Proposta de redação
Leia atentamente os textos abaixo.
Texto 01.
Igualdade ou Equidade de Gênero?
Enquanto o sexo biológico é
determinado por características genéticas e anatômicas, o gênero é uma
identidade adquirida e refere-se à variedade de papéis e relacionamentos
construídos pela sociedade para os dois sexos. Por isso, o gênero muda ao longo
do tempo e varia grandemente dentro das diferentes culturas em todo o mundo.
A igualdade de gênero descreve
o conceito de que todos os seres humanos, tanto mulheres como homens, são
livres para desenvolver as suas capacidades pessoais e fazer escolhas sem as
limitações impostas por estereótipos. Igualdade de gênero não significa que as
mulheres e homens têm de ser idênticos, mas que os seus direitos, responsabilidades
e oportunidades não dependem do fato de terem nascido com o sexo feminino ou
masculino.
Assim, a equidade entre
gêneros significa que homens e mulheres são tratados de forma justa, de acordo
com as respectivas necessidades. O tratamento deve considerar, valorizar e
favorecer de maneira equivalente os direitos, benefícios, obrigações e
oportunidades entre homens e mulheres.
Fonte: Princípios de Empoderamento das Mulheres –
Igualdade significa negócios, publicação do Pacto Global da ONU e ONU Mulheres.
Texto 02.
“Não passa um único dia sem que vejamos nas notícias a
violação dos direitos das mulheres. Nos últimos meses, horríveis episódios de
violência contra mulheres e meninas, ocorridos desde Nova Deli até Joanesburgo
e Cleveland, provocaram a indignação pública e deram margem a manifestações
pelo fim dos abusos.
Em Bangladesh e Camboja, a escandalosa perda de vidas de
trabalhadores do setor têxtil, entre eles muitas mulheres, desatou um debate
mundial sobre como garantir empregos seguros e decentes em nossa economia
globalizada. Na Europa seguem estampando manchetes sobre o impacto
desproporcional que os cortes de austeridade tiveram sobre as mulheres, assim
como o uso do sistema de cotas para que as mulheres ocupem postos em diretorias
corporativas.
Embora as mulheres tenham conquistado verdadeiros
avanços, os fatos nos recordam continuamente que ainda falta muito para que a
igualdade entre homens e mulheres seja uma realidade.
Quando assinaram a visionária Declaração do Milênio no
ano 2000, as e os líderes mundiais reconheceram que a discriminação e a
violência contra as mulheres e meninas são onipresentes. Entre os oito
Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs) incluíram o que se refere a
promover a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.”
Texto 03.
“A igualdade de gêneros é considerada uma das bases para
construir uma sociedade com menos preconceito e discriminação. ‘A igualdade de
gêneros é fundamental para as sociedades democráticas e igualitárias. Muita
coisa mudou desde a década de 1970, quando as mulheres entraram massivamente
para o mercado de trabalho, mas ainda existem muitas disparidades. Por exemplo,
as estatísticas nos mostram que as mulheres ainda têm salários menores que os
dos homens e ganham 70% do que eles ganham, em média’, afirma Eleonora
Menicucci, ministra-chefe da Secretaria de Políticas para as Mulheres da
Presidência da República.”
Texto 03.
“Ninguém nasce mulher: torna-se
mulher. Nenhum destino biológico, psíquico, econômico define a forma que a
fêmea humana assume no seio da sociedade; é o conjunto da civilização que
elabora esse produto intermediário entre o macho e o castrado que qualificam de
feminino. Somente a mediação de outrem pode constituir um indivíduo como um
Outro. Enquanto existe para si, a criança não pode apreender-se como
sexualmente diferenciada. Entre meninas e meninos, o corpo é, primeiramente, a
irradiação de uma subjetividade, o instrumento que efetua a compreensão do
mundo: é através dos olhos, das mãos e não das partes sexuais que apreendem o
universo. O drama do nascimento, o da desmama desenvolvem-se da mesma maneira
para as crianças dos dois sexos; têm elas os mesmos interesses, os mesmos
prazeres; a sucção é, inicialmente, a fonte de suas sensações mais agradáveis;
passam depois por uma fase anal em que tiram, das funções excretórias que lhe
são comuns, as maiores satisfações; seu desenvolvimento genital é análogo;
exploram o corpo com a mesma curiosidade e a mesma indiferença; do clitóris e
do pênis tiram o mesmo prazer incerto; na medida em que já se objetiva sua
sensibilidade, voltam–se para a mãe: é a carne feminina, suave, lisa, elástica
que suscita desejos sexuais e esses desejos são preensivos; é de uma maneira
agressiva que a menina, como o menino, beija a mãe, acaricia-a, apalpa-a; têm o
mesmo ciúme se nasce outra criança; manifestam-no da mesma maneira: cólera,
emburramento, distúrbios urinários; recorrem aos mesmos ardis para captar o
amor dos adultos.
Até os doze anos a menina é tão
robusta quanto os irmãos e manifesta as mesmas capacidades intelectuais; não há
terreno em que lhe seja proibido rivalizar com eles. Se, bem antes da puberdade
e, às vezes, mesmo desde a primeira infância, ela já se apresenta como
sexualmente especificada, não é porque misteriosos instintos a destinem
imediatamente à passividade, ao coquetismo, à maternidade: é porque a
intervenção de outrem na vida da criança é quase original e desde seus
primeiros anos sua vocação lhe é imperiosamente insuflada.” (Simone de Beauvoir
em “O Segundo Sexo”, volume 2. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1967, 2ª
edição, pp. 9-10.)
Situação
2015-12A - Dissertação (Enem)
A partir da
leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao
longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo na modalidade
escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “a promoção de igualdade de
gênero no Brasil”, apresentando proposta de intervenção, que respeite os
direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa,
argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
Instruções Enem:
1. O rascunho da
redação deve ser feito no espaço apropriado.
2. O texto
definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
3. A redação com
até 7 (sete) linhas escritas será considerada “insuficiente” e receberá nota
zero.
4. A redação que
fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo receberá
nota zero.
5. A redação que
apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos receberá
nota zero.
6. A redação que
apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões
terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.
Situação
2015-12B - Dissertação (USP, Unesp, etc.)
Faça uma dissertação argumentativa sobre a seguinte afirmativa:
A igualdade de gênero é uma construção cultural, uma necessidade
socioeconômica e um imperativo ético.
Instruções:
1. Lembre-se de
que a situação de produção de seu texto requer o uso da norma padrão da língua
portuguesa.
2. A redação
deverá ter entre 25 e 30 linhas.
3. Dê um título
a sua redação.
Situação
2015-12C – Outros gêneros textuais – carta pessoal (UFU, Unicamp, UEL, etc.)
Faça uma carta
pessoal com o intuito de estimular uma amiga a lutar pela igualdade de gênero
como forma de busca de autonomia e auto-estima.
Instruções UFU:
1. Após a
escolha de uma das situações, assinale sua opção no alto da folha de resposta
e, ao redigir seu texto, obedeça às normas do gênero selecionado.
2. Se for o
caso, dê um título para sua redação. Esse título deverá deixar claro o aspecto
da situação escolhida que você pretende abordar.
3. Se a
estrutura do gênero selecionado exigir assinatura, escreva, no lugar da
assinatura: JOSÉ OU JOSEFA. Em hipótese alguma escreva seu nome, pseudônimo,
apelido, etc. na folha de prova.
4. Utilize
trechos dos textos motivadores (da situação que você selecionou) e
parafraseie-os.
5. Não copie
trechos dos textos motivadores, ao fazer sua redação.
6. Mínimo de 25
e máximo de 30 linhas.
7. ATENÇÃO: se
você não seguir as instruções da orientação geral e as relativas ao tema que
escolheu, sua redação será penalizada.
Situação 2015-12D - Carta argumentativa (Uniube, UFU,
Unicamp, UEL, etc.)
Escreva uma carta argumentativa para uma mulher que ocupe
algum cargo político a fim de cobrar dela posturas e políticas em defesa da
igualdade de gênero no Brasil.
Instruções:
1. Após a escolha de uma das situações, assinale sua
opção no alto da folha de resposta e, ao redigir seu texto, obedeça às normas
do gênero selecionado.
2. Se for o caso, dê um título para sua redação. Esse
título deverá deixar claro o aspecto da situação escolhida que você pretende
abordar.
3. Se a estrutura do gênero selecionado exigir
assinatura, escreva, no lugar da assinatura faça estritamente o que estiver
informado na prova ou no caderno do candidato, no caso desta proposta passe um
traço (Uniube) ou deixe sem assinatura.
4. Utilize trechos dos textos motivadores (da situação
que você selecionou) e parafraseie-os.
5. Não copie trechos dos textos motivadores, ao fazer sua
redação.
6. ATENÇÃO: se você não seguir as instruções da
orientação geral e as relativas ao tema que escolheu, sua redação será
penalizada.
7. Mínimo de 25 e máximo de 30 linhas.
Instruções
Uniube:
1. No lugar
da assinatura, coloque um traço.
Situação 2015-12E – Artigo de opinião (UFU, Unicamp,
UEL, etc.)
Escreva artigo de opinião sobre os principais entraves da
igualdade de gênero no Brasil na atualidade.
Instruções:
1. Após a escolha de uma das situações, assinale sua
opção no alto da folha de resposta e, ao redigir seu texto, obedeça às normas
do gênero selecionado.
2. Se for o caso, dê um título para sua redação. Esse
título deverá deixar claro o aspecto da situação escolhida que você pretende
abordar.
3. Se a estrutura do gênero selecionado exigir
assinatura, escreva, no lugar da assinatura faça estritamente o que estiver
informado na prova ou no caderno do candidato, no caso desta proposta passe um
traço (Uniube) ou deixe sem assinatura.
4. Utilize trechos dos textos motivadores (da situação
que você selecionou) e parafraseie-os.
5. Não copie trechos dos textos motivadores, ao fazer sua
redação.
6. ATENÇÃO: se você não seguir as instruções da
orientação geral e as relativas ao tema que escolheu, sua redação será
penalizada.
7. Mínimo de 25 e máximo de 30 linhas.
Situação 2015-12F – Editorial (UFU, Unicamp, UEL,
etc.)
Escreva um editorial a fim de comunicar a posição de um
veículo de comunicação sobre a aprovação da lei que tipifica o crime de
feminicídio como crime hediondo.
Instruções:
1. Após a escolha de uma das situações, assinale sua
opção no alto da folha de resposta e, ao redigir seu texto, obedeça às normas do
gênero selecionado.
2. Se for o caso, dê um título para sua redação. Esse
título deverá deixar claro o aspecto da situação escolhida que você pretende
abordar.
3. Se a estrutura do gênero selecionado exigir
assinatura, escreva, no lugar da assinatura faça estritamente o que estiver
informado na prova ou no caderno do candidato, no caso desta proposta passe um
traço (Uniube) ou deixe sem assinatura.
4. Utilize trechos dos textos motivadores (da situação
que você selecionou) e parafraseie-os.
5. Não copie trechos dos textos motivadores, ao fazer sua
redação.
6. ATENÇÃO: se você não seguir as instruções da
orientação geral e as relativas ao tema que escolheu, sua redação será
penalizada.
7. Mínimo de 25 e máximo de 30 linhas.
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