Proposta 2014Sim1.1
Leia
com atenção os textos abaixo.
Texto 01.
Dia Internacional do
Deficiente Físico
No ano de 1982, a Assembleia Geral da ONU –
Organização das Nações Unidas criou um programa que visa atender as
necessidades das pessoas com qualquer tipo de deficiência física, o Programa de
Ação Mundial para Pessoas com Deficiência.
Dez anos depois, no dia 14 de outubro, a Assembleia
instituiu o dia 03 de dezembro como o dia internacional do deficiente físico,
para que pudessem conscientizar, comprometer e fazer com que programas de ação
conseguissem modificar as circunstâncias de vida dos deficientes em todo o
mundo.
Podemos considerar como deficiência física, quando
alguma parte do organismo humano não apresenta um funcionamento perfeito, porém
isso não pode ser considerado como diferença, pois existem várias pessoas com
os mesmos tipos de limitações que as tornam normais dentro de suas
possibilidades.
Com o passar dos anos, a deficiência passou a ser
vista como uma necessidade especial, pois as pessoas precisam de tratamentos diferenciados
e especiais para viver com dignidade. Sabemos que isso não acontece, pois o
mundo não é adaptado para essas pessoas, que sofrem muito em seu dia a dia.
Texto 02.
Infográfico Gazeta do
Povo.
FONTE: IBGE
Texto 03.
LEI Nº 7.853 - DE 24 DE
OUTUBRO DE 1989
Alterada
pela MEDIDA PROVISÓRIA Nº 437, DE 29 DE JULHO DE 2008 - DOU DE 30/07/2008
Dispõe
sobre o apoio às pessoas portadoras de deficiência, sua integração social,
sobre a Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de
Deficiência (CORDE), institui a tutela jurisdicional de interesses coletivos ou
difusos dessas pessoas, disciplina a atuação do Ministério Público, define
crimes, e dá outras providências.
Art.
1º Ficam estabelecidas normas gerais que asseguram o pleno exercício dos
direitos individuais e sociais das pessoas portadoras de deficiência, e sua
efetiva integração social, nos termos desta Lei.
§
1º Na aplicação e interpretação desta Lei, serão considerados os valores
básicos da igualdade de tratamento e oportunidade, da justiça social, do
respeito e dignidade da pessoa humana, do bem-estar, e outros. indicados na
Constituição ou justificados pelos princípios gerais de direito.
§
2º As normas desta Lei visam garantir às pessoas portadoras de deficiência as
ações governamentais necessárias ao seu cumprimento e das demais disposições
constitucionais e legais que lhes concernem, afastadas as discriminações e os
preconceitos de qualquer espécie, e entendida a matéria como obrigação nacional
a cargo do Poder Público e da sociedade.
Art.
2º Ao Poder Público e seus órgãos cabe assegurar às pessoas portadoras de
deficiência o pleno exercício de seus direitos básicos, inclusive dos direitos
à educação, à saúde, ao trabalho, ao lazer, à previdência social, ao amparo a
infância e à maternidade, e de outros que, decorrentes da Constituição e das
leis, propiciem seu bem-estar pessoal, social e econômico.
Em função da leitura dos
textos motivadores e dos conhecimentos assimilados ao longo de sua formação,
redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre a integração dos deficientes físicos na sociedade
brasileira. Selecione, organize e
relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu
ponto de vista.
Instruções:
1 - O
rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.
2 - O
texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
3 - A
redação com até 7 (sete) linhas escritas será considerada “insuficiente” e
receberá nota zero.
4 - A
redação que fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo
receberá nota zero.
5 - A
redação que apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos
humanos receberá nota zero.
6 - A
redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de
Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de
correção.
Proposta 2014Sim1.2
Proposta 2014Sim1.2
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos
conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto
dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da língua portuguesa
sobre o tema “A produção de lixo eletrônico
no Brasil”, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos
humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos
e fatos para defesa de seu ponto de vista.
Texto 01.
Em 2017, volume de
lixo eletrônico no mundo aumentará 33%, alerta estudo
Volume de lixo eletrônico será igual a 200 edifícios como
o Empire State.
China e EUA são os países que mais geram lixo eletrônico.
Da Agência EFE
A produção de lixo eletrônico
no mundo todo alcançou quase 49 milhões de toneladas métricas, sete quilos por
cada habitante do planeta, no ano passado. Para 2017 o número aumentará 33%, de
acordo com um estudo publicado neste domingo (15) pela Universidade das Nações
Unidas (UNU).
O estudo da iniciativa Step,
uma aliança entre a Organização das Nações Unidas (ONU), empresas, governos e
organizações não-governamentais (ONGs), é o primeiro mapa global de lixo
eletrônico e mostra a quantidade de resíduos eletrônicos que cada país gera.
Para 2017 o volume anual de
lixo eletrônico será de 65,4 milhões de toneladas, o equivalente a 200
edifícios como o Empire State de Nova York ou 11 construções como a Grande
Pirâmide de Giza.
