Proposta de
redação
Leia
atentamente o texto a seguir:
A visão predominante e estereotipada de nossa sociedade sobre
adolescência pode ser resumida na expressão “aborrecência”. Mais do que uma
simples brincadeira com a palavra, trata-se de uma visão fundada no olhar do
adulto sobre esta fase da vida. Um olhar preconceituoso que vê o adolescente
por aquilo que ele não é: não é maduro, não é responsável, não é paciente, não
é obediente...
Diversas explicações sobre esta fase da vida foram construídas a partir
da observação de aspectos do desenvolvimento físico e psicológico do
adolescente, resultando numa visão reducionista da adolescência como fase da
explosão de hormônios, das tensões e conflitos por afirmação da identidade, da
inquietude e da contestação dos valores dos adultos.
Ao observarmos a participação dos adolescentes nos diferentes
campos da vida social, percebemos que os aspectos citados fazem parte da
adolescência, mas não são toda a adolescência. Fase da vida, com
características específicas de desenvolvimento, a adolescência está longe de
ser um problema como pode parecer a adultos e teóricos do tema. Antes de tudo,
a adolescência é uma grande oportunidade.
Oportunidade para o próprio adolescente, pois, em função do seu
desenvolvimento, sua capacidade de aprendizagem é mais veloz e sua abertura
para novas relações possibilita-lhe transcender ao universo familiar. Como
sujeito que vai ampliando sua autonomia diante do mundo, o adolescente abre-se
para novas experiências, enfrentando desafios e propondo-se a participar como
parte da solução dos seus próprios problemas e dificuldades.
Oportunidade para a família, que passa a ter um sujeito que, além
de demandar atenção e cuidados, pode contribuir na tomada de decisões; ajuda na
solução de problemas; insere a família em novos contextos culturais, artísticos
e de lazer; e interage de forma mais crítica, levando os pais e adultos a
reverem suas atitudes, posturas e valores. Toda a família cresce e evolui
quando o adolescente encontra nela um espaço de realização. O mito de que a
adolescência é uma fase de ruptura com a família não se sustenta quando
observamos o resultado da pesquisa “A voz dos adolescentes” (Unicef, 2002), que
demonstrou que, entre diferentes formas de expressão, 95% dos adolescentes
afirmaram ser a família o seu principal espaço de realização e de prazer, onde
se sentem bem, onde buscam apoio e onde se sentem valorizados.
A adolescência é também uma grande oportunidade para a comunidade.
Grupos de adolescentes fazendo teatro, música, esportes, defendendo o meio
ambiente, debatendo as questões relativas à sexualidade, produzindo seus
próprios meios de comunicação, organizando ações de voluntariado e assumindo
responsabilidades nos grupos e associações comunitárias dão vida às comunidades
e constituem-se em verdadeiros atores sociais capazes de modificar para melhor
o lugar onde vivem. São adolescentes comunicadores que, na rádio comunitária,
no jornalzinho que circula na escola e no grupo de teatro que debate questões
como a violência, movimentam toda a comunidade com ideias novas e abordagens
diferenciadas para velhos temas, gerando uma dinâmica de descobertas dos
valores, da cultura, da história e das pessoas da comunidade que, em geral, são
esquecidas pela supervalorização dos produtos culturais da sociedade de
consumo.
A adolescência é também uma grande oportunidade para as políticas
públicas. A escola, os programas de saúde, de assistências social, de trabalho,
de cultura, esporte e lazer, dentre outros, podem se transformar em espaços de
experiências profundas de cidadania, desde que sejam capazes de favorecer o
diálogo, a participação e a presença dos adolescentes com seus saberes,
desejos, sonhos e vivências.
As experiências de participação de adolescentes na gestão das
políticas públicas como, por exemplo, nos Conselhos de Direitos da Criança e do
Adolescente, demonstram que a simples presença de adolescentes nas plenárias do
conselho modifica a agenda, obriga a um debate mais objetivo e pragmático e
traz a discussão das políticas públicas para o cotidiano de suas necessidades e
direitos.
