Leia atentamente os textos abaixo.
Texto 01.
“Apesar de a pirataria ser duramente perseguida pelos
grandes estúdios e fabricantes de software, ela possui um lado positivo que vai
muito além de garantir acesso grátis a filmes e séries: o estímulo cultural em
nações em desenvolvimento.
Um novo levantamento realizado pelo Instituto Africano de
Governança revela que a pirataria aumentou as taxas de alfabetização nos países
pesquisados, e colaborou com a difusão de conhecimento. Os dados foram colhidos
entre os anos 2000 e 2010, em 11 nações africanas.
A pesquisa sustenta que países que aderem a leis rígidas
de proteção a direitos autorais correm o risco de estrangular o fluxo de
material didático e cultural, o que agrava ainda mais o problema dos baixos
índices de alfabetização.
Outro estudo, concluído em agosto do ano passado, já
indicava um efeito positivo da pirataria sobre a economia do conhecimento na
África, representada principalmente pela distribuição ilegal de publicações
científicas. A coincidência entre os dois resultados reforça o efeito causal
entre a pirataria e o aumento nas taxas de alfabetização.
Para ilustrar esse cenário, o TorrentFreak publicou o
relato de um funcionário das Nações Unidas no Quênia, que entrou em contato com
a redação quando a página de e-books Library.nu foi tirada do ar por violação
de direitos autorais: "Estou preocupado com a ação contra a library.nu. O
site era particularmente útil para pessoas como eu, trabalhando em Nairóbi, uma
cidade que não possui mais que quatro livrarias com nada além de
bestsellers."
Por outro lado, o estudo do Instituto Africano de
Governança não encontrou evidências de que as leis de copyright impeçam o
desenvolvimento econômico per capita.”
Fonte: Instituto Africano de Governança e Desenvolvimento
e TorrentFreak
Texto 02.
Texto 03.
Texto 04.
Texto 05.
“A noção de “liberdade de informação” foi reconhecida,
inicialmente, pela ONU. Em 1946, durante sua primeira sessão, a Assembleia
Geral da ONU adotou a Resolução 59(1) que afirmava: “A liberdade de informação
constitui um direito humano fundamental e [ ] a pedra de toque de todas as
liberdades a que se dedica a ONU”.10 Muito embora algumas das primeiras leis
que garantiam um direito à informação sob o controle de órgãos públicos fossem
chamadas de leis de liberdade de informação, o contexto deixa claro que o
termo, tal como é usado na Resolução, referia-se, de forma geral, ao livre
fluxo da informação na sociedade e não apenas à ideia de um direito de acesso à
informação detida por órgãos públicos. A Declaração Universal dos Direitos
Humanos (DUDH), adotada pela Assembleia Geral da ONU em 1948,11 geralmente, é
considerada a declaração primordial dos direitos humanos internacionais. Seu Artigo
19, que tem efeito vinculante e obriga todos os Estados como direito
internacional consuetudinário,12 garante o direito a liberdade de expressão e
informação nos seguintes termos: ‘Todos têm o direito a liberdade de opinião e
expressão; este direito inclui a liberdade de expressar opiniões sem
interferência e de buscar, receber e transmitir informações e ideias por
quaisquer meios e sem limitações de fronteiras.’”
Texto 06.
“Conhecimento é poder.”
(Francis Bacon)
Situação
2015-19A - Dissertação (Enem)
A partir da leitura
dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua
formação, redija texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal
da língua portuguesa sobre o tema “o direito ao acesso à informação no Brasil”,
apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos.
Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos
para defesa de seu ponto de vista.
Instruções Enem:
1. O rascunho da
redação deve ser feito no espaço apropriado.
2. O texto
definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
3. A redação com
até 7 (sete) linhas escritas será considerada “insuficiente” e receberá nota
zero.
4. A redação que
fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo receberá
nota zero.
5. A redação que
apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos receberá
nota zero.
6. A redação que
apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões
terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.
Situação
2015-19B - Dissertação (USP, Unesp, etc.)
Faça uma
dissertação sobre a seguinte pergunta:
É possível
conciliar o direito ao acesso à informação, as leis de direitos autorais e a
viabilidade econômica da indústria cultural tradicional?
Instruções:
1. Lembre-se de
que a situação de produção de seu texto requer o uso da norma padrão da língua
portuguesa.
2. A redação
deverá ter entre 25 e 30 linhas.
3. Dê um título
a sua redação.
Situação 2015-19C
– Outros gêneros textuais – Notícia (UFU, Unicamp, UEL, etc.)
Escreva uma
notícia com os dados presentes na coletânea e os que você julgar pertinentes a
respeito do assunto do primeiro texto desta proposta de redação.
Situação 2015-19D - Carta argumentativa (Uniube, UFU,
Unicamp, UEL, etc.)
Escreva uma carta argumentativa para o presidente da
Câmara dos Deputados com solicitações de leis que garantam o livre acesso à
informação por todas as pessoas no Brasil.
Situação 2015-19E – Artigo de opinião (UFU, Unicamp,
UEL, etc.)
Redija um artigo de opinião sobre o embate entre o livre
acesso à informação e o direito autoral no Brasil.
Situação 2015-19F – Editorial (UFU, Unicamp, UEL,
etc.)
Faça um editorial sobre as principais dificuldades para o
livre e democrático acesso à informação no Brasil.
Instruções:
1. Após a escolha de uma das situações, assinale sua
opção no alto da folha de resposta e, ao redigir seu texto, obedeça às normas
do gênero selecionado.
2. Se for o caso, dê um título para sua redação. Esse
título deverá deixar claro o aspecto da situação escolhida que você pretende
abordar.
3. Se a estrutura do gênero selecionado exigir
assinatura, escreva, no lugar da assinatura faça estritamente o que estiver
informado na prova ou no caderno do candidato, no caso desta proposta passe um
traço (Uniube) ou deixe sem assinatura.
4. Utilize trechos dos textos motivadores (da situação
que você selecionou) e parafraseie-os.
5. Não copie trechos dos textos motivadores, ao fazer sua
redação.
6. ATENÇÃO: se você não seguir as instruções da
orientação geral e as relativas ao tema que escolheu, sua redação será
penalizada.
7. Mínimo de 25 e máximo de 30 linhas.
Instruções Uniube:
1. No lugar da
assinatura, coloque um traço.
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