A pesquisa também assinalou
que em 2012, China e Estados Unidos encabeçaram a lista dos países que mais
fabricam equipamentos eletrônicos e elétricos (EEE), 11,1 e 10 milhões de
toneladas, respectivamente, e os que geraram mais lixo eletrônico, 7,3 e 9,4
milhões.
Quando se analisa a produção
per capita, os Estados Unidos geraram 29,8 quilos de lixo eletrônico por
pessoa, seis vezes mais que a China. (...)
Waldez
Texto 04.
Brasil deve gerar
1,1 mil toneladas de lixo eletrônico em 2014
Projeções são de estudo do MDIC e ABDI sobre logística
reversa de eletroeletrônicos.
DA REDAÇÃO *
O Brasil deve gerar
aproximadamente 1,100 mil toneladas de resíduos de equipamentos
eletroeletrônicos (REEE) pequenos em 2014, número que deve aumentar para 1,247
mil toneladas em 2015. A previsão é do estudo Logística Reversa de Equipamentos
Eletroeletrônicos – Análise de Viabilidade Técnica e Econômica encomendado pela
Secretaria de Desenvolvimento da Produção do Ministério do Desenvolvimento,
Indústria e Comércio Exterior (SDP/MDIC) e pela Agência Brasileira de
Desenvolvimento Industrial (ABDI).
O levantamento ainda mostra
que os 150 maiores municípios brasileiros – a maioria nas regiões Sudeste e Sul
– são responsáveis por aproximadamente dois terços de todo o lixo
eletroeletrônico que se estima seja descartado no Brasil. Também há uma lista
de iniciativas de coleta e reuso de REEE, um levantamento do ciclo de vida dos
eletroeletrônicos e o mapeamento do consumo, por região e por tipo de produtos,
de eletroeletrônicos em todo o país. (...)
INSTRUÇÕES:
·
O rascunho da
redação deve ser feito no espaço apropriado.
·
O texto
definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
·
A redação que
apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões
terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.
Receberá nota zero, em qualquer das situações
expressas a seguir, a redação que:
·
Tiver até 7
(sete) linhas escritas, sendo considerada “insuficiente”.
·
Fugir ao tema ou
que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo.
·
Apresentar
proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos.
·
Apresentar parte
do texto deliberadamente desconectada com o tema proposto.
Proposta 2014SIm1.3
PROPOSTA DE REDAÇÃO
A partir
da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao
longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo na modalidade
escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “O tráfico humano no Brasil”, apresentando proposta de intervenção,
que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma
coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
Leia os textos a
seguir.
Texto 01. O
que é tráfico de pessoas?
A
Organização das Nações Unidas (ONU), no Protocolo de Palermo (2003), define
tráfico de pessoas como “o recrutamento, o transporte, a transferência, o
alojamento ou o acolhimento de pessoas, recorrendo-se à ameaça ou ao uso da
força ou a outras formas de coação, ao rapto, à fraude, ao engano, ao abuso de
autoridade ou à situação de vulnerabilidade ou à entrega ou aceitação de
pagamentos ou benefícios para obter o consentimento de uma pessoa que tenha
autoridade sobre outra para fins de exploração”.
Segundo
a ONU, o tráfico de pessoas movimenta anualmente 32 bilhões de dólares em todo
o mundo. Desse valor, 85% provêm da exploração sexual.
Quem são as pessoas em situação
de tráfico humano?
Há
tráfico de pessoas quando a vítima é retirada de seu ambiente, de sua cidade e
até de seu país e fica com a mobilidade reduzida, sem liberdade de sair da
situação de exploração sexual ou laboral ou do confinamento para remoção de
órgãos ou tecidos.
A
mobilidade reduzida caracteriza-se por ameaças à pessoa ou aos familiares ou
pela retenção de seus documentos, entre outras formas de violência que
mantenham a vítima junto ao traficante ou à rede criminosa.
Quem são os aliciadores? Quem
faz a captação das pessoas em situação de tráfico humano?
Os
aliciadores, homens e mulheres, são, na maioria das vezes, pessoas que fazem
parte do círculo de amizades da vítima ou de membros da família. São pessoas
com que as vítimas têm laços afetivos. Normalmente apresentam bom nível de
escolaridade, são sedutores e têm alto poder de convencimento. Alguns são
empresários que trabalham ou se dizem proprietários de casas de show, bares,
falsas agências de encontros, matrimônios e modelos. As propostas de emprego
que fazem geram na vítima perspectivas de futuro, de melhoria da qualidade de
vida.
No
tráfico para trabalho escravo, os aliciadores, denominados de “gatos”,
geralmente fazem propostas de trabalho para pessoas desenvolverem atividades
laborais na agricultura ou pecuária, na construção civil ou em oficinas de
costura. Há casos notórios de imigrantes peruanos, bolivianos e paraguaios
aliciados para trabalho análogo ao de escravo em confecções de São Paulo.
Fonte: http://www.cnj.jus.br/programas-de-a-a-z/cidadania-direito-de-todos/trafico-de-pessoas
Texto 02. Ivete Sangalo será embaixadora
da ONU contra o tráfico humano
O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC,
na sigla em inglês) anunciou nesta terça-feira (07) que decidiu nomear a
cantora Ivete Sangalo como Embaixadora Nacional da Boa Vontade para o combate ao
tráfico de pessoas no Brasil.
