Proposta de redação
Leia atentamente os textos abaixo.
Texto 01.
Texto 02.
“No Brasil, temos 40 milhões
de alunos. Ou seja, um quinto da população está na escola. Somos a sexta maior
economia do mundo, mas na educação, estamos em 88º lugar. Os professores ganham
mal e os alunos não gostam das aulas. Por que tem que ser assim?
‘A gente tem no Brasil uma
tendência de arrumar culpado. E quando você vai no fundo, cadê o culpado? O
culpado morreu há 30 anos e você está oprimido por aquele culpado. A gente tem
que tomar conta do Brasil’, afirma Viviane Mosé, filósofa.
Algumas escolas já começaram a
tomar conta do Brasil. O Fantástico pesquisou e encontrou escolas públicas em
áreas pobres que possuem uma educação com qualidade de primeiro mundo, com
médias melhores que as de escolas particulares e aprovando a maioria dos alunos
no vestibular.
‘Nós chegamos a ter instantes
dentro dessa escola que tínhamos que expulsar os alunos, no bom sentido. Aqui
parecia que era o melhor lugar. O menino estudava de manhã, mas ele queria
ficar à tarde, queria ficar à noite, queria passar a madrugada estudando,
porque aqui ele se sentia bem’, conta Narjara Benício, diretora regional.
A equipe do Fantástico viajou
12 mil quilômetros pelo Brasil, visitou escolas, conversou com pais, alunos,
professores, especialistas na área de educação e com pessoas que vieram de
escolas públicas.
Na série Educação.doc , viaje
com o Fantástico e descubra o segredo dessas escolas públicas de alta
qualidade.
O primeiro destino é Cocal dos
Alves, no Piauí, uma pequena cidade, de economia rural, em um dos estados mais
pobres do Brasil. Lá, a escola Augustinho Brandão já acumula dezenas de
medalhas em Olimpíadas de Matemática e Química, e prêmios nacionais de
astronáutica, astronomia e física. No Enem, está acima da média nacional.
‘Em 2010, a escola aprovou
todos os alunos que fizeram o vestibular. Todos’, destaca Aurilene Vieira,
diretora.
‘Se o pessoal se
conscientizasse que a educação pode transformar, ia acontecer uma grande
diferenciação. E foi o que aconteceu nesse colégio. Conscientizar tanto alunos
quanto professores’, diz Franciele de Brito, aluna.
‘Eu ouvi a vida toda que a
educação pública é uma educação de péssima qualidade. Cresci ouvindo isso. E eu
faço de tudo para mudar essa realidade. Eu acredito na escola pública. Não é
possível que não dê certo em um país tão lindo, tão cheio de diversidades
culturais, tão rico, não tem por que a educação não dar certo’, afirma Socorro
Vieira, professora.”
Texto 03.
“Pro dia nascer feliz”
Direção: João Jardim
Situação
2014/40/A - Dissertação (Enem)
A partir da
leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao
longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo na modalidade
escrita formal da língua portuguesa sobre o tema ‘os desafios da educação
pública básica no Brasil’, apresentando proposta de intervenção, que respeite
os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e
coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
Instruções Enem:
1. O rascunho da
redação deve ser feito no espaço apropriado.
2. O texto
definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
3. A redação com
até 7 (sete) linhas escritas será considerada “insuficiente” e receberá nota
zero.
4. A redação que
fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo receberá
nota zero.
5. A redação que
apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos receberá
nota zero.
6. A redação que
apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá
o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.
Situação
2014/40/B - Dissertação (USP, Unesp, etc.)
Faça uma
dissertação sobre a charge abaixo:
Instruções:
1. Lembre-se de
que a situação de produção de seu texto requer o uso da norma padrão da língua
portuguesa.
2. A redação
deverá ter entre 25 e 30 linhas.
3. Dê um título
a sua redação.
Situação
2014/40/C – Outros gêneros textuais - diário (Unicamp, UEL, etc.)
Faça um breve
texto em que você narre, descreva e argumente, como um aluno, sobre o ocorrido
em um dia normal vivido em uma escola pública brasileira.
Instruções:
1. Após a
escolha de uma das situações, assinale sua opção no alto da folha de resposta
e, ao redigir seu texto, obedeça às normas do gênero selecionado.
2. Se for o
caso, dê um título para sua redação. Esse título deverá deixar claro o aspecto
da situação escolhida que você pretende abordar.
3. Não copie
trechos dos textos motivadores, ao fazer sua redação.
4. ATENÇÃO: se
você não seguir as instruções da orientação geral e as relativas ao tema que
escolheu, sua redação será penalizada.
5. Mínimo de 10
e máximo de 30 linhas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário