Proposta de redação
Leia atentamente os textos abaixo.
Texto 01.
Texto 02.
Texto 03.
“A água é o recurso natural mais abundante do planeta. De
maneira quase onipresente, ela está no dia a dia dos 7 bilhões de pessoas que
habitam o planeta. Além de matar a sede, a água está nos alimentos, nas roupas,
nos carros e na revista que está nas suas mãos — se você está lendo a
reportagem em seu tablet, saiba também que muita água foi usada na fabricação
do aparelho. Mas o recurso mais fundamental para a sobrevivência dos seres
humanos enfrenta uma crise de abastecimento. Estima-se que cerca de 40% da
população global viva hoje sob a situação de estresse hídrico. Essas pessoas
habitam regiões onde a oferta anual é inferior a 1 700 metros cúbicos de água
por habitante, limite mínimo considerado seguro pela Organização das Nações
Unidas (ONU). Nesse caso, a falta de água é frequente — e, para piorar, a
perspectiva para o futuro é de maior escassez. De acordo com estimativas do
Instituto Internacional de Pesquisa de Política Alimentar, com sede em
Washington, até 2050 um total de 4,8 bilhões de pessoas estará em situação de
estresse hídrico. Além de problemas para o consumo humano, esse cenário, caso
se confirme, colocará em xeque safras agrícolas e a produção industrial, uma
vez que a água e o crescimento econômico caminham juntos. A seca que atingiu os
Estados Unidos no último verão — a mais severa e mais longa dos últimos 25 anos
— é uma espécie de prévia disso. A falta de chuvas engoliu 0,2 ponto do
crescimento da economia americana no segundo trimestre deste ano.
A diminuição da água no mundo
é constante e, muitas vezes, silenciosa. Seus ruídos tendem a ser percebidos
apenas quando é tarde para agir. Das dez bacias hidrográficas mais densamente
povoadas do mundo, grupo que compreende os arredores de rios como o indiano
Ganges e o chinês Yang-tsé, cinco já são exploradas acima dos níveis
considerados sustentáveis. Se nada mudar nas próximas décadas, cerca de 45% de
toda a riqueza global será produzida em regiões sujeitas ao estresse hídrico.
"Esse cenário terá impacto nas decisões de investimento e nos custos
operacionais das empresas, afetando a competitividade das regiões", afirma
um estudo da Veolia, empresa francesa de soluções ambientais.”
Texto 04.
“Enquanto o poço não seca, não sabemos dar valor à água.”
(Thomas Fuller)
Texto 05.
Texto 06.
Situação
2015-2A - Dissertação (Enem)
A partir da
leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao
longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo na modalidade
escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “como evitar o racionamento de
água nas grandes cidades brasileiras”, apresentando proposta de intervenção,
que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma
coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
Instruções Enem:
1. O rascunho da
redação deve ser feito no espaço apropriado.
2. O texto
definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
3. A redação com
até 7 (sete) linhas escritas será considerada “insuficiente” e receberá nota
zero.
4. A redação que
fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo receberá
nota zero.
5. A redação que
apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos receberá
nota zero.
6. A redação que
apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões
terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.
Situação
2015-2B - Dissertação (USP, Unesp, etc.)
Faça uma
dissertação sobre o seguinte aforismo:
“A água de boa
qualidade é como a saúde ou a liberdade: só tem valor quando acaba.” (João
Guimarães Rosa)
Instruções:
1. Lembre-se de
que a situação de produção de seu texto requer o uso da norma padrão da língua
portuguesa.
2. A redação
deverá ter entre 25 e 30 linhas.
3. Dê um título
a sua redação.
Situação
2015-2C – Outros gêneros textuais – artigo de opinião (UFU, Unicamp, UEL, etc.)
Faça um artigo
de opinião sobre a escassez hídrica e as implicações econômicas e sociais desse
fenômeno.
Instruções:
1. Após a
escolha de uma das situações, assinale sua opção no alto da folha de resposta e,
ao redigir seu texto, obedeça às normas do gênero selecionado.
2. Se for o
caso, dê um título para sua redação. Esse título deverá deixar claro o aspecto
da situação escolhida que você pretende abordar.
3. Não copie
trechos dos textos motivadores, ao fazer sua redação. Entretanto, lembre-se de
parafrasear uma parte de um texto motivador de seu interesse para incluir em
seu texto.
4. ATENÇÃO: se
você não seguir as instruções da orientação geral e as relativas ao tema que
escolheu, sua redação será penalizada.
5. Mínimo de 10
e máximo de 30 linhas.
Situação 2015-2D - Carta argumentativa (Uniube, UFU, Unicamp, UEL, etc.)
Escreva uma carta argumentativa para o prefeito de sua cidade com o intuito de exigir medidas que garantam o acesso ininterrupto, universal e de qualidade à água para toda a população do município.
Escreva uma carta argumentativa para o prefeito de sua cidade com o intuito de exigir medidas que garantam o acesso ininterrupto, universal e de qualidade à água para toda a população do município.
Instruções:
1. Após a escolha de uma das situações, assinale sua opção no alto da folha de resposta e, ao redigir seu texto, obedeça às normas do gênero selecionado.
2. Se for o caso, dê um título para sua redação. Esse título deverá deixar claro o aspecto da situação escolhida que você pretende abordar.
3. Se a estrutura do gênero selecionado exigir assinatura, escreva, no lugar da assinatura faça estritamente o que estiver informado na prova ou no caderno do candidato, no caso desta proposta passe um traço (Uniube) ou deixe sem assinatura.
4. Utilize trechos dos textos motivadores (da situação que você selecionou) e parafraseie-os.
5. Não copie trechos dos textos motivadores, ao fazer sua redação.
6. ATENÇÃO: se você não seguir as instruções da orientação geral e as relativas ao tema que escolheu, sua redação será penalizada.
7. Mínimo de 25 e máximo de 30 linhas.
Instruções Uniube:
1. No lugar da assinatura, coloque um traço.
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