A nomeação será oficializada na próxima quinta-feira em
Brasília, durante uma cerimônia liderada pelo diretor-executivo do UNODC, o
russo Yury Fedotov, que se encontra no Brasil para a apresentação da campanha
"Coração Azul" no país.
"Ivete Sangalo é uma das mais respeitadas, populares e
bem-sucedidas artistas do Brasil, e sua música transcende as fronteiras
brasileiras", disse Fedotov sobre a escolha da cantora, que em seus mais
de 20 anos de carreira ganhou um Grammy Latino.
Mediante um comunicado, o UNODC explicou que com a campanha
"Coração Azul", já apresentada em uma dezena de países, se propõe a
sensibilizar e mobilizar a sociedade contra o tráfico humano, que define como
uma "forma moderna de escravidão".
A cerimônia será realizada na sede do Ministério da Justiça,
que, junto com as secretarias de Direitos Humanos e de Políticas para as
Mulheres, se comprometeu a difundir os objetivos do UNDOC no Brasil.
Fonte:
http://virgula.uol.com.br/ver/noticia/musica/2013/05/07/325342-ivete-sangalo-sera-embaixadora-da-onu-contra-o-trafico-humano#0
Texto 03.
INSTRUÇÕES:
·
O rascunho da
redação deve ser feito no espaço apropriado.
·
O texto
definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
·
A redação que
apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões
terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.
Receberá nota zero, em qualquer das situações
expressas a seguir, a redação que:
·
Tiver até 7 (sete)
linhas escritas, sendo considerada “insuficiente”.
·
Fugir ao tema ou
que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo.
·
Apresentar
proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos.
·
Apresentar parte
do texto deliberadamente desconectada com o tema propost
Proposta 2014SIm1.4
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos
conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto
dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da língua portuguesa
sobre o tema “A participação dos jovens
na política brasileira”, apresentando proposta de intervenção, que respeite
os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e
coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
Texto 01.
O lugar da política
“Passados os períodos de maior mobilização dos anos 60 e
70, em que movimentos de jovens, sobretudo estudantes, irromperam com força na
cena política desempenhando papel importante no combate e resistência aos
governos militares, para onde teriam ido os jovens brasileiros das gerações
seguintes? Os jovens das décadas de 80 e 90 seriam mais alienados que os das
gerações que os antecederam? Que lugar ocupa a política para o jovem brasileiro
de hoje? (...). Diante disso, cabe dizer
que, se os jovens se mantêm distantes das formas tradicionais da política, a
grande maioria acha que pode mudar o mundo (mudar muito, 54%; mudar um pouco,
30%). E a mudança que os jovens fariam no mundo poderia ser a erradicação de
seus problemas mais pungentes, a violência, o desemprego, a fome, as injustiças
sociais, as drogas, a pobreza e a miséria. Podemos, então, dizer que as
energias utópicas não estão esgotadas, que os adolescentes têm o desejo de um
mundo melhor e apostam em sua capacidade de transformação.”
Fonte: Teoria e Debate, revista da Fundação Perseu
Abramo, nº 45. www.fpa.org.br
Texto 02.
Texto 03.
INSTRUÇÕES:
·
O rascunho da
redação deve ser feito no espaço apropriado.
·
O texto
definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
·
A redação que
apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões
terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.
Receberá nota zero, em qualquer das situações
expressas a seguir, a redação que:
·
Tiver até 7 (sete)
linhas escritas, sendo considerada “insuficiente”.
·
Fugir ao tema ou
que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo.
·
Apresentar
proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos.
·
Apresentar parte
do texto deliberadamente desconectada com o tema proposto.
Proposta 2014Sim2.1
Proposta de redação
Leia atentamente os textos abaixo.
Texto 01.
“A qualidade de vida é um termo subjetivo e
multidimensional que engloba características positivas e negativas da vida. É
uma condição dinâmica que reflete os eventos da vida: a perda de um emprego,
uma doença ou algum problema podem mudar a definição de qualidade de vida de
forma rápida e drástica.
Ainda que mensurá-la seja difícil, a clareza é
extremamente importante, especialmente para médicos que precisam levar a
qualidade de vida em conta ao considerar o uso de intervenções para a
manutenção da vida de pacientes gravemente doentes. Sob essas circunstâncias,
criar uma definição distinta é eticamente importante e não um detalhe
subjetivo.
A qualidade de vida engloba:
- A satisfação com a vida, que é subjetiva e pode mudar.
- Fatores multidimensionais que incluem saúde física,
satisfação psicológica, independência pessoal, bem-estar familiar, educação,
crença religiosa, senso de otimismo, serviços e transporte local, emprego,
relacionamentos sociais, moradia e o ambiente em que se vive.
- Perspectivas culturais, valores, expectativas pessoais
e objetivos em relação ao que se espera da vida.
