Carta
de reclamação é um tipo de correspondência com o objetivo de
informar a respeito de um problema ocorrido com o autor dela ou com alguém que
ele represente, a fim de que ele seja resolvido de alguma forma. Quanto à
estrutura assemelha-se muito com a carta formal, ver http://www.opera10.com.br/2014/02/5-redacao-generos-textuais-carta.html.
É considerado um texto
persuasivo e argumentativo, ainda que muito dependa da capacidade de expor de
forma clara e precisa o problema para que o interlocutor entenda a razão da
reclamação. Apenas depois disso, a argumentação justifica-se com o intuito de convencer
o destinatário a, por algum meio, contribuir para a solução do problema
relatado na carta.
Exemplo 01.
Belo Horizonte,
29 de Fevereiro de 2009.
Assunto:
computador entregue com estragos aparentes.
Aos Senhor (es)
diretores da Empresa Y,
No último dia 05 de Fevereiro, dirigi-me ao seu estabelecimento, situado
na Rua do equívoco, nº 2, como endereçado, a fim de comprar um computador. Após
escolher o modelo que me interessou, solicitei que a mercadoria fosse entregue
na minha casa. Para tanto, assinei a nota de encomenda e paguei a taxa para que
fosse realizado o serviço.
No dia 10 do mesmo mês, foi-me entregue o computador encomendado, no
entanto, após ligar o aparelho na tomada constatei que o mesmo emitia mais de 8
apitos e não funcionava. Diante deste fato, recusei o computador e solicitei
que me fosse enviado outro exemplar em excelente estado, o que faria jus ao
valor já pago. Entretanto, até a presente data continuo à espera.
O atraso na resolução do problema vem ocasionado vários transtornos ao
meu cotidiano. Por este motivo, demando que outro computador de mesma marca e
modelo seja entregue, sem falta, dentro de 3 dias úteis. Caso contrário,
anularei a compra e exijo o dinheiro do pagamento de volta.
Cordialmente,
João da Silva
(Se necessário o
envio de anexos, é interesse informar na carta como exemplificado abaixo.)
Anexos:
fotocópias da nota fiscal de compra e do recibo da taxa de entrega.
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