Leia atentamente os textos abaixo.
Texto 01.
“Na categoria das "parafernálias tecnológicas",
o celular é, sem sombra de dúvida, uma das mais celebradas invenções da
humanidade. Tendo para muitos se tornado, além de objeto de consumo, objeto de
desejo e de uso permanente, pode gerar até mesmo certa "dependência
emocional". A indústria do consumo apela para a publicidade, estimulando a
necessidade infinita de atualização dos modelos e das possibilidades técnicas.
A acirrada competição entre empresas poderosas faz com que pessoas do mundo
inteiro troquem de aparelhos freqüentemente, influenciando especialmente
adolescentes e jovens, que se tornaram os maiores usuários e consumidores.
O uso dos celulares, assim como de qualquer outro bem ou
produto, não traz apenas benefícios e facilidades. Em alguns casos, o abuso
pode gerar transtornos e sérias dificuldades pessoais e sociais. Existe certa
"ética comum" quanto ao uso do celular, que não é explícita, senão
que oculta e tácita, como que a orientar a maioria das pessoas de "bom
senso". Por exemplo, é recomendável, em determinados locais públicos
(cinemas, teatros, casas de eventos, casamentos, cerimônias religiosas)
desligar os celulares ou, na pior das hipóteses, deixá-los no modo silencioso,
para que os demais presentes não sejam incomodados. É socialmente esperado que
as pessoas de todas as idades, inclusive adolescentes e jovens, ajam desta
forma. Mas, sabemos que nem sempre é o que acontece.”
Texto 02.
“Em 2010, a pesquisadora em Tecnologias da Informação e
Comunicação na Educação Glaucia da Silva Brito e o mestrando em Educação Marlon
de Campos Mateus, ambos da Universidade Federal do Paraná (UFPR), realizaram
uma pesquisa com professores de um colégio estadual de Curitiba (PR). A
pergunta era: é possível usar os aparelhos celulares dos alunos com propósito
pedagógico em sala de aula? A maioria não via nenhuma utilidade nos aparelhos,
e ainda os considerava como um empecilho em suas aulas. Quatro anos depois é
crescente o número de professores que veem os celulares com outros olhos. E
muitos os estão usando como aliados.
No Colégio Vital Brazil, de São Paulo (SP), costuma-se
dizer que a liberação do uso dos smartphones e outros aparelhos eletrônicos em
aula foi uma "necessidade". A coordenadora pedagógica do ensino médio,
Maria Helena Esteves da Conceição, conta que, desde 2013, o uso dos aparelhos
eletrônicos passou a ser feito em laboratórios e aulas específicas, como artes
e matemática. "Alguns professores perceberam que para a produção de
conhecimento por meio de diversas linguagens precisariam de smarts, tablets e
afins. Assim, os alunos estudaram QR Codes na aula de artes", exemplifica
Maria Helena.
Os pesquisadores da UFPR sugerem ainda outras
possibilidades de uso pedagógico dos smartphones: pesquisas em dicionários
on-line ou aplicativos, a câmera como recurso nas aulas de artes, as redes
sociais com geolocalização para as aulas de geografia. Tudo depende do
propósito pedagógico e da disponibilidade do professor. Mas será que esses
aparelhos precisam ser usados em sala de aula? Não haveria outros meios para
chegar aos mesmos resultados de pesquisa?”
Texto 03.
Situação
2015-15A - Dissertação (Enem)
A partir da
leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao
longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo na modalidade
escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “o uso de ‘tablets’ e
‘smatphones’ nas escolas brasileiras”, apresentando proposta de intervenção,
que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma
coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
Instruções Enem:
1. O rascunho da
redação deve ser feito no espaço apropriado.
2. O texto
definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
3. A redação com
até 7 (sete) linhas escritas será considerada “insuficiente” e receberá nota
zero.
4. A redação que
fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo receberá
nota zero.
5. A redação que
apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos receberá
nota zero.
6. A redação que
apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões
terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.
Situação
2015-15B - Dissertação (USP, Unesp, etc.)
Faça uma
dissertação sobre a seguinte charge.
Instruções:
1. Lembre-se de
que a situação de produção de seu texto requer o uso da norma padrão da língua
portuguesa.
2. A redação
deverá ter entre 25 e 30 linhas.
3. Dê um título
a sua redação.
Situação
2015-15C – Outros gêneros textuais - relato (UFU, Unicamp, UEL, etc.)
Escreva um
relato sobre o abuso de celulares em locais em que ele é terminantemente
proibido. As consequências danosas desse uso devem ser exploradas nessa
narrativa.
Situação 2015-15D - Carta argumentativa (Uniube, UFU,
Unicamp, UEL, etc.
Escreva uma carta argumentativa para o Ministro da
Educação a fim de solicitar a intervenção dele nas escolas brasileiras com o
intuito de criar meios e maneiras de “tablets” e “smatphones” passarem a ser
usados como ferramentas pedagógicas em escolas brasileiras.
Situação 2015-15E – Artigo de opinião (UFU, Unicamp,
UEL, etc.)
Redija um artigo de opinião sobre a seguinte pergunta:
Proibir celulares pode melhorar a qualidade da educação
nas escolas públicas brasileiras?
Situação 2015-15F – Editorial (UFU, Unicamp, UEL, etc.)
Faça um editorial sobre o abuso quanto à utilização de
celulares por pessoas de meia idade no Brasil.
Instruções:
1. Após a escolha de uma das situações, assinale sua
opção no alto da folha de resposta e, ao redigir seu texto, obedeça às normas
do gênero selecionado.
2. Se for o caso, dê um título para sua redação. Esse
título deverá deixar claro o aspecto da situação escolhida que você pretende
abordar.
3. Se a estrutura do gênero selecionado exigir
assinatura, escreva, no lugar da assinatura faça estritamente o que estiver
informado na prova ou no caderno do candidato, no caso desta proposta passe um
traço (Uniube) ou deixe sem assinatura.
4. Utilize trechos dos textos motivadores (da situação
que você selecionou) e parafraseie-os.
5. Não copie trechos dos textos motivadores, ao fazer sua
redação.
6. ATENÇÃO: se você não seguir as instruções da
orientação geral e as relativas ao tema que escolheu, sua redação será
penalizada.
7. Mínimo de 25 e máximo de 30 linhas.
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