- Não apenas a ausência de uma doença, mas a presença do
bem-estar físico, mental e social. Os autores destacam a necessidade de uma
equipe médica multidisciplinar capaz de desenvolver uma perspectiva sobre as
necessidades psicossociais do indivíduo, não apenas os cuidados com a saúde.
- Nossa interpretação dos fatos e eventos que ajudam a
explicar por que algumas pessoas com limitações físicas relatam uma qualidade
de vida excelente, ao passo que outras, não.
- Nosso nível de aceitação da situação atual, bem como
nossa capacidade de limitar os pensamentos e emoções negativas em relação a
essa situação.
A subjetividade parece ser uma parte fundamental de nossa
compreensão do significado de qualidade de vida. Os autores sugerem que outras
variáveis, não apenas as relacionadas à saúde física, tais como a saúde
psicológica e social, passem a ser avaliadas no futuro.”
Texto 02.
“O Brasil foi o quarto pior colocado e ficou na 33ª
posição, de um total de 36, no ranking que mede bem-estar, progresso e
felicidade da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).
A Austrália conquistou o pódio pelo terceiro ano seguido. O Brasil ficou a
frente de Chile, Turquia e México.
No ano passado, o país havia conquistado o 34º lugar, mas
passou o Chile e subiu na lista formada pelos 34 membros da OCDE, em sua
maioria desenvolvidos, e dois parceiros: Brasil e Rússia.
Foram considerados 11 indicadores, incluindo os mais
diretos, como educação, saúde, emprego, renda e meio ambiente (poluição e
qualidade da água), aos mais subjetivos, como satisfação de vida, comunidade
(ajudar amigos e estranhos em caso de necessidade) e engajamento cívico
(confiança no poder público).
O estudo da OCDE parte do princípio de que apenas
indicadores econômicos não medem a qualidade de vida da população. O objetivo
declarado é ajudar os países a traçar políticas para o desenvolvimento.”
(28/05/2013)
Dissertação
(Enem)
A partir da
leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao
longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita
formal da língua portuguesa sobre o tema “qualidade de vida, um direito de
todos”, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos.
Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos
para defesa de seu ponto de vista.
Instruções Enem:
1. O rascunho da
redação deve ser feito no espaço apropriado.
2. O texto
definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
3. A redação com
até 7 (sete) linhas escritas será considerada “insuficiente” e receberá nota
zero.
4. A redação que
fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo receberá
nota zero.
5. A redação que
apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos receberá
nota zero.
6. A redação que
apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões
terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.
Leia atentamente os textos abaixo.
Texto
01.
UFMG investiga trote com
teor racista
Em foto que circula na
internet, estudante aparece pintada de preto, acorrentada e com uma placa com a
inscrição "caloura Chica da Silva"
UFMG repudiou trote com teor racista ocorrido na Faculdade de Direito
(Reprodução internet)
A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
investiga os responsáveis por um trote com teor racista ocorrido na faculdade
de Direito na última semana. Em imagem que se espalhou rapidamente pela
internet na tarde de segunda-feira, uma estudante aparece pintada de preto, com
as mãos acorrentadas e uma placa de papelão no pescoço com a inscrição:
"caloura Chica da Silva". Outra foto mostra três estudantes - um
deles com um bigode semelhante ao do ditador Adolf Hitler - sorridentes,
fazendo saudações nazistas ao lado de um estudante preso com fita adesiva a uma
pilastra. As imagens provocaram protestos e indignação nas redes sociais. (...)
http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/ufmg-investiga-trote-com-teor-racista
Texto
02.
São Paulo: Manifestantes promovem “beijaço” contra
Marco Feliciano
Casais heterossexuais e homossexuais protestaram
pela saída do deputado do PSC da presidência da Comissão de Direitos Humanos e
Minorias da Câmara
Por Felipe Rousselet
No final da tarde deste sábado, 23, manifestantes
realizaram mais um ato de repúdio contra a eleição do deputado federal e pastor
Marco Feliciano (PSC) para presidir a Comissão de Direitos Humanos e Minorias
da Câmara dos Deputados. Os manifestantes se reuniram na Praça dos Ciclistas,
na Avenida Paulista, e protagonizaram um “beijaço” contra o deputado.
Feliciano é acusado de ser homofóbico e racista
pelos movimentos sociais. Ele já afirmou, através de redes sociais, que o
continente africano é “amaldiçoado por Noé” e que “a podridão dos sentimentos
dos homoafetivos levam ao ódio, ao crime e à rejeição”. Além disso, Feliciano
responde a dois processos no STF (Superior Tribunal Federal): uma acusação de
homofobia e uma ação penal por estelionato.
Um dos organizadores do ato, o historiador Augusto
Patrini, explicou o intuito da manifestação. “São dois objetivos. O primeiro é
fazer uma manifestação para o Feliciano sair da Comissão de Direitos Humanos, e
o outro é mostrar que toda forma de amor vale a pena, é legitima, e não tem
nada de vergonhoso como ele falou. Ele e outros políticos.”
