Proposta de redação
Leia atentamente os textos abaixo.
Texto 01.
Igualdade ou Equidade de Gênero?
Enquanto o sexo biológico é
determinado por características genéticas e anatômicas, o gênero é uma
identidade adquirida e refere-se à variedade de papéis e relacionamentos
construídos pela sociedade para os dois sexos. Por isso, o gênero muda ao longo
do tempo e varia grandemente dentro das diferentes culturas em todo o mundo.
A igualdade de gênero descreve
o conceito de que todos os seres humanos, tanto mulheres como homens, são
livres para desenvolver as suas capacidades pessoais e fazer escolhas sem as
limitações impostas por estereótipos. Igualdade de gênero não significa que as
mulheres e homens têm de ser idênticos, mas que os seus direitos,
responsabilidades e oportunidades não dependem do fato de terem nascido com o
sexo feminino ou masculino.
Assim, a equidade entre
gêneros significa que homens e mulheres são tratados de forma justa, de acordo
com as respectivas necessidades. O tratamento deve considerar, valorizar e
favorecer de maneira equivalente os direitos, benefícios, obrigações e
oportunidades entre homens e mulheres.
Fonte: Princípios de Empoderamento das Mulheres –
Igualdade significa negócios, publicação do Pacto Global da ONU e ONU Mulheres.
Texto 02.
“Não passa um único dia sem que vejamos nas notícias a
violação dos direitos das mulheres. Nos últimos meses, horríveis episódios de
violência contra mulheres e meninas, ocorridos desde Nova Deli até Joanesburgo
e Cleveland, provocaram a indignação pública e deram margem a manifestações
pelo fim dos abusos.
Em Bangladesh e Camboja, a escandalosa perda de vidas de
trabalhadores do setor têxtil, entre eles muitas mulheres, desatou um debate
mundial sobre como garantir empregos seguros e decentes em nossa economia globalizada.
Na Europa seguem estampando manchetes sobre o impacto desproporcional que os
cortes de austeridade tiveram sobre as mulheres, assim como o uso do sistema de
cotas para que as mulheres ocupem postos em diretorias corporativas.
Embora as mulheres tenham conquistado verdadeiros
avanços, os fatos nos recordam continuamente que ainda falta muito para que a
igualdade entre homens e mulheres seja uma realidade.
Quando assinaram a visionária Declaração do Milênio no
ano 2000, as e os líderes mundiais reconheceram que a discriminação e a
violência contra as mulheres e meninas são onipresentes. Entre os oito
Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs) incluíram o que se refere a
promover a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.”
Texto 03.
“A igualdade de gêneros é considerada uma das bases para
construir uma sociedade com menos preconceito e discriminação. "A
igualdade de gêneros é fundamental para as sociedades democráticas e
igualitárias. Muita coisa mudou desde a década de 1970, quando as mulheres
entraram massivamente para o mercado de trabalho, mas ainda existem muitas
disparidades. Por exemplo, as estatísticas nos mostram que as mulheres ainda
têm salários menores que os dos homens e ganham 70% do que eles ganham, em
média", afirma Eleonora Menicucci, ministra-chefe da Secretaria de
Políticas para as Mulheres da Presidência da República.”
Texto 04.
Abaixo, segue link de prêmio para textos sobre o assunto
desta proposta, pode ser uma oportunidade interessante para os alunos do
terceiro ano de concorrerem e, por que não, ganharem um prêmio com uma redação
que já fariam de qualquer forma pela obrigatoriedade de fazê-la em sua escola e
também e muito mais importante pela relevância desse debate em nossa sociedade.
Situação
2014/48/A - Dissertação (Enem)
A partir da
leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao
longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo na modalidade
escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “a promoção da igualdade de gêneros
no Brasil”, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos
humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos
e fatos para defesa de seu ponto de vista.
Instruções Enem:
1. O rascunho da
redação deve ser feito no espaço apropriado.
2. O texto
definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
3. A redação com
até 7 (sete) linhas escritas será considerada “insuficiente” e receberá nota
zero.
4. A redação que
fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo receberá
nota zero.
5. A redação que
apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos receberá
nota zero.
6. A redação que
apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões
terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.
Situação
2014/48/B - Dissertação (USP, Unesp, etc.)
Faça uma
dissertação sobre a seguinte afirmativa:
O respeito às
mulheres deve ser visto como um direito acima de tradições culturais que
defendem a mutilação genital, que mulheres não devem dirigir, direitos
diferentes e em menor número que o dos homens, etc.
Instruções:
1. Lembre-se de
que a situação de produção de seu texto requer o uso da norma padrão da língua
portuguesa.
2. A redação
deverá ter entre 25 e 30 linhas.
3. Dê um título
a sua redação.
Situação 2014/48/C
– Outros gêneros textuais - Conto (Unicamp, UEL, etc.)
Escreva um conto
em que o tema seja a igualdade ou a desigualdade de gêneros.
Instruções:
1. Após a
escolha de uma das situações, assinale sua opção no alto da folha de resposta
e, ao redigir seu texto, obedeça às normas do gênero selecionado.
2. Se for o
caso, dê um título para sua redação. Esse título deverá deixar claro o aspecto
da situação escolhida que você pretende abordar.
3. Não copie
trechos dos textos motivadores, ao fazer sua redação.
4. ATENÇÃO: se
você não seguir as instruções da orientação geral e as relativas ao tema que
escolheu, sua redação será penalizada.
5. Mínimo de 10
e máximo de 30 linhas.
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