segunda-feira, 16 de março de 2015

Redação - Proposta 2015-14 - Educação pública

Leia atentamente os textos abaixo.

Texto 01.

Texto 02.
“Educação: alunos em sala de aula de escola pública Rio Branco, no Acre Alunos da Escola Benedito de Moraes, em Maceió (AL) fazem simulado do Enem Alunos de escola do Amapá mexem em computador Educação: alunos de escola pública de Manaus, no Amazonas Escola estadual em Salvador, Bahia Crianças soltam pipa em frete ao mar em Fortaleza, Ceará Educação: alunos de escola pública de Brasília (DF) Na Escola Bartouvino Costa, em Linhares, os alunos realizam simulados para a Olimpíada de Robótica. Educação: alunos de escola estadual de Goiânia, Goiás Educação: aluno em escola municipal no Maranhão Educação: escola estadual de Mato Grosso Alunos do Ensino Médio assistem aula no Mato Grosso do Sul Alunos na Escola Estadual Professora Inês Geralda de Oliveira (MG) Belem - Pará (PA) Centro Cultural São Francisco, conjunto arquitetônico barroco no Centro Histórico de João Pessoa (PB) Educação: alunos e professor em escola municipal de Curitiba (PR) Escola em Pernambuco Aula do Instituto Dom Barreto, de Teresina, no Piauí em 2007 Educação: alunos em escola estadual do Rio de Janeiro Estudantes do Rio Grande do Norte utilizam computadores na escola Educação: escola estadual no Rio Grande do Sul Escola estadual de Rondônia Centro de Boa Vista, Roraima Alunas chegam em escola estadual de Santa Catarina Aluna mexe em armário em corredor de escola de São Paulo alunos da rede estadual de ensino do Sergipe fazem simulado do Enem Sala de aula no Tocantins Estudante faz prova próxima
São Paulo - Os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) divulgados nesta sexta-feira mostram que quanto mais próximo de sair da escola, pior o desempenho do aluno brasileiro.
Nos anos iniciais do ensino fundamental, o ensino piorou apenas no Pará, Amapá e Maranhão. Nos anos finais do ensino fundamental, a situação já é um pouco pior. Roraima, Pará, Amapá, Tocantins, Sergipe, Santa Catarina e Mato Grosso tiveram notas menores do que no último Ideb.
A situação é ainda pior no ensino médio: em 16 estados o ensinou piorou, em outros dois a nota ficou estável e em apenas nove melhorou.
O desempenho dos estados reflete na nota geral do ensino no país. O Ideb do ensino médio e dos anos finais do ensino fundamental não atingiu a meta prevista. Já o Ideb dos anos iniciais do ensino fundamental superou a meta em 0,3 ponto.
O Ideb é obtido pelas notas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e pela taxa média de aprovação percentual.

Texto 03.
“Pro dia nascer feliz”
Direção: João Jardim

Texto 04.


Situação 2015-14A - Dissertação (Enem)
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “os desafios da educação pública básica no Brasil”, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Instruções Enem:
1. O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.
2. O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
3. A redação com até 7 (sete) linhas escritas será considerada “insuficiente” e receberá nota zero.
4. A redação que fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo receberá nota zero.
5. A redação que apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos receberá nota zero.
6. A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.

Situação 2015-14B - Dissertação (USP, Unesp, etc.)
Faça uma dissertação sobre a charge abaixo:


Instruções:
1. Lembre-se de que a situação de produção de seu texto requer o uso da norma padrão da língua portuguesa.
2. A redação deverá ter entre 25 e 30 linhas.
3. Dê um título a sua redação.

Situação 2015-14C – Outros gêneros textuais - relato (Unicamp, UEL, etc.)
Faça um breve relato em que você narre - como um aluno - um dia letivo normal em uma escola pública brasileira.

Instruções:
1. Após a escolha de uma das situações, assinale sua opção no alto da folha de resposta e, ao redigir seu texto, obedeça às normas do gênero selecionado.
2. Se for o caso, dê um título para sua redação. Esse título deverá deixar claro o aspecto da situação escolhida que você pretende abordar.
3. Não copie trechos dos textos motivadores, ao fazer sua redação.
4. ATENÇÃO: se você não seguir as instruções da orientação geral e as relativas ao tema que escolheu, sua redação será penalizada.
5. Mínimo de 10 e máximo de 30 linhas.

Situação 2015-14D - Carta argumentativa (Uniube, UFU, Unicamp, UEL, etc.)
Escreva uma carta argumentativa para a presidente com sugestões sobre como melhorar a qualidade da escola pública para que o Brasil possa em 2050 ter um dos melhores sistemas educacionais do mundo.

Situação 2015-14E – Artigo de opinião (UFU, Unicamp, UEL, etc.)
Redija um artigo de opinião sobre como a educação, em especial a pública, pode ser transformadora na vida de um jovem nos aspectos econômicos, sociais e culturais de sua vida.

Situação 2015-14F – Editorial (UFU, Unicamp, UEL, etc.)
Faça um editorial sobre os principais empecilhos para que a educação pública brasileira torne-se um serviço de alta qualidade, democrático e positivamente relevante para a sociedade.

Instruções:
1. Após a escolha de uma das situações, assinale sua opção no alto da folha de resposta e, ao redigir seu texto, obedeça às normas do gênero selecionado.
2. Se for o caso, dê um título para sua redação. Esse título deverá deixar claro o aspecto da situação escolhida que você pretende abordar.
3. Se a estrutura do gênero selecionado exigir assinatura, escreva, no lugar da assinatura faça estritamente o que estiver informado na prova ou no caderno do candidato, no caso desta proposta passe um traço (Uniube) ou deixe sem assinatura.
4. Utilize trechos dos textos motivadores (da situação que você selecionou) e parafraseie-os.
5. Não copie trechos dos textos motivadores, ao fazer sua redação.
6. ATENÇÃO: se você não seguir as instruções da orientação geral e as relativas ao tema que escolheu, sua redação será penalizada.
7. Mínimo de 25 e máximo de 30 linhas.

Instruções Uniube:
1. No lugar da assinatura, coloque um traço.


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