Cerca de 60 pessoas participaram do “beijaço”. Os
manifestantes começaram a se reunir na Praça dos Ciclistas por volta das 17 h e
cerca de uma hora e meia depois deram início aos beijos. Parte dos
manifestantes seguravam cartazes com frases como “Feliciano não representa
nosso amor”, “Sou gay e Feliciano não me representa”, “Meu amor é maior que a
sua intolerância”, entre outras.
Sofia Silveira e o seu namorado, David Araújo Martins,
participaram da manifestação por também não se sentirem representados por
Feliciano. “É um modo de exercer a cidadania, eu não me sinto representada,
acho que as minorias não se sentem representadas. É uma questão de exercer a
liberdade. Tenho a liberdade de protestar e por isso estou aqui”, disse Sofia.
Protestos
Desde que o deputado Marco Feliciano assumiu a
presidência da CDHM, protestos são realizados contra o polêmico parlamentar. O
“beijaço” deste sábado marcou o terceiro fim de semana consecutivo de protestos
contra o atual presidente da Comissão de Direitos Humanos.
No sábado, 9, dez capitais brasileiras tiveram as
ruas ocupadas por protestos contra o deputado. Em São Paulo, milhares de ativistas foram da
Consolação até a Praça Roosevelt caminhando. A organização do evento e a
Polícia Militar divergem sobre a quantidade de pessoas, os primeiros dizem que
o total pode ter chegado a 20 mil. Para a PM, o número de manifestantes não
passou de 1.200. No sábado seguinte, 16, os manifestantes voltaram a pedir a
saída de Feliciano da CDHM em nova passeata entre a Praça dos Ciclistas, na
Av.Paulista, e a Praça Roosevelt. De acordo com a CET (Companhia de Engenharia
e Tráfego), mais de mil pessoas participaram do ato.
Além das passeatas que tomaram as ruas de várias
cidades, o deputado também enfrenta protestos nas sessões que tenta presidir na
CDHM. Na última quinta-feira, 20, Feliciano conseguiu presidir a sessão por
apenas 8 minutos .
Diante de tamanha pressão da opinião pública e dos
movimentos sociais, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB),
disse que o impasse em torno da eleição do deputado Marco Feliciano para
presidir a CDHM se tornou “insustentável” e que vai tomar uma decisão até
a próxima terça-feira (26).
Em caso de saída de Feliciano da presidência da
CDHM, Patrini comentou sobre a expectativa em relação ao novo presidente do
órgão. “Espero que ele não misture política com religião, que respeite o Estado
laico”, declarou.
http://revistaforum.com.br/blog/2013/03/sao-paulo-manifestantes-promovem-beijaco-contra-marco-feliciano/
Dissertação
(Enem)
A partir da
leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao
longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo na modalidade
escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “é possível combater a intolerância?”,
apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos.
Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos
para defesa de seu ponto de vista.
Instruções Enem:
1. O rascunho da
redação deve ser feito no espaço apropriado.
2. O texto
definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
3. A redação com
até 7 (sete) linhas escritas será considerada “insuficiente” e receberá nota
zero.
4. A redação que
fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo receberá
nota zero.
5. A redação que
apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos receberá
nota zero.
6. A redação que
apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões
terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.
Proposta 2014Sim2.4
Leia atentamente os textos abaixo.
Texto 01.
“A partir da leitura do livro O Futuro da democracia, de
Norberto Bobbio, foi possível verificar que o autor defende a democracia
formada por um conjunto de regras. Na concepção de Bobbio, a regra da maioria é
apenas um elemento utilizado para o cálculo dos votos em uma democracia real.
Dada a impossibilidade de se instalar uma democracia direta nos Estados
modernos por conta da complexidade da sociedade, a representatividade do poder
torna-se necessária. Nesse passo, Bobbio sustenta que os representantes eleitos
não podem exercer mandatos imperativos, isto é, não podem estar vinculados a
interesses particulares e constata que esta proibição é explicitamente violada,
pois os representantes eleitos ficam vinculados aos interesses das agremiações
partidárias às quais são filiados. Norberto Bobbio ainda ressalta que a
publicidade do poder é imprescindível, pois a visibilidade dos atos
governamentais é o instrumento que os cidadãos têm para o controle e
fiscalização dos atos de governo e, para que o poder estatal esteja em
consonância com as vontades dos governados, é necessário que exista educação
para a cidadania. Para Bobbio, não existe democracia representativa se o poder
é escamoteado dos mandatários e se há cidadãos mal educados para as regras do
jogo democrático.”
Fonte: http://jus.com.br/artigos/17692/a-democracia-moderna-na-concepcao-de-norberto-bobbio#ixzz3Ctvs54Ww
Texto 02.
“Democracia é uma forma de governo em que todos os
cidadãos elegíveis participam igualmente — diretamente ou através de
representantes eleitos — na proposta, no desenvolvimento e na criação de leis, exercendo
o poder da governação através do sufrágio universal. Ela abrange as condições
sociais, econômicas e culturais que permitem o exercício livre e igual da
autodeterminação política.”
Texto 03.
Texto 04.
Texto 05.
