escola (policiamento, gangue e tráfico de drogas,
ambiente escolar, etc. );
O funcionamento e as relações
sociais na escola (percepções sobre a escola, transgressões e punições, etc.)
e;
As violências nas escolas:
tipos de ocorrências (ameaças, brigas, violência sexual, uso de armas, furtos e
roubos, outras violências etc.), praticantes e vítimas.
Chama a atenção que existe uma tendência à naturalização
da percepção das violências nas escolas. Por exemplo, as brigas, os furtos e as
agressões verbais são consideradas acontecimentos corriqueiros, sugerindo a
banalização da violência e sua legitimização, como mecanismo de solução de
conflitos.”
Situação
2015-45A - Dissertação (Enem)
A partir da
leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao
longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo na modalidade
escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “violência nas escolas brasileiras”,
apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos.
Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos
para defesa de seu ponto de vista.
Instruções Enem:
1. O rascunho da
redação deve ser feito no espaço apropriado.
2. O texto
definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
3. A redação com
até 7 (sete) linhas escritas será considerada “insuficiente” e receberá nota
zero.
4. A redação que
fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo receberá
nota zero.
5. A redação que
apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos receberá
nota zero.
6. A redação que
apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões
terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.
Situação
2015-45B - Dissertação (USP, Unesp, Uniube, etc.)
Faça uma
dissertação sobre a charge abaixo:
Instruções:
1. Lembre-se de
que a situação de produção de seu texto requer o uso da norma padrão da língua
portuguesa.
2. A redação
deverá ter entre 25 e 30 linhas.
3. Dê um título
a sua redação.
Situação
2015-45C – Outros gêneros textuais – Relato ou narração (Outros
vestibulares)
Faça um relato sobre
um evento acerca de algum tipo de violência que você tenha presenciado em alguma
escola.
Instruções:
1. Lembre-se de
que a situação de produção de seu texto requer o uso da norma padrão da língua
portuguesa.
2. A redação
deverá ter entre 25 e 30 linhas.
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