Proposta de redação
Texto 01.
Pesquisa revela dados
sobre propriedade intelectual
Liberdade econômica também
é retratada em estudo
O
Instituto de Estudos Empresariais (IEE) e o Instituto Liberdade (IL)
apresentaram, nesta terça-feira, 17, o Índice de Direitos de Propriedade 2012
(IIDP) e o Índice de Liberdade Econômica 2012. O lançamento da pesquisa no
Brasil aconteceu durante o 25º Fórum da Liberdade. O IIDP mede os direitos de
propriedade material e intelectual de 130 países, que representam 97% do PIB
mundial.
O
índice revela as desigualdades econômicas entre os países que garantem os
direitos de propriedade e aqueles que não garantem. O estudo é divulgado por 69
organizações em 53 países e seis continentes e utiliza como medidas os escores
nos quesitos: Ambiente Político e Legal (PL), Direitos de Propriedade Material
(DPM) e Direitos de Propriedade Intelectual (DPI).
Na
lista, o Brasil aumentou o seu escore pelo quarto ano consecutivo, em 0,2
pontos e está em 60º lugar. A Finlândia figura em primeiro lugar, com um escore
de 8,6 de 10, e a Suécia segue perto em segundo lugar com um escore de 8,5. Na
região da América Latina, o Chile se classifica em primeiro lugar com um escore
geral de 6,7. A versão completa da pesquisa está disponível, em inglês, no site
www.propertyrightsalliance.org.
Também
lançado no Fórum da Liberdade, o Índice de Liberdade Econômica 2012 classifica
184 países em 10 categorias de desempenho, com ênfase na eficiência regulatória
e na criação de um ambiente empresarial pró-mercado. Publicação conjunta da
Heritage Foundation e do Wall Street Journal, o estudo incentiva a abertura e
livre competição, a transparência governamental e a igualdade de oportunidade.
No índice, o Brasil subiu 1,6 pontos, contabilizando 57,9 pontos, número que
posiciona a economia do país como a 99ª mais livre do mundo.
Texto 02.
“Na sociedade atual, as
tecnologias de informação e comunicação (TICs) intensificam as relações sociais
entre produtor e seus usuários de bens intelectuais, conecta pessoas aos processos
e produtos informacionais, possibilitando o desenvolvimento de um novo modo de
produção e circulação cultural por meio da colaboratividade, interação entre
usuários da internet e da produção autônoma de conteúdos. Castells(2002) aponta
para o surgimento de novas formas históricas de interação, controle e ação
social, sendo necessário refletir sobre os canais de circulação e apropriação
pelos indivíduos, pois estes são potenciais elementos ativos desses processos.”
(Jean Carlos Ferreira dos Santos)
Texto 03.
Texto 04.
“A rede coloca os
indivíduos interconectados em um processo de interação, de intersubjetividade,
de mediação cultural, abrindo a possibilidade para a descentralização de
processos decisórios.” (Pierre Lévy)
Situação 2014/50/A -
Dissertação (Enem)
A partir da leitura dos
textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua
formação, redija texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal
da língua portuguesa sobre o tema “informação e conhecimento: um bem de todos?”,
apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos.
Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos
para defesa de seu ponto de vista.
Instruções Enem:
1. O rascunho da redação
deve ser feito no espaço apropriado.
2. O texto definitivo deve
ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
3. A redação com até 7
(sete) linhas escritas será considerada “insuficiente” e receberá nota zero.
4. A redação que fugir ao
tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo receberá nota zero.
5. A redação que
apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos receberá
nota zero.
6. A redação que
apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões
terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.
Situação 2014/50/B -
Dissertação (USP, Unesp, etc.)
Os
meios de produção e de trocas culturais foram amplamente democratizados com o
advento da internet, em especial, com o aumento da velocidade de conexão
possibilitada pela chamada Web 2.0, com a onipresença da internet sem fio, com
barateamento dos recursos de acesso à internet, com as interfaces mais
amigáveis e com o rápido progresso das Tecnologias de Informação e Comunicação
(TICs). Esse processo impôs uma lógica paralela à tradicional para o consumo de
conteúdo e cultura pela rede, em função da criação de ambientes em que a troca
de informação dá-se por meios muito horizontais, em que cada internauta é
consumidor potencial de uma quantidade jamais reunida de informação e também
produtor e mediador de informação para uma audiência potencial igualmente
inédita.
Para
muitos, essa liberdade possibilitada pelas TICs é um meio de democratização de
informação e oportunidades, para outros um risco enorme para a continuidade da
indústria cultural, em especial a de jogos eletrônicos, a cinematográfica e a
fonográfica. Diante desse contexto, faça uma dissertação argumentativa sobre a
propriedade intelectual em tempos de internet.
Instruções:
1. Lembre-se de que a
situação de produção de seu texto requer o uso da norma padrão da língua
portuguesa.
2. A redação deverá ter
entre 25 e 30 linhas.
3. Dê um título a sua
redação.
Situação 2014/50/C –
Outros gêneros textuais - (Unicamp, UEL,
etc.)
Faça uma crônica a ser
publicada em um jornal de grande circulação a respeito dos rumos da propriedade
intelectual em tempos de “samplers”, mixagens, inteligência coletiva, compartilhamento
livre de informações e volatilidade da informação.
Instruções:
1. Após a escolha de uma
das situações, assinale sua opção no alto da folha de resposta e, ao redigir
seu texto, obedeça às normas do gênero selecionado.
2. Se for o caso, dê um
título para sua redação. Esse título deverá deixar claro o aspecto da situação
escolhida que você pretende abordar.
3. Não copie trechos dos
textos motivadores, ao fazer sua redação.
4. ATENÇÃO: se você não
seguir as instruções da orientação geral e as relativas ao tema que escolheu,
sua redação será penalizada.
5. Mínimo de 10 e máximo
de 30 linhas.
Situação
2014/50/D - Carta argumentativa (Uniube, Unicamp, UEL, etc.)
Escreva uma
carta argumentativa para uma autoridade do governo brasileiro que você julgar
pertinente com o intuito de comunicar a sua opinião como cidadão a respeito dos rumos da propriedade intelectual em tempos de cultura digital.
Instruções:
1. Após a escolha de uma das situações, assinale sua
opção no alto da folha de resposta e, ao redigir seu texto, obedeça às normas
do gênero selecionado.
2. Se for o caso, dê um título para sua redação. Esse
título deverá deixar claro o aspecto da situação escolhida que você pretende
abordar.
3. Se a estrutura do gênero selecionado exigir
assinatura, escreva, no lugar da assinatura faça estritamente o que estiver
informado na prova ou no caderno do candidato, no caso desta proposta passe um
traço (Uniube) ou deixe sem assinatura.
4. Não copie trechos dos textos motivadores, ao fazer sua
redação.
5. ATENÇÃO: se você não seguir as instruções da
orientação geral e as relativas ao tema que escolheu, sua redação será
penalizada.
6. Mínimo de 25 e máximo de 30 linhas.
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