Dissertação (Enem)
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos
conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto
dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da língua portuguesa
sobre o tema “a democracia no Brasil da atualidade”, apresentando proposta de
intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione,
de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de
vista.
Instruções Enem:
1. O rascunho da redação deve ser feito no espaço
apropriado.
2. O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha
própria, em até 30 linhas.
3. A redação com até 7 (sete) linhas escritas será
considerada “insuficiente” e receberá nota zero.
4. A redação que fugir ao tema ou que não atender ao tipo
dissertativo-argumentativo receberá nota zero.
5. A redação que apresentar proposta de intervenção que
desrespeite os direitos humanos receberá nota zero.
6. A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta
de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas
desconsiderado para efeito de correção.
Proposta de redação
Leia atentamente os textos abaixo.
Texto 01. (fragmento)
1 – O Estado brasileiro, de acordo com a sua
Constituição, deve dispensar tratamento igualitário a todas as crenças
religiosas, incluindo a não crença, sem adotar nenhuma delas como sua religião
oficial;
2 – A inexistência de religião oficial no Estado não
significa que o Estado seja partidário da não crença (ateísmo e assemelhados),
pois, com base no princípio da liberdade religiosa, esta deve ser posta ao lado
das demais religiões, não podendo junto com qualquer uma delas ser também
considerada oficial;
3 – Em caso de situações em que o Estado tenha que optar
por favorecer uma determinada crença religiosa ou a não crença, o critério de
escolha deve ser o princípio democrático da preferência da maioria, exprimida
diretamente pelo povo ou através de seus representantes, ao contrário do que
ocorre nos Estados que adotam religião oficial, que prevalecerá ainda que a
maioria da população prefira outra;
4 – Não há qualquer inconstitucionalidade no fato do
Estado, instituir um feriado, construir um monumento em logradouro público,
fazer referências a Deus, bem como elaborar sua legislação tomando como base as
orientações doutrinárias de um determinado credo, tendo em vista que se presume
nesta atitude a expressão da livre vontade popular, que pode se modificar em
favor de outra crença religiosa, sem que isto implique em modificação
constitucional.
5 – Com base no artigo 19, inciso I da Constituição da
República, o Estado não pode intervir nas religiões de forma a compelir que
ajam em desconformidade com a sua doutrina, sendo que, qualquer cerceamento à
liberdade de culto, deve ser feita com base na interpretação sistemática da
Constituição da República, de forma a harmonizar as suas disposições.
Nota: conclusões do artigo sobre estado laico do membro
do Ministério Público Victor Mauricio Fiorito Pereira em artigo publicado no
link abaixo.
Texto 02. (fragmento)
“Na sua formação, o Estado brasileiro nada tinha de
laico. A Constituição do Império (1824) foi promulgada por Pedro I "em
nome da Santíssima Trindade". O catolicismo era religião oficial e
dominante. As outras religiões, quando toleradas, eram proibidas de promoverem
cultos públicos, apenas reuniões em lugares fechados, sem a forma exterior de
templo. As práticas religiosas de origem africana eram proibidas, consideradas
nada mais do que um caso de polícia, como até há pouco tempo. O clero católico
recebia salários do governo, como se fosse formado de funcionários públicos. O
Código Penal proibia a divulgação de doutrinas contrárias às "verdades
fundamentais da existência de Deus e da imortalidade da alma". Os
professores das instituições públicas eram obrigados a jurarem fidelidade à
religião oficial, que fazia parte do currículo das escolas públicas primárias e
secundárias. Só os filhos de casamentos realizados na Igreja Católica eram
legítimos, todos os outros eram "filhos naturais". Nos cemitérios
públicos, só os católicos podiam ser enterrados. Os outros tinham de se fingir
católicos ou procurarem cemitérios particulares, como o "dos
ingleses" (evangélicos), no Rio de Janeiro.
A situação de hoje é bem diferente daquela, mas ainda
está longe de caracterizar um Estado laico. As sociedades religiosas não pagam
impostos (renda, IPTU, ISS, etc) e recebem subsídios financeiros para suas
instituições de ensino e assistência social. O ensino religioso faz parte do
currículo das escolas públicas, que privilegia o Cristianismo e discrimina
outras religiões, assim como discrimina todos os não crentes. Em alguns
estados, os professores de ensino religioso são funcionários públicos e recebem
salários, configurando apoio financeiro do Estado a sociedades religiosas, que,
aliás, são as credenciadoras do magistério dessa disciplina. Certas sociedades
religiosas exercem pressão sobre o Congresso Nacional, dificultando a
promulgação de leis no que respeita à pesquisa científica, aos direitos sexuais
e reprodutivos. A chantagem religiosa não é incomum nessa área, como a ameaça
de excomunhão. Há símbolos religiosos nas repartições públicas, inclusive nos
tribunais.”
Texto 03.
Dissertação
(Enem)
A partir da
leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao
longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo na modalidade
escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “estado laico: impactos e
desafios”, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos
humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos
e fatos para defesa de seu ponto de vista.
Instruções Enem:
1. O rascunho da
redação deve ser feito no espaço apropriado.
