Proposta de redação
Leia atentamente os textos abaixo.
Texto 01.
"O Iluminismo é a saída dos homens do estado de
minoridade devido a eles mesmos. Minoridade é a incapacidade de utilizar o
próprio intelecto sem a orientação de outro. Essa minoridade será devida a eles
mesmos se não for causada por deficiência intelectual, mas por falta de decisão
e coragem para utilizar o intelecto como guia. 'Sapere aude!' 'Ouse usar seu
intelecto!' é o lema do Iluminismo." Immanuel Kant (1724-1804)
Texto 02.
“Para a educação de qualquer cidadão no mundo
contemporâneo, é fundamental que ele tanto possua noção, no que concerne à
ciência e tecnologia (CT), de seus principais resultados, de seus métodos e
usos, quanto de seus riscos e limitações e também dos interesses e determinações
(econômicas, políticas, militares, culturais etc.) que presidem seus processos
e aplicações. O significado social e cultural da ciência como atividade humana,
socialmente condicionada e possuidora de uma história e de tradições, fica
muitas vezes camuflado nas representações escolares e em muitas atividades de
divulgação, particularmente na mídia. Falar de inclusão social no domínio da
difusão ampla dos conhecimentos científicos e tecnológicos e de suas aplicações
compreende, portanto, atingir não só as populações pobres, as dezenas de
milhões de brasileiros em tal situação, mas também outras parcelas da população
que se encontram excluídas no que se refere a um conhecimento científico e
tecnológico básico. A razão principal para o presente quadro reside na ausência
de uma educação científica abrangente e de qualidade no ensino fundamental e
médio do país.” (Ildeu de Castro Moreira)
Texto 03.
Texto 04.
“Em 1906, o inventor mineiro Alberto Santos Dumont
demonstrava para cerca de 1.000 pessoas que o homem podia voar. Um aviãozinho
com forma de “T” coberto de seda japonesa, com armações de bambu e juntas de
alumínio, se elevou em Paris do solo percorrendo 60 metros em 21 segundos.
Aquele dia, a história lhe reservou uma página pela paternidade da aviação. Um
século depois, outro brasileiro procurava a paternidade de uma nova era
tecnológica também em 20 segundos. O experimento escapava do dia a dia da
plateia: fazer um homem paraplégico andar. O neurocientista paulista Miguel
Nicolelis, de 53 anos, chegava à abertura da Copa do Mundo para apresentar um
pesado exoesqueleto robótico de plástico e alumínio que permitiria que um
deficiente físico movesse seu corpo apenas imaginando que era capaz de fazê-lo.
Juliano Alves Pinto,
paraplégico há sete anos, apareceu na cerimônia inaugural do Mundial vestindo o
exoesqueleto e coberto pela capa que a família de Santos Dumont emprestou para
a ocasião. Se na época do aeronauta tivessem existido as câmeras, seria de se
esperar que o país inteiro seguisse a proeza ao vivo. Mas, na era da informação
instantânea, a demonstração de Nicolelis, quando mais de um bilhão de pessoas
estava colada à tevê, foi resumida a três segundos. Os três segundos mais
polêmicos desta Copa do Mundo até o momento, milhares de brasileiros se
indignaram ao ver tudo aquilo reduzido a uma bola rodando na grama. Dumont
culpou a FIFA. Mas a FIFA replicou à Folha de São Paulo que no roteiro da
cerimônia foram concedidos 30 segundos ao experimento e que o fato de que
aparecesse apenas 30 segundos na televisão escapava de suas competências.”
Texto 05.
Situação
2014/39/A - Dissertação (Enem)
A partir da
leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao
longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo na modalidade
escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “a valorização do conhecimento
científico no Brasil da atualidade”, apresentando proposta de intervenção, que
respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma
coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
Instruções Enem:
1. O rascunho da
redação deve ser feito no espaço apropriado.
2. O texto
definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
3. A redação com
até 7 (sete) linhas escritas será considerada “insuficiente” e receberá nota
zero.
4. A redação que
fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo receberá
nota zero.
5. A redação que
apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos receberá
nota zero.
6. A redação que
apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões
terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.
Situação
2014/39/B - Dissertação (USP, Unesp, etc.)
Faça uma
dissertação sobre o seguinte aforismo:
“Aquele que tem ciência e arte também tem religião;
o que não tem nenhuma delas, que tenha religião!” (Johann Wolfgang von Goethe,
poeta e dramaturgo alemão.)
Instruções:
1. Lembre-se de
que a situação de produção de seu texto requer o uso da norma padrão da língua
portuguesa.
2. A redação
deverá ter entre 25 e 30 linhas.
3. Dê um título
a sua redação.
Situação
2014/39/C – Outros gêneros textuais - editorial (Unicamp, UEL, etc.)
Faça um
editorial sobre as razões de no Brasil a ciência não ser valorizada como se
espera de uma sociedade dita moderna e científica.
Instruções:
1. Após a
escolha de uma das situações, assinale sua opção no alto da folha de resposta
e, ao redigir seu texto, obedeça às normas do gênero selecionado.
2. Se for o
caso, dê um título para sua redação. Esse título deverá deixar claro o aspecto
da situação escolhida que você pretende abordar.
3. Não copie
trechos dos textos motivadores, ao fazer sua redação.
4. ATENÇÃO: se
você não seguir as instruções da orientação geral e as relativas ao tema que
escolheu, sua redação será penalizada.
5. Mínimo de 10
e máximo de 30 linhas.
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