Anúncio
Entende-se por propaganda, o
ato de propagar ou difundir ideias e valores com o intuito de que pessoas
filiem-se a causas, comprem produtos ou mudem seu comportamento. São, portanto,
mensagens de caráter argumentativo com intuito comercial, educativo ou informativo.
Para muitos, a origem desses termos deriva diretamente de uma instituição
católica chamada Congregação para Propagação da Fé, ainda que o sentido atual
de forma mais ampla tenha origem no início do século XX.
O gênero textual mais comum ao
universo da propaganda é o anúncio, que na maioria das vezes é uma peça
publicitária com textos curtos que comunicam o mote da campanha, a assinatura
da empresa e o “slogan” dela. Comumente associado ao uma imagem coerente com as
ideias contidas nos textos. De forma mais corriqueira, é entendido como um gênero
textual altamente persuasivo criado com objetivos comerciais, institucionais,
políticos, culturais, religiosos, ideológicos, etc. Centrado na função conativa
da linguagem, é comum que tenha referências ao interlocutor (espectador ou
leitor), para transmitir a ele mensagem elaborada com o intuito de convencê-lo
sobre as qualidades e eventuais benefícios de uma determinada marca, pessoa,
instituição ou ideia.
Quanto à estrutura do gênero textual
em questão, pode-se com frequentes ressalvas esperar que um anúncio tenha:
Título ou mote - frequentemente criado com a ajuda de
diversos tipos de figuras de linguagens, a fim de tornar a peça atraente para
consumidores e pessoas afinadas com as ideias defendidas no anúncio. Importante
que seja pensada cuidadosamente a linguagem, os objetivos, as expectativas dos
destinatários do anúncio, etc.
Imagens – devem ser coerentes com os textos, a estética
esperada, as tradições da empresa, as peculiaridades dos consumidores em potencial.
Assinatura do produto, instituição ou marca – identificação
do anunciante a quem o anúncio deve favorecer.
“Slogan” – frase ou oração curta que resume as aspirações
do anunciante. São exemplos: “Parmalat, porque somos mamíferos”, “Red Bull - Te
dá Asas!”, etc.
No caso de concursos, ao fazer
um anúncio o candidato deve estar ciente que a intenção não é solicitar a
criação ou uso de imagens, mas sim um anúncio focado em um texto com frequentes
referências ao produto ou ideia que se quer propagandear, com discurso
agressivamente argumentativo e com frequentes episódios de interlocução por
meio de perguntas para o consumidor, uso de discurso imperativo, uso de
pronomes pessoais ou demonstrativos, etc. Importante salientar a importância de
uma linguagem leve e envolvente com predomínio de orações e períodos curtos,
além de estar adaptada aos interesses e características do público do anúncio.
Texto 01.
Texto 03.
Texto 04.
Texto 05.
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