2. O texto
definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
3. A redação com
até 7 (sete) linhas escritas será considerada “insuficiente” e receberá nota
zero.
4. A redação que
fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo receberá
nota zero.
5. A redação que
apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos receberá
nota zero.
6. A redação que
apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões
terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.
A partir da leitura dos
textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua
formação, redija texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal
da língua portuguesa sobre o tema “o
bullying nas escolas brasileiras”, apresentando proposta de intervenção,
que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma
coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
Texto 01.
Texto 02.
“Bullying
é um termo da língua inglesa (bully = “valentão”) que se refere a todas as
formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas,
que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos,
causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa
sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender, sendo realizadas dentro
de uma relação desigual de forças ou poder.
O
bullying se divide em duas categorias: a) bullying direto, que é a forma mais
comum entre os agressores masculinos e b) bullying indireto, sendo essa a forma
mais comum entre mulheres e crianças, tendo como característica o isolamento
social da vítima. Em geral, a vítima teme o(a) agressor(a) em razão das ameaças
ou mesmo a concretização da violência, física ou sexual, ou a perda dos meios de
subsistência.
O
bullying é um problema mundial, podendo ocorrer em praticamente qualquer
contexto no qual as pessoas interajam, tais como escola,
faculdade/universidade, família, mas pode ocorrer também no local de trabalho e
entre vizinhos. Há uma tendência de as escolas não admitirem a ocorrência do
bullying entre seus alunos; ou desconhecem o problema ou se negam a
enfrentá-lo. Esse tipo de agressão geralmente ocorre em áreas onde a presença
ou supervisão de pessoas adultas é mínima ou inexistente. Estão inclusos no
bullying os apelidos pejorativos criados para humilhar os colegas.
As
pessoas que testemunham o bullying, na grande maioria, alunos, convivem com a
violência e se silenciam em razão de temerem se tornar as “próximas vítimas” do
agressor. No espaço escolar, quando não ocorre uma efetiva intervenção contra o
bullying, o ambiente fica contaminado e os alunos, sem exceção, são afetados
negativamente, experimentando sentimentos de medo e ansiedade.
As
crianças ou adolescentes que sofrem bullying podem se tornar adultos com
sentimentos negativos e baixa autoestima. Tendem a adquirir sérios problemas de
relacionamento, podendo, inclusive, contrair comportamento agressivo. Em casos
extremos, a vítima poderá tentar ou cometer suicídio.
O(s)
autor(es) das agressões geralmente são pessoas que têm pouca empatia,
pertencentes à famílias desestruturadas, em que o relacionamento afetivo entre
seus membros tende a ser escasso ou precário. Por outro lado, o alvo dos
agressores geralmente são pessoas pouco sociáveis, com baixa capacidade de
reação ou de fazer cessar os atos prejudiciais contra si e possuem forte
sentimento de insegurança, o que os impede de solicitar ajuda.
No
Brasil, uma pesquisa realizada em 2010 com alunos de escolas públicas e
particulares revelou que as humilhações típicas do bullying são comuns em
alunos da 5ª e 6ª séries. As três cidades brasileiras com maior incidência
dessa prática são: Brasília, Belo Horizonte e Curitiba.
Os
atos de bullying ferem princípios constitucionais – respeito à dignidade da
pessoa humana – e ferem o Código Civil, que determina que todo ato ilícito que
cause dano a outrem gera o dever de indenizar. O responsável pelo ato de
bullying pode também ser enquadrado no Código de Defesa do Consumidor, tendo em
vista que as escolas prestam serviço aos consumidores e são responsáveis por
atos de bullying que ocorram dentro do estabelecimento de ensino/trabalho. (Orson
Camargo para o “site” Brasil Escola)
Instruções Enem:
1. O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.
3. A redação com até 7 (sete) linhas escritas será considerada “insuficiente” e receberá nota zero.
4. A redação que fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo receberá nota zero.
5. A redação que apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos receberá nota zero.
6. A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.
Proposta 2014Extra1.2
Proposta de redação
Leia atentamente os textos abaixo.
Texto 01.
Consumo de álcool
no Brasil cai, mas ainda supera média mundial, diz OMS
O abuso no consumo de álcool
no Brasil caiu nos últimos dez anos, mas ainda supera a média mundial. Os dados
fazem parte de um levantamento de dados de 194 países divulgado nesta
segunda-feira pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo o órgão, o
consumo excessivo de bebida alcoólica causou 3,3 milhões de mortes no mundo em
2012 — ou 5,9% de todos os óbitos no ano.
De acordo com dados mais
recentes da OMS, o consumo médio de álcool no mundo entre pessoas acima de 15
anos em 2010 era de 6,2 litros por ano por indivíduo. Já no Brasil, uma pessoa
dessa faixa etária ingere, em média, 8,7 litros de álcool por ano — há dez
anos, o índice era de 9,8 litros. A OMS prevê, no entanto, que a ingestão no
Brasil pode voltar a crescer, ultrapassando 10 litros por ano por pessoa. Nas
estimativas, é considerado apenas o volume de álcool ingerido, não o volume
total da bebida.
