segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Redação - Proposta 2014-50 - Propriedade intelectual

Proposta de redação

Texto 01.
Pesquisa revela dados sobre propriedade intelectual
Liberdade econômica também é retratada em estudo

O Instituto de Estudos Empresariais (IEE) e o Instituto Liberdade (IL) apresentaram, nesta terça-feira, 17, o Índice de Direitos de Propriedade 2012 (IIDP) e o Índice de Liberdade Econômica 2012. O lançamento da pesquisa no Brasil aconteceu durante o 25º Fórum da Liberdade. O IIDP mede os direitos de propriedade material e intelectual de 130 países, que representam 97% do PIB mundial.
O índice revela as desigualdades econômicas entre os países que garantem os direitos de propriedade e aqueles que não garantem. O estudo é divulgado por 69 organizações em 53 países e seis continentes e utiliza como medidas os escores nos quesitos: Ambiente Político e Legal (PL), Direitos de Propriedade Material (DPM) e Direitos de Propriedade Intelectual (DPI).
Na lista, o Brasil aumentou o seu escore pelo quarto ano consecutivo, em 0,2 pontos e está em 60º lugar. A Finlândia figura em primeiro lugar, com um escore de 8,6 de 10, e a Suécia segue perto em segundo lugar com um escore de 8,5. Na região da América Latina, o Chile se classifica em primeiro lugar com um escore geral de 6,7. A versão completa da pesquisa está disponível, em inglês, no site www.propertyrightsalliance.org.
Também lançado no Fórum da Liberdade, o Índice de Liberdade Econômica 2012 classifica 184 países em 10 categorias de desempenho, com ênfase na eficiência regulatória e na criação de um ambiente empresarial pró-mercado. Publicação conjunta da Heritage Foundation e do Wall Street Journal, o estudo incentiva a abertura e livre competição, a transparência governamental e a igualdade de oportunidade. No índice, o Brasil subiu 1,6 pontos, contabilizando 57,9 pontos, número que posiciona a economia do país como a 99ª mais livre do mundo.


Texto 02.
“Na sociedade atual, as tecnologias de informação e comunicação (TICs) intensificam as relações sociais entre produtor e seus usuários de bens intelectuais, conecta pessoas aos processos e produtos informacionais, possibilitando o desenvolvimento de um novo modo de produção e circulação cultural por meio da colaboratividade, interação entre usuários da internet e da produção autônoma de conteúdos. Castells(2002) aponta para o surgimento de novas formas históricas de interação, controle e ação social, sendo necessário refletir sobre os canais de circulação e apropriação pelos indivíduos, pois estes são potenciais elementos ativos desses processos.” (Jean Carlos Ferreira dos Santos)

Texto 03.

Texto 04.
“A rede coloca os indivíduos interconectados em um processo de interação, de intersubjetividade, de mediação cultural, abrindo a possibilidade para a descentralização de processos decisórios.” (Pierre Lévy)

Situação 2014/50/A - Dissertação (Enem)
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “informação e conhecimento: um bem de todos?”, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Instruções Enem:

1. O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.
2. O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
3. A redação com até 7 (sete) linhas escritas será considerada “insuficiente” e receberá nota zero.
4. A redação que fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo receberá nota zero.
5. A redação que apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos receberá nota zero.
6. A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.

Situação 2014/50/B - Dissertação (USP, Unesp, etc.)
Os meios de produção e de trocas culturais foram amplamente democratizados com o advento da internet, em especial, com o aumento da velocidade de conexão possibilitada pela chamada Web 2.0, com a onipresença da internet sem fio, com barateamento dos recursos de acesso à internet, com as interfaces mais amigáveis e com o rápido progresso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Esse processo impôs uma lógica paralela à tradicional para o consumo de conteúdo e cultura pela rede, em função da criação de ambientes em que a troca de informação dá-se por meios muito horizontais, em que cada internauta é consumidor potencial de uma quantidade jamais reunida de informação e também produtor e mediador de informação para uma audiência potencial igualmente inédita.
Para muitos, essa liberdade possibilitada pelas TICs é um meio de democratização de informação e oportunidades, para outros um risco enorme para a continuidade da indústria cultural, em especial a de jogos eletrônicos, a cinematográfica e a fonográfica. Diante desse contexto, faça uma dissertação argumentativa sobre a propriedade intelectual em tempos de internet.

Instruções:
1. Lembre-se de que a situação de produção de seu texto requer o uso da norma padrão da língua portuguesa.
2. A redação deverá ter entre 25 e 30 linhas.
3. Dê um título a sua redação.

Situação 2014/50/C – Outros gêneros textuais -  (Unicamp, UEL, etc.)
Faça uma crônica a ser publicada em um jornal de grande circulação a respeito dos rumos da propriedade intelectual em tempos de “samplers”, mixagens, inteligência coletiva, compartilhamento livre de informações e volatilidade da informação.

Instruções:

1. Após a escolha de uma das situações, assinale sua opção no alto da folha de resposta e, ao redigir seu texto, obedeça às normas do gênero selecionado.
2. Se for o caso, dê um título para sua redação. Esse título deverá deixar claro o aspecto da situação escolhida que você pretende abordar.
3. Não copie trechos dos textos motivadores, ao fazer sua redação.
4. ATENÇÃO: se você não seguir as instruções da orientação geral e as relativas ao tema que escolheu, sua redação será penalizada.
5. Mínimo de 10 e máximo de 30 linhas.


Situação 2014/50/D - Carta argumentativa (Uniube, Unicamp, UEL, etc.)
Escreva uma carta argumentativa para uma autoridade do governo brasileiro que você julgar pertinente com o intuito de comunicar a sua opinião como cidadão a respeito dos rumos da propriedade intelectual em tempos de cultura digital.

Instruções:

1. Após a escolha de uma das situações, assinale sua opção no alto da folha de resposta e, ao redigir seu texto, obedeça às normas do gênero selecionado.
2. Se for o caso, dê um título para sua redação. Esse título deverá deixar claro o aspecto da situação escolhida que você pretende abordar.
3. Se a estrutura do gênero selecionado exigir assinatura, escreva, no lugar da assinatura faça estritamente o que estiver informado na prova ou no caderno do candidato, no caso desta proposta passe um traço (Uniube) ou deixe sem assinatura.
4. Não copie trechos dos textos motivadores, ao fazer sua redação.
5. ATENÇÃO: se você não seguir as instruções da orientação geral e as relativas ao tema que escolheu, sua redação será penalizada.

6. Mínimo de 25 e máximo de 30 linhas.

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