Portanto,
os mais de 21 milhões de adolescentes brasileiros representam uma grande oportunidade
de desenvolvimento e mudanças positivas para o país. Tratá-los como problema
implica reprimir todas as forças criativas e construtivas presentes nesta fase
da vida. Tratá-los como cidadãos, sujeitos de direitos e atores sociais com uma
contribuição específica para a sociedade, contribuirá para fazer um mundo
melhor para todos.
Situação 2014/22/A -
Dissertação (Enem)
A partir da leitura
dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua
formação, redija texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal
da língua portuguesa sobre o tema “como tornar a escola mais interessante para
os adolescentes do século XXI?”, apresentando proposta de intervenção, que respeite
os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e
coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
Instruções Enem:
1. O rascunho da
redação deve ser feito no espaço apropriado.
2. O texto definitivo
deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
3. A redação com até
7 (sete) linhas escritas será considerada “insuficiente” e receberá nota zero.
4. A redação que
fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo receberá
nota zero.
5. A redação que
apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos receberá
nota zero.
6. A redação que
apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões
terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.
Situação 2014/22/B -
Dissertação (USP, Unesp, etc.)
Faça uma dissertação
argumentativa sobre a seguinte afirmação:
Uma escola para a
vida e para a academia é possível?
Instruções:
1. Lembre-se de que a
situação de produção de seu texto requer o uso da norma padrão da língua
portuguesa.
2. A redação deverá
ter entre 25 e 30 linhas.
3. Dê um título a sua
redação.
Situação 2014/22/C – Resumo
(UFU, Unicamp, UEL, etc.)
Faça um resumo do
texto da coletânea.
Instruções UFU:
1. Após a escolha de
uma das situações, assinale sua opção no alto da folha de resposta e, ao
redigir seu texto, obedeça às normas do gênero selecionado.
2. Se for o caso, dê
um título para sua redação. Esse título deverá deixar claro o aspecto da situação
escolhida que você pretende abordar.
3. Se a estrutura do
gênero selecionado exigir assinatura, escreva, no lugar da assinatura: JOSÉ OU
JOSEFA. Em hipótese alguma escreva seu nome, pseudônimo, apelido, etc. na folha
de prova.
4. Utilize trechos
dos textos motivadores (da situação que você selecionou) e parafraseie-os.
5. Não copie trechos
dos textos motivadores, ao fazer sua redação.
6. ATENÇÃO: se você
não seguir as instruções da orientação geral e as relativas ao tema que
escolheu, sua redação será penalizada.
7. Mínimo de 25 e
máximo de 30 linhas.
Situação 2014/22/D –
Outros gêneros textuais – Comentário de internet (Unicamp, UEL, etc.)
Escreva um comentário
de internet para ser postado em redes sociais sobre a escola ideal para você.
Instruções:
1. Seu texto deve ter
título.
2. Seu texto deve ter
no mínimo 15 e no máximo 20 linhas.
Situação 2014/22/E -
Carta argumentativa (UFU, Unicamp, UEL, etc.)
Faça uma carta
argumentativa o Ministério da Educação com propostas de mudança na estrutura e
no funcionamento das escolas no Brasil com o objetivo de tornar a escola uma
espaço que favoreça a criatividade e a autonomia estética e intelectual nos
alunos.
Instruções UFU:
1. Após a escolha de
uma das situações, assinale sua opção no alto da folha de resposta e, ao
redigir seu texto, obedeça às normas do gênero selecionado.
2. Se for o caso, dê
um título para sua redação. Esse título deverá deixar claro o aspecto da
situação escolhida que você pretende abordar.
3. Se a estrutura do
gênero selecionado exigir assinatura, escreva, no lugar da assinatura: JOSÉ OU
JOSEFA. Em hipótese alguma escreva seu nome, pseudônimo, apelido, etc. na folha
de prova.
4. Utilize trechos
dos textos motivadores (da situação que você selecionou) e parafraseie-os.
5. Não copie trechos
dos textos motivadores, ao fazer sua redação.
6. ATENÇÃO: se você
não seguir as instruções da orientação geral e as relativas ao tema que
escolheu, sua redação será penalizada.
7. Mínimo de 25 e
máximo de 30 linhas.
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