O consumo de álcool entre os
brasileiros é maior entre os homens. Em média, eles bebem 13 litros por ano,
ante 4 litros anuais entre mulheres. Cerca de 60% do consumo total de álcool
entre os brasileiros é representado pela cerveja.
Comparação — A Europa é a região
do mundo com maior consumo de álcool por pessoa: 10,9 litros ao ano. No Leste
Europeu, esse consumo ultrapassa os 12,5 litros anuais. Alguns dos países que
mais ingerem álcool no mundo são Bielorrússia (17,5 litros por pessoa por ano),
Lituânia (15,4 litros) e Rússia (15,1 litros).
A segunda região do globo que
apresenta o consumo mais elevado de álcool é a América Latina — são 8,4 litros
por pessoa anualmente, em média. Os países com a maior ingestão de álcool por
pessoa na região são Chile (9,6 litros ao ano), Argentina (9,3 litros),
Venezuela (8,9 litros), Paraguai (8,8 litros) e, em quinto lugar, o Brasil (8,7
litros).
Excesso — O que mais preocupa
a OMS são os casos de abuso no consumo. Segundo a OMS, a bebida alcoólica não
apenas pode provocar dependência, mas também levar ao desenvolvimento de outras
200 doenças. "É preciso fazer mais para proteger a população das
consequências negativas à saúde do consumo de álcool", disse Oleg
Chestnov, especialista em doenças crônicas e saúde mental da entidade.
Consumo total de álcool per capita, em litros de álcool
puro, em 2010 (pessoas acima de 15 anos)
Fonte: OMS - Organização Mundial de Saúde
Texto 02.
Viva saúde
adverte: beba com moderação
Os adolescentes estão cansados de ouvir ou ler esta tarja
preta e séria que aparece minúscula nas propagandas de bebidas alcoólicas.
Infelizmente, poucos levam a recomendação a sério. Resultado: 78% dos jovens
brasileiros bebem regularmente e 19% deles já são dependentes do álcool
Por Adriano Catozzi
Os jovens estão bebendo mais e
cada vez mais cedo, o que aumenta o risco de boa parte desta juventude
desenvolver o alcoolismo. Esta equação se repete em praticamente todo o mundo,
inclusive no Brasil, apesar de as pesquisas sobre o tema ainda serem bem
escassas por aqui.
O último Levantamento Nacional
sobre o Uso de Drogas, realizado pelo Centro Brasileiro de Informações sobre
Drogas Psicotrópicas (Cebrid) e pela Secretaria Nacional Antidrogas (Senad),
revela que o consumo de álcool por adolescentes de 12 a 17 anos já atinge 54%
dos entrevistados e desses, 7% já apresentam dependência. O estudo foi
realizado em 2004 e mostrou que entre jovens de 18 a 24 anos, 78% já fizeram
uso da substância e 19% deles são dependentes. Para se ter uma idéia de como o
consumo de bebidas alcoólicas na adolescência aumentou, no levantamento
anterior, realizado em 2001, apenas 5% dos adolescentes pesquisados preenchi am
os critérios para dependência do álcool. Segundo recente estudo divulgado pela
Organização das Nações Unidas (ONU), em comparação com os países da América
Latina, o Brasil aparece em terceiro lugar no consumo de álcool entre os
adolescentes. A pesquisa foi feita com estudantes do ensino médio e incluiu
347.771 meninos e meninas, de 14 a 17 anos, do Brasil, da Argentina, da
Bolívia, do Chile, do Equador, do Peru, do Uruguai, da Colômbia e do Paraguai.
Entre os brasileiros, 48% admitiu consumir álcool.
Os dados são ainda mais
alarmantes, porque o levantamento do Cebrid, que envolveu estudantes do Ensino
Fundamental e Médio da Rede Pública, mostrou que a idade de início do consumo
fica em torno dos 12 anos. "E, sabe-se, que o uso precoce de álcool
aumenta o risco de alcoolismo em idade adulta", alerta o psiquiatra Arthur
Guerra, doutor no assunto e fundador do Grupo Interdisciplinar de Estudos de
Álcool e Drogas, da Universidade de São Paulo (Grea-USP). De acordo com dados
do livro Sóbrio - Vença a Dependência do Álcool e Mantenha a Dignidade (Ed.
Nova Era), "os jovens que começam a beber antes dos 15 anos são muito mais
propensos a desenvolver dependência alcoólica do que aqueles que começam a
beber aos 21 anos".
Texto 03.
Texto 04.
A partir da
leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao
longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo na modalidade
escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “o consumo de álcool por
adolescentes brasileiros na atualidade”, apresentando proposta de intervenção,
que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma
coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
Instruções Enem:
1. O rascunho da
redação deve ser feito no espaço apropriado.
2. O texto
definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
3. A redação com
até 7 (sete) linhas escritas será considerada “insuficiente” e receberá nota
zero.
4. A redação que
fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo receberá
nota zero.
5. A redação que
apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos receberá
nota zero.
6. A redação que
apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões
terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário