Leia atentamente os textos
abaixo:
Texto 01.
“Drauzio – Em que consiste a técnica de clonagem
terapêutica?
Mayana Zatz – A clonagem
terapêutica é uma técnica que também possibilita a obtenção de células-tronco
embrionárias. Vamos considerar duas hipóteses distintas.
Primeira: se eu pegasse, por exemplo, uma célula sua,
tirasse o núcleo e colocasse num óvulo sem núcleo e, quando começasse a
dividir-se, eu o implantasse no útero de uma mulher, caso a gestação fosse para
frente, eu teria um clone do Drauzio. Somos absoluta e frontalmente contra esse
tipo de clonagem. Os experimentos feitos com a ovelha Dolly e outros animais
mostraram que a clonagem é um desastre e as academias de ciências de 63 países,
entre eles o Brasil, já se pronunciaram contra qualquer tentativa de clonagem
reprodutiva humana. Não é nem por questão de ética. O risco de malformações é
tão grande que seria o mesmo que liberar um remédio sabendo que ele mata ou
deixa as pessoas aleijadas.
A clonagem terapêutica, no entanto, pode ser usada para
fabricar tecidos. Se eu pegar uma célula, tirar o núcleo, colocar num óvulo sem
núcleo e ela começar a dividir-se, vou obter células-tronco com a capacidade de
diferenciar-se em todos os tecidos humanos. Nesse caso, se uma pessoa sofrer
uma lesão num acidente, teoricamente, posso conseguir uma medula nova ou
qualquer outro órgão com a vantagem de que não serão rejeitados porque têm a
mesma constituição do organismo do receptor.
Existem, porém, pessoas que se opõem à utilização dessa
técnica porque acham que vai abrir caminho para a clonagem reprodutiva, embora
esteja claro que, não havendo a transferência para um útero, nunca se
conseguirá produzir um clone.”
Fonte: Revista Época,
edição nº 512
Texto 03.
“Nos últimos anos o
assunto ‘células-tronco’ tem sido muito debatido, e é objeto frequentemente
exposto na mídia. Como a maioria das grandes novidades, esta área está sendo
superestimada se for considerada a realidade atual, entretanto não há dúvidas
de que as suas potencialidades são enormes, e pode-se esperar um novo tipo de
Medicina a partir da evolução dessas pesquisas. Na verdade, o que se tem hoje é
uma série de perspectivas e os resultados obtidos nas experiências em animais
de pequeno porte não podem, ainda, ser extrapolados para a espécie humana.
Experiências clínicas têm, entretanto, mostrado resultados alentadores.”
Fonte: www.abcdasaude.com.br
Texto 04.
“[…] Os defensores da clonagem
encaram as possibilidades como uma espécie de libertação
dos sofrimentos que presumimos fazer parte da vida : o perigo
de que nosso
filho nasça com
uma doença fatal ;
o risco de precisarmos de um transplante
de medula óssea
e morrermos esperando; a impotência que sentimos quando
confrontados com uma perda insuportável .
O desafio dos pioneiros
da clonagem é convencer
o público de que
a tecnologia em
si não
é imoral , embora
possa ser usada imoralmente .”
(Nancy Gibbs)
Texto 05.
“Desde que nasce a ciência
- com a experimentação, em inícios da
modernidade -, ela mantém uma relação difícil
com a ética .
No século 16 os bons
costumes veem com
horror a prática
da anatomia , que ,
no entanto , será a condição
básica para
se desenvolver a medicina
e também a pintura :
Da Vinci não seria o mesmo se não
tivesse examinado cadáveres , para desenhar o corpo humano . Nos princípios
do século 20, Freud causa
escândalo quando
afirma a sexualidade infantil .
[…] Daí, a pergunta : quando
criticamos um avanço
científico em
nome da ética ,
não corremos o risco
de ser tão preconceituosos , em
face do novo ,
quantos foram os que
condenaram Da Vinci pela anatomia , Freud pela
sexualidade infantil ?
E, para falar em clonagem : sua discussão ética está à altura
de seu avanço
científico ?” (Renato Janine Ribeiro)
Texto 06.
“Por que se opor à cura e
embriões com fins terapêuticos? Segundo o especialista em ética, Padre Julio
Raúl Méndez, a resposta é contundente: o embrião humano tem direito à vida
própria e não é lícito sacrificá-lo.
O
Padre Méndez, professor titular de Ética e Deontologia Profissional na
Facultade de Filosofia e Letras da Pontifícia Universidade Católica Argentina e
Membro da Comissão Nacional de Ética Biomédica em representação da Conferência
Episcopal Argentina, expressou que "o problema ético fundamental reside na
licitude de produzir e/ou utilizar embriões humanos vivos para a preparação de
células estaminais".
O
sacerdote aclarou que "em base a uma análise biológica completa", o
embrião humano vivo "é, a partir da fusão dos gametas, um sujeito humano
com uma identidade bem definida. O estado atual da genética nos mostra que a
partir da concepção já se encontra constituido um indivíduo que possui o genoma
humano e só resta seu desenvolvimento no meio e com a alimentação adecuada,
igual ao adulto ou o bebê já nascido".
