Leia atentamente os textos abaixo.
Texto 01.
“A arte pode e deve ser vista como instrumento de
inclusão social, complementando as diversas formas de desenvolver aprendizagens
nas diferentes áreas do conhecimento. O filme ‘Vem Dançar’ mostra como a arte
de dançar foi incluída no cotidiano de uma escola e como, por meio dela, um
professor mobilizou jovens que eram marginalizados pela sociedade, despertando
neles a descoberta de valores pessoais e culturais. Considerando o exemplo mostrado
no filme, é possível analisar as decorrências relacionadas ao elevado número de
jovens brasileiros que estão afastados das escolas e se encontram em situações
desumanas, imersos no mundo da criminalidade, da violência e do tráfico de
drogas. Diante dessa analogia faço algumas indagações: a arte tem mesmo o poder
de resgatar e incluir socialmente esses jovens? Inserir determinadas vertentes
artísticas no cotidiano das escolas é o caminho para atrair os jovens e
livrá-los do mundo da criminalidade? Qual a contribuição da arte no
desenvolvimento dos jovens?”
Texto 02.
“Enquanto a ciência
tranquiliza, a Arte perturba.” (George Braque, pintor)
Texto 03.
“A arte é apenas um substituto
enquanto a beleza da vida for deficiente. Desaparecerá proporcionalmente, à
medida que a vida adquirir equilíbrio.” (Piet Mondrian)
Texto 04.
“Hoje ao pensar na importância da arte para a sociedade,
me veio à cabeça uma canção que faz menção a esse assunto; a composição de João
Bosco e Aldir Blanc que ficou famosa na voz de Elis Regina: "a esperança
equilibrista, sabe que o show de todo artista, tem que continuar..." A
capacidade da arte não só de trazer a tona uma expressão mais pura do
indivíduo, mas de transformar a realidade ao redor já foi explorada por
diversos estudiosos.
No mundo atual, regido pela sociedade da informação e
cultura de massa, a arte traz elementos perdidos nesse processo massificador,
ela privilegia o indivíduo, sua sensibilidade e conscientização de sentidos
tornando a vida mais gratificante.
Herbert Read (1982) afirmou que há atividades intrínsecas
a uma educação estética. Na observação, o indivíduo pode mostrar suas
impressões sensíveis, elaborar sua memória e construir objetos que o auxiliem
nas atividades práticas. Segue-se a expressão pessoal, pela qual o ser humano
comunicaria seus pensamentos, sentimentos e emoções. Por último, estaria a
atividade crítica, uma resposta do ser humano aos valores, informações e
expressões que o mundo lhes dirige.
O resultado da união entre educação e arte são indivíduos
mais críticos, valorizados do ponto de vista humanístico, intelectual, moral e
estético e principalmente, integrados, ao grupo social.
Paulo Freire, nesse mesmo sentido, enfatiza a capacidade
transformadora da arte do mundo que a rodeia, dada sua capacidade de não só
captar a realidade, mas expressá-la por meio de linguagens criadoras.
Segundo Herbert Read, a arte e a educação são dois
conceitos indissociáveis, sendo que a primeira deveria ser a base da segunda
como um todo. Na mesma linha, Platão afirma que “uma educação estética é a
única educação que dá harmonia ao corpo e enobrece a alma (PLATÃO apud OSINSKI,
2002). Tais autores não vêem distinção entre ciência e arte, sendo a primeira a
explicação de uma realidade e a segunda a expressão desta. Unir educando pela
arte seria uma estratégia muito bem sucedida uma vez que há a preservação
orgânica do homem e de suas faculdades mentais, respeitadas as diversas faces
do desenvolvimento humano (READ, 1982).”
Situação
2015-32A - Dissertação (Enem)
A partir da leitura
dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua
formação, redija texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal
da língua portuguesa sobre o tema “arte como meio para o desenvolvimento humano
e a inclusão social”, apresentando proposta de intervenção, que respeite os
direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa,
argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
Instruções Enem:
1. O rascunho da
redação deve ser feito no espaço apropriado.
2. O texto
definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
3. A redação com
até 7 (sete) linhas escritas será considerada “insuficiente” e receberá nota
zero.
4. A redação que
fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo receberá
nota zero.
5. A redação que
apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos receberá
nota zero.
6. A redação que
apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões
terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.
Situação
2015-32B - Dissertação (USP, Unesp, Uniube, etc.)
Faça uma
dissertação sobre a seguinte pergunta:
Uma vida sem
arte é possível?
Instruções:
1. Lembre-se de
que a situação de produção de seu texto requer o uso da norma padrão da língua
portuguesa.
2. A redação
deverá ter entre 25 e 30 linhas.
3. Dê um título
a sua redação.
Situação
2015-32C – Outros gêneros textuais – verbete (Outros vestibulares)
Escreva um
verbete com o intuito de conceituar a arte.
Instruções:
1. Lembre-se de
que a situação de produção de seu texto requer o uso da norma padrão da língua
portuguesa.
2. A redação
deverá ter até 15 linhas.
3. Dê um título
a sua redação.
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