Leia atentamente os textos abaixo.
Texto 01.
Texto 02.
“Educação: alunos em sala de
aula de escola pública Rio Branco, no Acre Alunos da Escola Benedito de Moraes,
em Maceió (AL) fazem simulado do Enem Alunos de escola do Amapá mexem em
computador Educação: alunos de escola pública de Manaus, no Amazonas Escola
estadual em Salvador, Bahia Crianças soltam pipa em frete ao mar em Fortaleza,
Ceará Educação: alunos de escola pública de Brasília (DF) Na Escola Bartouvino
Costa, em Linhares, os alunos realizam simulados para a Olimpíada de Robótica.
Educação: alunos de escola estadual de Goiânia, Goiás Educação: aluno em escola
municipal no Maranhão Educação: escola estadual de Mato Grosso Alunos do Ensino
Médio assistem aula no Mato Grosso do Sul Alunos na Escola Estadual Professora
Inês Geralda de Oliveira (MG) Belem - Pará (PA) Centro Cultural São Francisco,
conjunto arquitetônico barroco no Centro Histórico de João Pessoa (PB)
Educação: alunos e professor em escola municipal de Curitiba (PR) Escola em
Pernambuco Aula do Instituto Dom Barreto, de Teresina, no Piauí em 2007
Educação: alunos em escola estadual do Rio de Janeiro Estudantes do Rio Grande
do Norte utilizam computadores na escola Educação: escola estadual no Rio
Grande do Sul Escola estadual de Rondônia Centro de Boa Vista, Roraima Alunas
chegam em escola estadual de Santa Catarina Aluna mexe em armário em corredor
de escola de São Paulo alunos da rede estadual de ensino do Sergipe fazem
simulado do Enem Sala de aula no Tocantins Estudante faz prova próxima
São Paulo - Os resultados do
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) divulgados nesta
sexta-feira mostram que quanto mais próximo de sair da escola, pior o
desempenho do aluno brasileiro.
Nos anos iniciais do ensino
fundamental, o ensino piorou apenas no Pará, Amapá e Maranhão. Nos anos finais
do ensino fundamental, a situação já é um pouco pior. Roraima, Pará, Amapá,
Tocantins, Sergipe, Santa Catarina e Mato Grosso tiveram notas menores do que
no último Ideb.
A situação é ainda pior no
ensino médio: em 16 estados o ensinou piorou, em outros dois a nota ficou
estável e em apenas nove melhorou.
O desempenho dos estados
reflete na nota geral do ensino no país. O Ideb do ensino médio e dos anos
finais do ensino fundamental não atingiu a meta prevista. Já o Ideb dos anos
iniciais do ensino fundamental superou a meta em 0,3 ponto.
O Ideb é obtido pelas notas do
Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e pela taxa média de
aprovação percentual.
Fonte: http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/como-esta-a-educacao-publica-em-cada-estado-do-brasil
Texto 03.
“Pro dia nascer feliz”
Direção: João Jardim
Texto 04.
Fonte: https://lh4.ggpht.com/OV1EmZoXJhqMd3x-zcb7Ko_RtwjyZQ9vE_RaGZVs-L_WgHSCVEMkgbbAs55m-zw7ujoVeQ=s85
Situação
2015-14A - Dissertação (Enem)
A partir da
leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao
longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo na modalidade
escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “os desafios da educação
pública básica no Brasil”, apresentando proposta de intervenção, que respeite
os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e
coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
Instruções Enem:
1. O rascunho da
redação deve ser feito no espaço apropriado.
2. O texto
definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
3. A redação com
até 7 (sete) linhas escritas será considerada “insuficiente” e receberá nota
zero.
4. A redação que
fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo receberá
nota zero.
5. A redação que
apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos receberá
nota zero.
6. A redação que
apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões
terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.
Situação
2015-14B - Dissertação (USP, Unesp, etc.)
Faça uma
dissertação sobre a charge abaixo:
Instruções:
1. Lembre-se de
que a situação de produção de seu texto requer o uso da norma padrão da língua
portuguesa.
2. A redação
deverá ter entre 25 e 30 linhas.
3. Dê um título
a sua redação.
Situação 2015-14C
– Outros gêneros textuais - relato (Unicamp, UEL, etc.)
Faça um breve
relato em que você narre - como um aluno - um dia letivo normal em uma escola
pública brasileira.
Instruções:
1. Após a
escolha de uma das situações, assinale sua opção no alto da folha de resposta
e, ao redigir seu texto, obedeça às normas do gênero selecionado.
2. Se for o
caso, dê um título para sua redação. Esse título deverá deixar claro o aspecto
da situação escolhida que você pretende abordar.
3. Não copie
trechos dos textos motivadores, ao fazer sua redação.
4. ATENÇÃO: se
você não seguir as instruções da orientação geral e as relativas ao tema que
escolheu, sua redação será penalizada.
5. Mínimo de 10
e máximo de 30 linhas.
Situação 2015-14D - Carta argumentativa (Uniube, UFU, Unicamp,
UEL, etc.)
Escreva uma carta argumentativa para a presidente com
sugestões sobre como melhorar a qualidade da escola pública para que o Brasil
possa em 2050 ter um dos melhores sistemas educacionais do mundo.
Situação 2015-14E – Artigo de opinião (UFU, Unicamp,
UEL, etc.)
Redija um artigo de opinião sobre como a educação, em
especial a pública, pode ser transformadora na vida de um jovem nos aspectos
econômicos, sociais e culturais de sua vida.
Situação 2015-14F – Editorial (UFU, Unicamp, UEL, etc.)
Faça um editorial sobre os principais empecilhos para que
a educação pública brasileira torne-se um serviço de alta qualidade,
democrático e positivamente relevante para a sociedade.
Instruções:
1. Após a escolha de uma das situações, assinale sua opção
no alto da folha de resposta e, ao redigir seu texto, obedeça às normas do
gênero selecionado.
2. Se for o caso, dê um título para sua redação. Esse
título deverá deixar claro o aspecto da situação escolhida que você pretende
abordar.
3. Se a estrutura do gênero selecionado exigir
assinatura, escreva, no lugar da assinatura faça estritamente o que estiver
informado na prova ou no caderno do candidato, no caso desta proposta passe um
traço (Uniube) ou deixe sem assinatura.
4. Utilize trechos dos textos motivadores (da situação
que você selecionou) e parafraseie-os.
5. Não copie trechos dos textos motivadores, ao fazer sua
redação.
6. ATENÇÃO: se você não seguir as instruções da
orientação geral e as relativas ao tema que escolheu, sua redação será penalizada.
7. Mínimo de 25 e máximo de 30 linhas.
Instruções Uniube:
1. No lugar da
assinatura, coloque um traço.
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