"Desde
a concepção comença seu próprio desenvolvimento, coordenado, contínuo e
gradual, de tal modo que em nennhum estágio sucessivo pode ser considerado como
um simples conglomerado de células", indicou. Neste sentido, precisou que
"qualquer intervenção que não seja a favor do embrião, se transforma em um
ato que atenta contra tal direito. Cada vida humana é 'não-disponível' como
meio para qualquer vontade humana; é um terceiro a respeitar e assistir".
A
clonagem de embriões para obter células estaminais, por lesionar "grave e
irreparavelmente o embrião humano", interrompe "seu desenvolvimento,
é um ato moralmente inaceitável".”
Situação
2014/30/A - Dissertação (Enem)
A partir da
leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao
longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo na modalidade
escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “clonagem terapêutica e saúde
no Brasil”, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos
humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos
e fatos para defesa de seu ponto de vista.
Instruções Enem:
1. O rascunho da
redação deve ser feito no espaço apropriado.
2. O texto
definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
3. A redação com
até 7 (sete) linhas escritas será considerada “insuficiente” e receberá nota
zero.
4. A redação que
fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo receberá
nota zero.
5. A redação que
apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos receberá
nota zero.
6. A redação que
apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões
terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.
Situação
2014/30/B - Dissertação (USP, Unesp, etc.)
Faça uma
dissertação sobre a clonagem terapêutica no Brasil e suas implicações éticas e
médicas no tratamento de várias doenças ainda sem ou com baixa expectativa de
cura.
Instruções:
1. Lembre-se de
que a situação de produção de seu texto requer o uso da norma padrão da língua
portuguesa.
2. A redação
deverá ter entre 25 e 30 linhas.
3. Dê um título
a sua redação.
Situação
2014/30/C – Editorial (UFU, Unicamp, UEL, etc.)
Faça um
editorial para uma revista científica ligada a uma universidade federal brasileira
sobre a clonagem terapêutica e os efeitos dela para o combate a doenças graves
no Brasil.
Instruções UFU:
1. Após a
escolha de uma das situações, assinale sua opção no alto da folha de resposta
e, ao redigir seu texto, obedeça às normas do gênero selecionado.
2. Se for o
caso, dê um título para sua redação. Esse título deverá deixar claro o aspecto
da situação escolhida que você pretende abordar.
3. Se a
estrutura do gênero selecionado exigir assinatura, escreva, no lugar da
assinatura: JOSÉ OU JOSEFA. Em hipótese alguma escreva seu nome, pseudônimo,
apelido, etc. na folha de prova.
4. Utilize
trechos dos textos motivadores (da situação que você selecionou) e
parafraseie-os.
5. Não copie
trechos dos textos motivadores, ao fazer sua redação.
6. ATENÇÃO: se
você não seguir as instruções da orientação geral e as relativas ao tema que
escolheu, sua redação será penalizada.
7. Mínimo de 25
e máximo de 30 linhas.
Situação
2014/30/D – Outros gêneros textuais – anúncio (Unicamp, UEL, etc.)
Faça dois anúncios
assinados primeiramente como uma organização pró-clonagem e, no segundo texto,
como outra instituição contrária a prática de clonagem terapêutica a partir de
células-tronco retiradas de embriões criados para esse fim.
Instruções:
1. Seu texto
deve ter título.
2. Seu texto
deve ter no mínimo 15 e no máximo 20 linhas.
Situação
2014/30/E - Carta argumentativa (UFU, Uniube, Unicamp, UEL, etc.)
Escreva uma
carta argumentativa para uma autoridade do governo brasileiro que você julgar
pertinente para propor medidas para acelerar e tornar clinicamente empregáveis
as pesquisas com células-tronco no Brasil.
Instruções UFU:
1. Após a
escolha de uma das situações, assinale sua opção no alto da folha de resposta
e, ao redigir seu texto, obedeça às normas do gênero selecionado.
2. Se for o
caso, dê um título para sua redação. Esse título deverá deixar claro o aspecto
da situação escolhida que você pretende abordar.
3. Se a
estrutura do gênero selecionado exigir assinatura, escreva, no lugar da
assinatura: JOSÉ OU JOSEFA. Em hipótese alguma escreva seu nome, pseudônimo,
apelido, etc. na folha de prova.
4. Utilize
trechos dos textos motivadores (da situação que você selecionou) e
parafraseie-os.
5. Não copie
trechos dos textos motivadores, ao fazer sua redação.
6. ATENÇÃO: se você
não seguir as instruções da orientação geral e as relativas ao tema que
escolheu, sua redação será penalizada.
7. Mínimo de 25
e máximo de 30 linhas.
Instruções
Uniube:
- no lugar da
assinatura, coloque um traço.
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